<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d12023629\x26blogName\x3dPharm%C3%A1cia+de+Servi%C3%A7o\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://pharmaciadeservico.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttps://pharmaciadeservico.blogspot.com/?m%3D0\x26vt\x3d1817159954275149878', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe", messageHandlersFilter: gapi.iframes.CROSS_ORIGIN_IFRAMES_FILTER, messageHandlers: { 'blogger-ping': function() {} } }); } }); </script>

Pharmácia de Serviço

Há remédio para tudo ... pharmaciadeservico_at_gmail.com

Só faltava agora o anúncio de "bacalhau a pataco" ...

quinta-feira, 31 de maio de 2007
Estudantes, professores e trabalhadores em formação vão ser beneficiários de um «dos programas mais ambiciosos do Plano Tecnológico». O objectivo - disse José Sócrates na abertura do debate mensal - é «garantir a mais de meio milhão de portugueses não só o acesso a um computador, mas também o acesso à Internet de banda larga, com preços significativamente reduzidos».

Em Setembro, todos os estudantes que se inscrevam no 10.º ano terão acesso a um computador e a uma ligação de banda larga. O acesso a estes meios será feito «a preços muito reduzidos, em função do rendimento do agregado familiar».
.
Evidentemente que se trata de uma medida da maior relevância para o país, a economia e a sociedade.
Não se percebe bem como é que isto vai relevar para efeitos da recuperação de uma economia que está uma "trêta" ou que influência terá na redução do desemprego que, até à data, grassa como uma moléstia ... Mas decerto também não é isso que mais importa ...
.
O país já vive dominado por uma "mancha rosa". Dar computadores por três anos não é mais nem menos do que dar fritadeiras, frigoríficos e varinhas mágicas numa campanha eleitoral autárquica.
Se isto já aconteceu, porque diabo não há-de haver novamente "bacalhau a pataco"?
.
Com este computador até vai ser possível receber propaganda governamental directa e comodamente em sua casa e acompanhar on line e em tempo real os resultados da próximas eleições legislativas ...

Coisas de nada ...

O ex-presidente da Câmara do Porto Nuno Cardoso,(do PS), três vice-presidentes do F. C. Porto e dois engenheiros da autarquia portuense estão formalmente acusados, pelo Ministério Público, por crime de participação económica em negócio no caso de uma permuta de dois terrenos nas Antas com quatro lotes da frente urbana do Parque da Cidade, na freguesia de Aldoar. Em causa está um pretenso prejuízo para as contas públicas que oscilou entre os 2,5 e os 3,3 milhões de euros, em consequência da discrepância de valores entre bens permutados. Nuno Cardoso é o principal visado no processo, em que também são arguidos Adelino Caldeira, Angelino Ferreira, Eduardo Tentúgal Valente e ainda dois elementos da Câmara que integraram uma comissão de avaliação de terrenos.

Zéquinhas ...

Foi com absoluta surpresa que, chegada a Lisboa, a comitiva governamental que acompanhou José Sócrates à Rússia teve conhecimento dos testes feitos pelo regime de Putin a um novo míssil balístico intercontinental.

Ainda que estejamos no domínio da política internacional, também aqui se confirma o nosso velho ditado: o corno é sempre o último a saber...!!!

Porque "não se dão lições" para "não contaminar irresponsavelmente uma relação" ...

O presidente russo, Vladimir Putin, advertiu de que a Europa corre o risco de se transformar num "barril de pólvora", com a instalação do projecto norte-americano de defesa antimísseis, contra o qual a Rússia diz haver testado com êxito, anteontem, um novo míssil balístico intercontinental com capacidade para transportar até dez ogivas nucleares.

A política internacional, os direitos humanos, as relações UE/Rússia, as relações Europa/EUA, vistas na perspectiva de um inginheiro ...

Para não contaminar irresponsavelmente uma relação, é importante que ninguém comece por dar lições seja a quem for

José Sócrates(link)


Pelo "andamento", já se pode prever o caminho que isto vai levar nos próximos seis meses ...

A declaração fiscal das mesadas ...

Ao que parece, depois de se ver confrontado com aquilo que, objectivamente, era uma completa tonterie fiscal (note-se que da autoria de Manuela Ferraira Leite, se bem que o actual governo tenha fixado o limite monetário da obrigação), o governo vai legislar de modo a desobrigar os pais (ou os avós) de irem às finanças preencher um impresso - que não servia rigorosamente para mais nada excepto para ser preenchido - sempre que davam uns tostões aos filhos ou aos netos.

Vá lá. De vez em quando o bom senso passa à janela do governo ...!

Porém as doações entre familiares que não o sejam em linha recta vai continuar a ter que ser declarada e, mais do que isso, continua sujeita ao pagamente de imposto de selo - ou seja de um imposto de 10% do montante em causa.

Ou seja, um tio quer dar a um sobrinho, a quando do seu casamento, certa quantia.
De acorco com o regime instituído, tem que ir às finanças, prencher o dito impresso e pagar 10% de imposto de selo.

Ou então e muito simplesmente, doa ao seu pai, avô do sobrinho, a quantia em causa, para que este a doe ao neto.
E pronto! As doações foram sempre feitas entre familiares em linha recta, o que significa que não se encontram sujeitas a imposto ...

Mas porque diabo é que o Estado anda sempre tão preocupado com o gasto do farêlo, enquanto "esturraça" na farinha ...???

Vai começar a presidência ...

O governo avisa que, por força da presidência portuguesa da UE, só retomará plenamente funções a 1 de Janeiro do próximo ano ...

Até lá, se as coisas já estavam más, pior ficarão, o que é perfeitamente aceitável. Os portugueses que se vão aguentando como puderem, mas sem se esquecer de pagar pontualmente os impostos (lembrem-se que abriu a época da caça ao contribuinte miúdo ...)

Telhados de vidro ...???

Nuno Cardoso, o ex-presidente (PS) da Câmara do Porto foi acusado pelo Ministério Público do crime de participação económica em negócio. O caso que remonta a 1999 e está relacionado com a permuta dos terrenos do Estádio do Dragão entre a autarquia e o Futebol Clube do Porto.

Ora pois, então ...!!!

quarta-feira, 30 de maio de 2007
Aquilo que a ministra da educação não podia comentar por estar a decorrer um adequado processo disciplinar, é agora comentado, com novos e "picantes" pormenores, pelo presidente da distrital socialista do Porto, Renato Sampaio.

Que se saiba o presidente da distrital socialista do Porto, não é parte nem interveniente no processo. Contudo já sabe imensos pormenores do mesmo. Sabe, por exemplo - e disse-o à cominicação social - que o que se passou não é aquilo que se pretende fazer crer como um simples comentário privado. Foram insultos em vários momentos e em diferentes locais públicos da DREN, pelo que sabemos.

Mas como é que sabe?
Ou antes: como o pode saber? O Prof. Charrua contou-lhe? A DREN contou-lhe?
É que custa a crer que tenha tido acesso ao processo disciplinar.

E como sabe que os insultos foram proferidos em diversos momentos e em diversos locais públicos da DREN? Estava lá? Ouviu?

Aquilo que a ministra da tutela e o primeiro ministro desconheciam, sabe-o o presidente da distrital nortenha ...

Pelos vistos chegou a hora do governo contra-atacar, via presidente da distrital socialista do Porto, e "reforçar a dose" com o costumeiro trial by newspaper...

A utilidade dos debates ...

Parece que o primeiro-ministro, José Sócrates, escolheu para tema do debate mensal, quinta-feira, na Assembleia da República, as políticas de «acesso às tecnologias de informação e competitividade».

Num momento em que o governo atravessa uma mal (ou muito bem ...) disfarçada crise, num tempo em que as políticas governativas o mais que conseguiram foi um constante adiar de resultados, numa desesperada esperança de resultados palpáveis e de indicadores favoráveis; quando a "struggle for life" vai tornando cada vez mais árdua para uma classe média cada vez com menores rendimentos mas cada vez mais ajoujada de impostos e outras imposições; quando se põe em causa uma elementar liberdade de expressão pela "vigilância" sempre atenta de serventuários do poder; quando a economia teimosamente insiste em contrariar as declarações do governo; quando os 150.000 novos postos de trabalho são uma longínqua miragem e o desemprego grassa, nada melhor nem mais adequado do que discutir durante uma interminável sessão parlamentar as politicas de acesso às tecnologias de informação e competitividade.

É evidente que o debate vai descambar para outros temas - os temas candentes da actualidade.
Ora se o tema proposto é apenas o pretexto do debate sobre outros temas, porque razão não abandonar esta fantochada e simplesmente fazer sessões de perguntas-respostas, sem discursos grandiloquentes mas completamente a despropósito?

E "viva a revolução" ...

O presidente venezuelano afirmou, esta terça-feira, que as manifestações de estudantes contra o fecho do mais antigo canal privado do país, a RCTV, são um «ataque fascista» contra a «revolução».

A realidade e o "ponto de vista" do costume ...

Realidade:
Greve geral: hospitais principais com adesão de 100 por cento

Greve: Portugal quase parado


"Ponto de vista":
Governo: greve geral “é parcial” mas com impacto no metro e na Transtejo

Governo desvoriza paralisação

Abriu a época da caça ...

terça-feira, 29 de maio de 2007

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais declarou ontem euforicamente em Coimbra que a fuga ao fisco já não é "desporto nacional". "Desporto nacional", agora, é a caça ao contribuinte miúdo.

A liberdade de expressão no verdadeiro socialismo ...

O ministro da Comunicação venezuelano anunciou, segunda-feira, que mais um canal de televisão pode ser fechado por ordem do Governo. A «Globovision», emissora da oposição sem cobertura nacional, é acusada de conspirar para o assassínio do Presidente Hugo Chávez.

O azar de uns e a sorte de outros ....

Uma mulher que está a ser julgada, no Porto, por se fazer passar por juíza para concretizar dezenas de burlas, arrisca um novo processo por motivos similares

Outra vez, a tontice do costume ...

A segurança russa encerrou hoje de manhã a Praça Vermelha -uma das mais movimentadas de Moscovo - para que o primeiro-ministro, José Sócrates, fizesse o seu habitual «jogging» em visitas oficiais.

Nas imediações da Praça Vermelha, atrás de barreiras de segurança, estavam algumas dezenas de funcionários do Kremlin, que aguardavam pacientemente que fosse reposta a livre circulação para chegarem ao seu postos de trabalho.

Os louceiros de Louçã ...

A moção apresentada por Francisco Louçã à V Convenção Nacional do Bloco de Esquerda (BE) elegeu 80 por cento dos cerca de 600 delegados

Nunca se negue, mas nunca se pague ...

O número de dias que famílias, empresas e Estado demoram a pagar as suas compras voltou a deteriorar-se durante os últimos 12 meses, com o pior exemplo a vir do sector público.

Vêm aí os "turistas" russos ...

segunda-feira, 28 de maio de 2007
Depois dos moldavos, dos romenos, dos chineses, dos bielorrussos, dos paquistaneses, dos polacos, dos indianos, dos ucranianos, vêm agora aí os turistas russos ...

E isto é bom ou mau ...???

A próxima época futebolística já deve contar com alguns árbitros profissionais, nomeadamente os que aderirem ao projecto que está a ser ultimado pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

O queijo de Madrid ...

(fonte: el mundo)

Porque é que não concentram definitivamente todas as escolas em Lisboa (onde está o governo) e no Porto (onde está aquela DREN ...)?

É que tornava tudo, designadamente o controlo, muito mais fácil ... para além de reduzir imensas despesas e permitir uma melhor socialização entre os alunos ...

A Fenprof reafirma que o relatório do Gabinete de Informação e Avaliação do Sistema Educativo prevê o fecho de 1300 escolas no próximo ano lectivo e não 900 como afirma a tutela

Aliás, o que se devia mesmo fazer era "fechar" o "interior", por se ter tornado num "deserto" ainda maior que a "margem sul" ...

Mais uma manifestação de total e inequívoco apoio ao candidato do partido ...

O presidente da Câmara de Cascais, António Capucho, defende que o PSD devia ter «cerrado fileiras» em apoio a Carmona Rodrigues e adverte que Fernando Negrão terá dificuldades face a adversários de «grande qualidade» nas intercalares de Lisboa.

Total magnânimidade ...

PSD «não critica» Sócrates se recuar da Ota

Não serão antes "ralações" ...???

Sócrates na Rússia para desanuviar relações

Revolução socialista ...

Venezuelanos não se conformam com o fim da RCTV, decretado por Chávez.

Manifestantes que protestam contra o encerramento da RCTV (Radio Caracas de Televisión), emissora privada de televisão venezuelana, envolveram-se em confrontos com a polícia neste domingo.

A RCTV, emissora líder de audiência na Venezuela, foi sempre um canal aberto à oposição e alvo de críticas do governo Chávez, que a classifica como golpista.

Mas não há para aí uns pataratas para quem Chaves é um grande democrata ...???

Em que é que ficamos...???

Gordon Brown pressionou Portugal

PJ desconhece pressões de Gordon Brown

Aqui os vizinhos já estão neste pé ...

El PP ha sido el partido más votado en las elecciones municipales en toda España, aunque con un estrecho margen sobre el PSOE (0,7 puntos) y menos concejales. Los 'populares' han arrasado en Madrid y Valencia, donde han conseguido grandes avances, tanto en los comicios locales, como en los autonómicos. Las principales dudas de la noche quedan en Navarra, donde la irrupción de Nafarroa Bai podría desbancar al Gobierno regional de Miguel Sanz y en Baleares, donde el Gobierno dependerá de a quién apoye Unió Mallorquina.

Con el 99,84% de los votos escrutado, el PP ha sido el partido más votado en las elecciones locales al obtener 7.906.777 sufragios (35,62%), lo que supone una ventaja de casi 160.000 papeletas sobre el PSOE que obtiene 7.748.938 (34,91%). No obstante, los socialistas logran 24.022 concejales frente a los 23.347 del PP.

Los resultados han provocado la euforia en las filas del PP, porque desde el año 1983, el partido que obtiene más votos en las municipales, consigue la victoria en las siguientes elecciones generales.

Com tranquilidade ...

domingo, 27 de maio de 2007
O Sporting lá ganhou a Taça ...

Mas vamos lá a saber...!!!

Quem é o acusa-Cristos da DREN que anda a delatar colegas à "chefa"?

Isso é que importante saber-se.

Conhecida a personagem, já se podem contar piadas à vontade aos restantes colegas, sobre quem apetecer, sem temer suspensões e processos disciplinares ...

A utilidade do colóquio

sábado, 26 de maio de 2007
... o apelo do Presidente da República [para que se realize um debate sério sobre a OTA], já está concretizado porque há mais de um mês que está programado um colóquio na assembleia da república», revelou José Junqueiro.



Repare-se ...!!!!
Um debate de um dia, para analizar aprofundadamente a localização e construção do principal aeroporto internacional de um país....!!!

Está-se mesmo a ver ...
Até se pode dizer que este debate vai ter tanta profundidade"como "encher pneus" ...

Duas notícias: uma boa e outra má ...

A "boa":
20 por cento da população portuguesa vive abaixo do limiar da pobreza.

A má:
Não há-de tardar, passa a ser 99% da população...

Ouvir de viva voz por interposta pessoa ...

A Lusa ouviu o presidente do INAG que através de um assessor disse ...

O efeito "Guronsan" ...


Mário Lino sente-se insultado ...

É no que dá tomar Guronsan ...

Pulmão ...???

O candidato do PS às eleições intercalares de Lisboa, António Costa, avançou hoje a ideia de criar um segundo pulmão verde em Lisboa na área ocupada pelo actual aeroporto da Portela.

O pior era se este "pulmão" era o tal que, de acordo com o ministrolino, tinha um "cancrozinho" fatal em três meses...

Outro "piano man" ...

O Tribunal de Felgueiras vai convocar o primeiro-ministro, José Sócrates, a depor como testemunha no julgamento de Fátima Felgueiras, usando idêntico procedimento legal para os deputados arrolados no processo.

O primeiro-ministro foi arrolado como testemunha pelo arguido Horácio Costa, o qual tem vindo a dizer que "quando Sócrates era ministro do Ambiente e dirigente nacional do PS foi avisado da existência de um 'saco azul' de recolha de fundos para as campanhas do PS de Felgueiras".
.
É desta que homem se vai esqucer de tudo.
Não sabe onde fica Felgeuiras, desconhece o que é um "saco azul", ignora mesmo que tenha sido ministro do ambiente e nem sequer se lembra que é do PS ...

Ao balcão da Pharmácia

sexta-feira, 25 de maio de 2007
Perante isto, Sócrates, com imensa bondade, assegurou à Pátria a liberdade de expressão e o prof. Cavaco, do lugar etéreo onde subiu, espera que o “mal-entendido” (repito: o “mal entendido”) se esclareça. Não chega. Ninguém se lembraria, como ninguém de facto se lembrou, de acusar (ou de punir) alguém por uma graçola ou um “insulto” a outro primeiro-ministro. O crescente autoritarismo do poder e o extravagante culto da pessoa de Sócrates, que o Governo promove e alimenta, é que pouco a pouco criaram o clima em que se vive e que inspirou o “caso Charrua”. Escrevi aqui há meses que bastava ouvir o dr. Augusto Santos Silva (com quem, aliás, Margarida Moreira colaborou) para temer o pior. A história da prepotência e do arbítrio não começou na DREN, não vai acabar na DREN e cpom certeza que não se limita à DREN.

Vasco Pulido Valente,
hoje, no Público (versão impressa)

O ministro tem (quase) toda a razão ...!!!

Afinal o país - todo ele - é mesmo um "deserto" ...

O PS recuperou a maioria absoluta nas intenções de voto dos portugueses de acordo com o barómetro TSF/DN, conseguindo o seu melhor do último ano, 46,8 por cento, depois de em Abril ter estado nos 43,3 por cento. Também José Sócrates melhora em dois pontos o seu capital de simpatia em relação ao mês anterior.

Bufos ...

bufo real

bufo arabicus


bufo bufo


bufo marinus

Descongelações ...

As progressões dos funcionários públicos vão ser descongeladas já em 2008.
Entenda-se, em 31 de Dezembro de 2008 ...

Congela, descongela, congela novamente, torna a descongelar ...

As progressões na função pública descongelam em 2008 (primeiro-ministro, na televisão), perdão continuam congeladas até 2009 (secretário de estado da administração pública), desculpem vão ser mesmo descongeladas em 2008 (de novo, o secretrário de estado da administração pública ...

Tudo isto num espaçao de dias sendo que as duas últimas afirmações foram espaçadas apenas por algumas horas (da manhã para a tarde) ...

Chama-se a isto "coordenação governamental" ...

Clonagem da artificialidade artificial

quinta-feira, 24 de maio de 2007
O ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, considerou hoje que a polémica sobre as declarações de Mário Lino é "artificial" e defende que quem deve pedir desculpas são os responsáveis do PSD e do CDS-PP.

Como no tempo da reconquista ...

Portugal está hoje dividido, como o foi no tempo da reconquista:
- terras de riba-Tejo, (com aeroporto) ...
- terras de além-Tejo, (o "deserto") ...

Sera que? (II)

Um dos problemas apontados à Portela é o facto de se encontrar encravado na malha urbana de Lisboa e por isso sem possibilidade de expansão.
Então que melhor sítio para um aeroporto que o "deserto" da margem sul?

Isto, evidentemente, desde que depois não seja construída uma cidade aeroportuária à volta do aeroporto!

Por outro lado o facto (a demonstrar) de ser um "deserto" não quer dizer que seja longe.
Uma coisa não implica outra. É portanto possível ligar o "deserto" aos grandes centros urbanos, de forma rápida e eficaz.

É claro que há o problema das "pontes" para a margem norte e a possibilidade de serem "dinamitadas" ... É verdade e isso é grave ...
Tão grave mesmo como as pontes para a margem sul, se o aeroporto se situar na margem norte ...

Será que?

Será que se a cidade aeroportuária da Ota rodear complemente o seu aeroporto - tal como a cidade de Lisboa rodeia o da Portela, uma das razões pela qual se defende a construção de novo aeroporto - se torna então necessário abandonar esse aeroporto e constuir um novo?

Se sim, então para que é que se defende a construção de uma cidade aeroportuária à volta de um novo aeroporto?

Se não, então para quê abandonar a Portela?

A nossa sorte ...


Vão-se confirmando cada vez mais os indícios de que haverá (ou terá havido) água em Marte.

A ser assim é de aclalentar a esperança de que daqui a uns anos a humanidade possa ir até Marte e nós possamos deixar aqui na Terra o nosso governo a falar sozinho (de "desertos" e de "pontes" para a margem norte passíveis de ser dinamitadas, por exemplo) ...

As mais amplas garantias ...

A propósito da suspensão e levantamento de processo disciplinar a um seu funcionário por piadas sobre o primeiro ministro, a ministra da edução não tem até este momento, do muito que li e ouvi, ... nenhum sinal ou motivo para duvidar do funcionamento das instituições e para considerar que pode estar em causa o correcto funcionamento da DREN ou dos seus serviços.

Também para a senhoira ministra o que lhe importa é que «estejam garantidos os mecanismos de defesa que devemos exigir nestes casos».

Conclui-se assim que para a ministra não importam actuações atribiliárias, abusivas ou exorbitantes dos seus subalternos.
Eles podem fazer o que muito bem lhes apetecer ... desde que depois sejam "garantidos" aos visados todos os "direitos de defesa" ...!!!

Ou seja: a legalidade não existe; quem não concordar que se defenda ... A defesa está "garantida" ...!!!
Esta teoria teve aliás vários seguidores no século passado ...!!!

A idade é terrível ...

Para defender o ministrolino, Almeida Santos resolveu dizer que o aeroporto na margem sul era um perigo porque era necesária uma ponte para se passar para a margem norte e, num tempo de terrorismo, isso representava um grave perigo de atentado.

É evidente que Almeida Santos devia julgar estar a contar uma qualquer história aos netos.
Só assim se compreende que tenha dito para justificar o "deserto" da margem sul do ministro "responsável" pela matéria, que a construção de um aeroporto causa um perigo de atentado terrorista às pontes que ligam duas margens nas redondezas ...

Tal afirmação representa um duplo insulto: por um lado, um insulto à capaciadade de descernimento dos habitantes da margem sul e de todos nós; e depois um "atentado" à inteligência dos terroristas, que, de acordo com tal opinião, optariam por fazer explodir uma ponte para realizar um atentado contra um aeroporto ou um avião ....
Está-se mesmo a ver a lógica: ... avião ... aeroporto ... ponte ... . Eis o perigo ...!!!

Afinal o "deserto" sempre tem gente...

«As pessoas quando não têm argumentos deturpam a realidade. Estávamos a discutir as localizações do aeroporto. Sei muito bem que Almada, Montijo, Setúbal têm gente», disse o ministrolino.

E agora?

Com tanto candidato à câmara de Lisboa, e tendo em conta que o pessoal deve ir para a praia no dia da votação, quantos votos é que calharão a cada um?

Desertos de ideias ...


A margem sul ...


... na visão do ministrolino...!!!

Candidaturas à câmara de Lisboa ...

quarta-feira, 23 de maio de 2007

cada côr, seu paladar ...

O estado dos tomates (dos) portugueses ...

(by mail)

Pelo andar da carrugem ...

... esta vai ser a provável composição da Câmara de Lisboa após as eleições intercalares ...

O que ele sabe ...!!!

O Expresso sabe que Carmona Rodrigues vai recandidatar-se à presidência da autarquia.

Ah, pois tem !!!

Freitas do Amaral na sua última aula na Universidade Nova de Lisboa, a propósito das providências cautelares conta a administração disse que o Estado tem falta de bons juristas”.

É verdade. O Estado tem falta de bons juristas.
Tem falta de bons juristas porque não oferece o mínimo de condições, designadamente financeiras, para os ter a trabalhar para ele.
Tem falta de bons juristas porque o governo não se dispensa de recorrer a sociedades de advogados, às quais não se importa de pagar enormes honorários ...
Tem falta de bons juristas porque com o mal que diz dos seus funcionários e tendo em conta o que lhes paga, um jurista inteligente (exactamente um daqueles que o Estado gostaria de ter a trabalhar para ele) prefere trabalhar "contra" o Estado, a interpor aas ditas providências cautelares - ganha incumensuravelmente mais, é socialmente reconhecido, conduz um Audi, Mercedes ou BMW topo de gama, e ainda por cima não é vilipendiado pelo "patrão".
Qual será então a razão que leva um bom jurista (ainda há alguns ...) a trabalhar no Estado? Só pode ser uma: masoquismo!

Será que Freitas conseguiu fazer entrar isso na cabeça dura dos governantes ...?

Será que ainda estará nos limites do tolerável?

Um exemplo ...

... da suspensão aplicada a quem se atreve a contar anedotas sobre ... (fica-se por aqui, por causa da suspensão ...)

Não tarda, está aí ...

(Tomás de Torquemada)

... esconjurando anedotas e contadores das mesmas ...!!!

Cautelas e caldos de galinha ...

terça-feira, 22 de maio de 2007
O ex-Presidente da República Jorge Sampaio pediu hoje aos lisboetas que dêem a maioria ao candidato do PS à câmara de Lisboa, António Costa, e que não julguem o Governo de José Sócrates nas eleições intercalares marcadas para 15 de Julho.

Chama-se a isto "tirar (preventivamente) o cavalinho da chuva ..."

O regresso


António Costa vai hoje juntar num almoço os três ex-presidentes socialistas da câmara de Lisboa. O encontro implicará a primeira aparição de Jorge Sampaio numa acção de campanha do PS desde que saiu de Belém.

Uma esmolinha para o céguinho ...!!!

O Benfica quer que as Finanças autorizem o não pagamento de imposto municipal sobre as transmissões onerosas de imóveis (IMT), imposto de selo e emolumentos, no valor de cerca de dez milhões de euros.

Sakyro Suzuky

(by mail, e enquanto não formos presos por contar piadas sobre Sócrates ...)

No primeiro dia de aula, numa escola secundária dos EUA, a professora apresentou aos alunos um novo colega: Sakiro Suzuki, vindo do Japão.

A aula começa e diz a professora:
- Vamos ver quem conhece a história americana. Quem disse: 'Dê-me a liberdade ou a morte?
Silêncio total na sala. Apenas Suzuki levanta a mão:
- Patrick Henry em 1775, em Filadélfia.
- Muito bem, Suzuki. E quem disse: O estado é o povo, e o povo não pode afundar-se?
Responde Suzuki:
- Abraham Lincoln, em 1863, em Washington.
A professora olha os alunos e diz:
- Não têm vergonha? Suzuki é japonês e sabe mais sobre a história americana que vocês!
Então, ouve-se uma voz baixinha, lá ao fundo:
- Japonês filho da puta!
- Quem foi? - grita a professora.
Suzuki levanta a mão e, sem esperar, responde:
- General McArthur, em 1941, em Pearl Halbour.
A turma fica super silenciosa... apenas se ouve do fundo da sala:
- Acho que vou vomitar.
A professora grita:
- Quem foi?
E Suzuki:
- George Bush Sénior, ao Primeiro-Ministro Tanaka, durante um almoço em Tóquio, em 1991.
Na confusão um dos alunos resolve dizer:
- Chupa o meu pau!
E a professora, irritada:
- Acabou-se! Quem foi agora?
E Suzuki, sem hesitações:
- Bill Clinton à Mónica Lewinsky, na Sala Oval da Casa Branca, em Washington, em 1997.
E outro aluno diz lá do fundo:
- Suzuki de merda!
E Suzuki responde:
- Valentino Rossi, no Grande Prémio de Moto de velocidade, no Rio de Janeiro, em 2002.
A turma fica histérica, a professora desmaia, a porta abre-se de repente e entra o director, que grita:
- Mas que merda é esta? Nunca vi uma confusão deste tamanho!
E logo Suzuki, bem alto:
- Mariano Gago para José Sócrates em 2007, após ter recebido o relatório da inspecção à Universidade Independente!

A revelação de um sonho

segunda-feira, 21 de maio de 2007
No discurso, feito a propósito da atribuição da nacionalidade portuguesa a "novos" portugueses, o primeiro ministro afirmou:

«Quero deixar-vos também uma palavra de confiança, confiança em vós, nas vossas famílias e a certeza que cada um de vós dará o seu melhor para um país mais justo, para um país mais pobre... perdão, para um país mais solidário, mais próspero, evoluído».

Já Freud explicava isto ...

Cutty Sark em chamas


Não é este, descansem ...!!! É o veleiro ... !!!

Arquipélago Gulag (II)

A propósito das costumeiras delações serventuárias do poder ...

...
Como era de se esperar
As bocas da delação
Começaram a dizer coisas
Aos ouvidos do patrão.
Mas o patrão não queria
Nenhuma preocupação.
— “Convençam-no” do contrário — Disse ele sobre o operário

E ao dizer isso sorria.

Dia seguinte, o operário
Ao sair da construção
Viu-se súbito cercado
Dos homens da delação
E sofreu, por destinado
Sua primeira agressão.
Teve seu rosto cuspido
Teve seu braço quebrado
Mas quando foi perguntado
O operário disse: Não!
Em vão sofrera o operário
Sua primeira agressão
Muitas outras se seguiram
Muitas outras seguirão.
Porém, por imprescindível
Ao edifício em construção
Seu trabalho prosseguia
E todo o seu sofrimento
Misturava-se ao cimento

Da construção que crescia.
...

Vinícius de Morais, O operário em construção

Mais um campeonato

Para comemorar a vitória em mais um campeonato, os adeptos do Porto estacionados na Avenida dos Aliados, à falta de gente do Benfica em quem pudessem enfiar uns murraços, esmurram-se mesmo entre eles ...

É sempre gratificante ver a elevação dos supporters do Porto nas suas manifestações de vitória ... É então que nos lembramos de que também somos descendentes de alânos, vândalos e visigodos ...!!!

Arquipélago Gulag

domingo, 20 de maio de 2007

Um professor de Inglês, que trabalhava há quase 20 anos na Direcção Regional de Educação do Norte (DREN), foi suspenso de funções por ter feito um comentário – que a directora regional, Margarida Moreira, apelida de insulto – à licenciatura do primeiro-ministro, José Sócrates.

Na mui escorreita e subida opinião de Sua Excelência a Senhora Directora Regional de Educação do Norte (o respeitinho é uma coisa muito linda ... e por isso é conveniente dobrar a língua) os funcionários públicos, que prestam serviços públicos, têm de estar acima de muitas coisas. O sr. primeiro-ministro é o primeiro-ministro de Portugal.

Curvemo-nos pois perante tão egrégia figura. Viva o senhor primeiro ministro de Portugal ...!!! Viva ...!!!

Ora nesta situações há sempre um (providencial e decerto que futuramente promovido) delator. Senão repare-se:

Transcreve-se um comentário jocoso feito, dentro de um gabinete a um "colega" e retirado do anedotário nacional do caso Sócrates/Independente, pinta-se, maldosamente de insulto, leva-se à directora regional de Educação do Norte, bloqueia-se devidamente o computador pessoal do serviço ...

Perante tão bemfazeja delação, a senhora directora não hesitou um momento - a solução passava pelo "Goulag", sem apelo nem agravo: Suspendo-o preventivamente, instauro-lhe processo disciplinar, participo ao Ministério Público.

Como possível epílogo, a senhora directora deve mandar fazer um vestido maneirinho destinado a ser devidamente medalhado no 10 de Junho, por tão corajoso feito.

Afinal havia outro ...

sábado, 19 de maio de 2007
Telmo Correia vai encabeçar a lista do CDS-PP às eleições intercalares em Lisboa, agendadas para 15 de Julho.

Aquela imprensa geralmente bem informada deve ter ficado com a as orelhas a arder quando Pulo Portas afinal desmentiu o que ela já dava como certo ...

A excepção que confirma a regra ...

O ministro da Saúde anunciou hoje que o bloco de partos do Hospital Sousa Martins (HSM), na Guarda, vai manter-se em funcionamento, não estando a sua continuidade dependente dos projectos para o Centro Hospitalar da Beira Interior (CHBI).

O plano de reestruturação das maternidades previa que o futuro desta valência fosse decidido após a constituição do Centro Hospitalar da Beira Interior, que integraria os hospitais da Guarda, Covilhã e Castelo Branco.

É evidente que esta "abertura" respeita integralmente os critérios definidos pelo governo: As maternidades são para encerrar, umas mais que outras ...

nota de rodapé (para quem não saiba): a câmara da Guarda é PS; a de Castelo Branco também; a da Covilhã não!; por acaso, há um deputado eleito por Castelo Branco que é primeiro ministro.

A mi(cro)nistra ...

A ministra da cultura, que já se julgava "desaparecida em combate", resolveu "deu um ar de sua graça" e proibiu a abertura do túmulo do D.Afonso Henriques por uma equpa de investigadores da Universidade de Coimbra, alegando o ponderoso argumento, previamente "fornecido" pelo IPPAR, da investigação ser um risco para a integridade das ossadas e a preservação do túmulo de D. Afonso Henriques.

Ele há argumentos para tudo ...

A este propósito, a senhora ministra podia ter dito qualquer coisa.
Podia ter dito, por exemplo, que os monárquicos desta república (pelo menos alguns deles) se manifestaram contra a abertura do túmulo.
Podia dizer que não convinha nada abrir o túmulo, pois D. Afonso Henriques podia-se chatiar valentemente ao ver o estado em que o govermo conseguiu pôr o país que ele tinha fundado com tanto esforço, e eventualmente dar uma "marretada" em alguém.
Até podia ter dito que não queria que fosse uma equipa da Universidade de Coimbra a levar a cabo o projecto, mas sim uma da Universidade Independente.

Agora ao apresentar esta esta justificação a senhora ministra está a laborar no pressuposto de que quem iria abrir o túmulo e investigar as ossadas seria um grupo de "caroqueiros" assim parecido com uma associação entre dois trolhas e um amigo coveiro.

A senhora ministra esquece-se que a Universidade de Coimbra tem cientistas e investigadores da mellhor craveira nacional e internacional, que este projecto era apoiado oficialmente pela própria Universidade, e que dele fazim parte cientistas de outras proveniências e de diferentes áreas de saber. Por exemplo, integrava o projecto o historiador José Mattoso que, ao que consta, não é nenhum "pêco".

Não parece assim que este grupo de investigadores se "atirasse" ao túmulo, de marreta em punho, quais franceses, para saquear e baralhar os ossinhos do "fundador", profanando-os ou lançando-os aos cães.
Não parece que o seu intuito fosse outro que não fosse fazer ciência, de modo científico e com técnicas científicas. com as cautelas, os resguardos mas também, naturalmente, os riscos inerentes à descoberta.
Mas para evitar riscos, a senhora ministra proibiu.

É evidente que o estudo não daria projecção ao governo. O primeiro ministro não poderia estar no "levantamento" da pedra tumular, rodeado de câmaras de televisão e acompanhado pelo inefável ministro da economia. O estudo não serviria para o governo poder anunciar mais uma medida de relançamento da economia ou uma "simplex" medida de "túmulo na hora".

Porém, certo é que o estudo sera levado a cabo em Coimbra, mesmo ao lado de uma câmara PSD, completamente conta a co-incineração que o governo quer impor em Souselas, por uma Universidade que muito preza o seu saber e a sua autonomia e que o governo anda mortinho por, com as demais, pôr sob a sua directa dominação.
E o estudo, quer se queira quer não, faria falar de Coimbra.
Ora isto são tudo boas razões para o dito estudo ser proibido, seja por que motivo fôr.

Centro de Emprego

Atenção pessoal desempregado (com cartão do PS)
Novos empregos disponíveis

O Governo anunciou hoje que vai passar a deter 60 por cento do capital da Metro do Porto, o que lhe dará o direito de escolher o presidente da empresa, os dois administradores executivos e outro não executivo.

Segura-te, ministro ...!!!

A maior associação de polícias ameaçou hoje ensombrar a presidência portuguesa da União Europeia (UE) com uma manifestação de protesto, caso o novo ministro da Administração Interna, Rui Pereira, não opere uma "ruptura profunda" face às políticas do seu antecessor.

E pensar-se que o homem deixou a tranquilidade do Tribunal Constitucional ...

Mas que "porra" de "liberdade" ...!!!

Rui Pereira, afirmou que o primeiro-ministro, José Sócrates, lhe deu «liberdade» para escolher os secretários de Estado que trabalhavam com o seu antecessor, António Costa

Ultimas das autárquicas ...

1. O Tribunal Constitucional adiou a realização das eleições para a presidência da câmara de Lisboa. São decisões como estas que levam a pensar que Rui Pereira até era capaz de ter dado jeitinho no Tribunal Cosntitucional e que, por isso, só devia ter sido convidado para ministro após o anúncio da decisão ...

2. A senhora governadora civil de Lisboa escolheu como nova data para as municipais de Lisboa o dia 15 de Julho. Assim sendo, e como já se disse, prevê-se a instalação de secções de voto para a eleição da câmara de Lisboa na Ericeira, Praia Grande, Guincho, parques de campismo da Costa da Caparica (se ainda não tiverem sido engolidos pelo mar ...), Carvalhal, Vila Nova de Milfontes, Praias dos Tomates, Vale de Lobo e Ancão, e ainda em Porto de Galinhas ...

3. Devido ao alargamento do prazo e, por via disso, ao "regresso" da possibiliade de realização de coligações, fica-se à espera que António Costa consiga "aquela coligação" pela qual tanto se bateu ...

4. Como Helena Roseta já conseguiu as 4.000 assinaturas, e já que houve "prolongamento" de prazo, talvez não fosse pior, face aos resultados das sondagens, ajudar agora Carmona Rodrigues a arranjar as "suas" assinaturas, de modo a que ele também se possa apresentar a sufrágio ...

5. É curioso como os partidos que tudo fizeram para e propuseram que as eleições fossem marcadas no o dia em que o foram e agora deixa de ser, venham dizer que concordam inteiramente com a decisão do Tribunal Constitucional ...

6. Afinal os pequenos partidos têm potenciais candidatos de sobra. No CDS, nesta altura, ainda não se sabe bem quem vai ser o "eleito" ...

7. Já que José Miguel Júdice que foi seu mandatário nas autárquicas, é agora mandatário de António Costa, que tal se Maria José Nogueira Pinto, respondendo ao repto deste candidato, colaborasse com o PS, só para mostar a Carmona que é capaz de qualquer tipo de "reconversão", até mesmo a da Baixa de Lisboa ...

8. Depois daquela decisão do Tribunal Constitucional, quem será que Sócrates lá irá agora "convidar" para exercer um cargo por dever e por razões de «serviço público», só para mostar a esse tribunal quem é que manda? ...

9. Pobre cidade de Lisboa ...

10. Pobre país ...

Estes não têm nada a ver com os tais 150.000 novos empregos ...

A multinacional de componentes automóveis Delphi anunciou hoje a redução de 500 trabalhadores na sua fábrica de cablagens da Guarda, até ao final deste ano.

Efeitos colaterais ...

sexta-feira, 18 de maio de 2007
Anda a circular na net este mail, que chegou agora a este estabelecimento.
Não obstante o drama da família, a enormidade que é, em si, o rapto de uma criança e a repugnância que sentimos por quem tenha praticado tão hediondo acto - sentimentos que decerto são inequívocos e sentidos por todos - certo é também que o nosso país, as nossas instituições e a nossa polícia não podem servir de "bode expiatório" à arrogante sobranceria dos súbditos de Sua Magestade e a uma abusiva ingerência dos seus meios de comunicação social.
Aliás ao longo da história temos exemplos bastants de como a Velha Albion, a mais antiga aliada de Portugal, se portou sempre miseravelmente para conosco.
Porque "quem não se sente não é filho de boa gente" - e porque decerto, se este caso se tivesse passado em Inglaterra com uma criança portuguesa, temos as maiores dúvidas de que a polícia inglesa se empenhasse tanto quanto se têm empenhado as polícias portuguesas, mas também porque certamente nenhum órgão de comunicação nacional teria a brilhante ideia de abrir uma "sondagem" para que os portugueses cá, a 4.000 km, se pronunciassem acerca da forma como a policia inglesa, lá, estaria a actuar - aqui fica a dita mensagem:

Olá a todos

Ora quando sabemos que existem dezenas de raptos de crianças em Inglaterra que nunca foram resolvidos pela “maravilhosa e espectacular policia britânica” isto no país ( UK ) que até tem o maior número de desaparecimentos de crianças em toda a comunidade, os ingleses estão a achar que a nossa polícia não tem actuado bem.

Abram o link e a meio da página votem WELL s. f. f., e já agora façam circular. http://news.sky.com/skynews/madeleine

Obviamente pretendem atirar “culpas” ao nosso país pelo que aconteceu pois sabemos que os maiores pedófilos até são os ….. ingleses. Eles andam por todo o lado até no nosso pacato Portugal.
Por sinal tudo leva a crer que até pode ter sido um inglês a roubar a menina…….

Estão todos lixados porque afinal ninguém em Portugal negligencia nem larga assim os filhos num quarto de hotel que não fica fechado e vai jantar…

Portugal não pode servir de bode expiatório para estes fulanos que pensam estar acima de todos.

VIVA PORTUGAL

Finalmente um governo que consegue fazer melhor que qualquer outro nas últimas duas décadas ...

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou os números de desemprego referentes aos primeiros três meses de 2007: o número de desempregados voltou a aumentar e para encontrar um valor superior ao anunciado ontem é preciso recuar 21 anos, mais precisamente, até ao segundo trimestre de 1986.

Os últimos são os primeiros

Depois de Helena Roseta ter marcado o "seu" espaço, depois de se conhecer o candidato do costume do PCP, depois de se saber que Sá Fernades quer continuar a chatear o pessoal da vereação, depois de Costa entrar tronitruante, depois do PSD "ter-se visto negro" para desencantar um candidato Negrão, o CDS-PP, sem alardes, sem barulhos, sem recusas, sem "remodelações", acabou por apresentar o melhor candidato à câmara de Lisboa de todo este leque: Luis Nobre Guedes.

Que há dados, lá isso há; o que não há mesmo é empregos ...!!!

quinta-feira, 17 de maio de 2007
O ministro do Trabalho afirmou hoje que há dados que contrariam a tendência de aumento do desemprego mostrada pelo pelo Instituto Nacional de Estatística (INE)

Então e as do outro?

Rui Pereira, o novo ministro da Administração Interna, diz que aceitou o cargo por dever e por razões de «serviço público».

Quais terão sido então as razões pelas quais aceitou ser eleito e empossado como juiz do Tribunal Constitucional?

Na parafrenália de grandes realizações do governo, há-de haver sempre alguma coisa que não quer colaborar ...

A taxa de desemprego em Portugal subiu para 8,4% no primeiro trimestre, um valor superior em 0,7 pontos percentuais ao período homólogo e 0,2 aos três meses anteriores, avança hoje o INE. Este valor representa o mais elevado desde, pelo menos, 1998.

Calor ...

Quatro distritos de Portugal continental estão esta quinta-feira em alerta Amarelo devido à previsão de temperaturas máximas elevadas, de acordo com o site do Instituto de Meteorologia (IM).

António Costa, esse, já se "pôs ao fresco" ...

Vamos lá então ver isso ...

António Costa diz que «Lisboa não precisa de mais dinheiro, precisa é de ser gerida com mais rigor»

Reforço da autonomia

Neste momento,
- quem manda no PS, que tem maioria absoluta na Assembleia da República, é o primeiro ministro;
- quem manda no governo é o primeiro ministro, que é também quem manda no PS, partido que tem maioria absoluta na Assembleia da República;
- quem "manda" nas autarquias locais é o primeiro ministro (o secrtério de estado é uma figura de retórica), que já manda também no governo e no PS, partido que tem a maioria na Assembelia da República.

Ainda assim, não se pode dizer que haja uma qualquer "concentração pessoal" de poder ou que não tenha sido reforçada a autonomia do poder local ...

Uma questão de "rotação laboral"

Daqui a um mês e meio, qual será o cargo político que o actual ministro da administração interna irá ocupar, abandonando o que ora passou a ocupar?

O senhor ingenheiro

(by mail)

- Mariano Gago? É o Zé Sócrates. Oh, pá, ajuda-me aqui. Comprei um computador, mas não consigo entrar na Internet! Estará fechada?
- Desculpa?....
- Aquilo fecha a que horas?
- Zé, meteste a password?
- Sim! Quer dizer, copiei a do Freitas.
- E não entra?
- Não, pá!
- Hmmm....deixa-me ver... qual é a password dele?
- Cinco estrelinhas...
- Oh, Zé!.......Bom, deixa lá agora isso, depois eu explico-te. E o resto, funciona?
- Também não consigo imprimir, pá! O computador diz: "Cannot find printer"! Não percebo, pá, já levantei a impressora, pu-la mesmo em frente ao monitor e o gajo sempre com a porra da mensagem, que não consegue encontrá-la, pá!
- ....Vamos tentar isto: desliga e torna a ligar e dá novamente ordem de impressão.
(Sócrates desliga o telefone. Passados alguns minutos torna a ligar.)
- Mariano, já posso dar a ordem de impressão?
- Olha lá, porque é que desligaste o telefone?
- Eh, pá! Foste tu que disseste, estás doido ou quê?
-...Dá lá a ordem de impressão, a ver se desta vez resulta.
- Dou a ordem por escrito? É um despacho normal?
- Oh, Zé...poooooooo....Eh, pá! esquece....Vamos fazer assim: clica no "Start" e depois...
- Mais devagar, mais devagar, pá! Não sou o Bill Gates...
- Se calhar o melhor ainda é eu passar por aí...Olha lá, e já tentaste enviar um mail?
- Eu bem queria, pá!, mas tens de me ensinar a fazer aquele circulozinho em volta do "a".
- O circulozinho...pois.... Bom...vamos voltar a tentar aquilo da impressora. Faz assim: começas por fechar todas as janelas.
- Ok, espera aí...
- Zé?...estás aí?
- Pronto, já fechei as janelas. Queres que corra os cortinados também?
-....Senta-te, OK? Estás a ver aquela cruzinha em cima, no lado direito?
- Não tenho cá cruzes no Gabinete, pá!...
-....Zé, olha para a porra do monitor e vê se me consegues ao menos dizer isto: o que é que diz na parte de baixo do écran?
- Samsung.
- Eh, pá! Vai pró....

- Mariano?... Mariano?..."Tá lá?...Desligou...

Eu hei-de voltar um dia, Eu sou como as andorinhas ...


A mais recente candiadtura à câmara municipal de Lisboa representa o adversário mais temível para todos os demais: Manuel Monteiro ...

Prevenindo o futuro ...


Se o Tribunal Constitucional se considerar competente para decidir as reclamações de Helena Roseta e do Partido da Terra sobre a data das autárquicas intercalares de Lisboa e, depois, decidir no sentido da procedência dessas reclamações - como parece óbvio - o mais provável é que a data já definida para o acto eleitoral tenha que ser alterada e marcada bem "mais para diante"...

No sentido de responder a essa eventualidade prevê-se a instalação de secções de voto para a eleição da câmara de Lisboa na Ericeira, Praia Grande, Guincho, parques de campismo da Costa da Caparica (se ainda não tiverem sido engolidos pelo mar ...), Carvalhal, Vila Nova de Milfontes, Praias dos Tomates, Vale de Lobo e Ancão, e ainda em Porto de Galinhas ...

O necessário "equilíbrio" ...

José Miguel Júdice, depois de ter sido mandatário de Maria José Nogueira Pinto nas autárquicas de Lisboa, depois de ter abandonado o PSD, é agora o mandatário de António Costa ...

Nesta permanente procura de equilíbrio, ainda havermos de o ver a concorrer à câmara de Lisboa, como cabeça de lista do Bloco de Esquerda, quando o Bloco já não quiser o colega Sá Fernandes por este, ao longo dos seus mandatos, apenas ter conseguido "encanzinar" toda a autarquia...

Finalmente livres ...

quarta-feira, 16 de maio de 2007
A partir de hoje estamos finalmente a trabalhar para o nosso sustento. Até hoje trabalhámos para o bolso do governo.

Restam assim 229 dias para ganhar sustento para 365 dias.
Ou seja, por cada dia do ano, apenas se vai poder gastar 0,62 de cada um dos dias livres de impostos ... Senão lá vem o endividamento ...

Como se vê, fácil ...

E é com isso que se apagam os incêndios ...???

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses considerou positiva a escolha de Rui Pereira para substituir António Costa no Ministério da Administração Interna, ao considerar o novo ministro como uma «personalidade de elevada estatura intelectual».

Transferências de início de época

A propósito da transferência de Rui Pereira do Tribunal Constitucional directamente para o governo, muito se começa já a dizer e a cochichar acerca do Tribunal Constitucional, do seu cariz "político", do carácter “político” dos seus juízes, e mais o que se haverá ainda de ouvir...

Porém o que já não se ouve tanto dizer é que as instituições não existem por si, existem pelos seus membros e através deles.
Deles, dos seus compromissos e atitudes depende a respeitabilidade e prestígio da instituição que integram. Não é possível pretender que seja a instituição a "fornecer" dignidade a quem nela ingressa. Quem nela ingressa é que, pelo seu comportamento, rectidão e respeito pelos compromissos assumidos, confere dignidade, prestígio e independência à instituição.

E, ao conferir prestígio, dignidade e independência à instituição, os seus membros estão, assim, a protegê-la de terceiros que, colocados no exterior, ainda que em cargos de relevo, a entendem como um qualquer objecto do seu poder, e por isso, controlável. Ou, por não ser controlável, então objecto de “saque”, como révanche.

Com estes episódios, quem fica mal na fotografia não é, certamente, o Tribunal Constitucional.

Quem fica mal, antes do mais, são as pessoas protagonistas dos acontecimentos – e é bom não esquecer que as pessoas são livres nas suas escolhas.
Mas, também as instituições que patrocinam e propiciam estas situações não saem incólumes.

No caso, quem fica mal na fotografia é, desde logo, o PS.
Ao escolher Rui Pereira para o cargo de juiz do Tribunal Constitucional e ao acalentar-lhe a esperança de ele vir a ser vice-presidente do Tribunal – quando sabia, ou devia saber, que o cargo do vice-presidente resulta de eleição pelos seus pares e que estes são, felizmente, homens livres. Ao menosprezar a independência dos juízes do Tribunal Constitucional, o PS julgou-os “controláveis” pelo ou “subjugáveis” ao poder político, ainda que detido por uma confortável maioria. Esqueceu-se que por natureza o poder judicial é (ainda) um poder independente e autónomo. Felizmente …

Depois quem também fica mal é o primeiro ministro que não consegue esconder o desagrado que lhe vem causando a independência de actuação e liberdade de escolha dos juízes do Tribunal Constitucional – vingando-se de tais comportamentos através do "rapto" de um juiz que, eleito por proposta do PS, nem sequer chegou a “aquecer a cadeira”.
O primeiro-ministro, porque ocupa o lugar que ocupa (ainda que sem culpa nenhuma…) devia saber que, a bem do normal funcionamento das instituições e órgão de soberania, há atitudes e comportamentos que não se têm porque não se podem ter, mesmo que apeteça muito.
Ao "desafiar" para o exercício de uma cargo ministerial Rui Pereira, um juiz que o partido, de que o primeiro ministro também é secretário geral, tinha acabado de eleger para juiz da mais alta instância judicial do país, o primeiro ministro demonstrou que não tem respeito pelas instituições envolvidas no processo - e, desde logo, pela Assembleia da República – nem conhece limites de respeito institucional. Para ele, conta apenas a sua vontade …

Por final, Rui Pereira. Os anos como assessor de um juiz conselheiro do Tribunal Constitucional ou de cônjuge de uma juíza conselheira do mesmo, pelos vistos não lhe ensinaram nada …
Sabia, como devia saber, o que é ser juiz do Tribunal Constitucional. Sabia, como devia saber, o modo de eleição do Vice-Presidente do Tribunal Constitucional. Sabia, como devia saber, qual a duração do mandato de juiz. Sabia, como devia saber, o que é o múnos de juiz do Tribunal Constitucional e o que se lhe exige. Ainda assim, aceitou integrar a lista conjunta de juízes a eleger pela Assembleia da República e foi eleito. Tomou posse. Não foi eleito Vice-Presidente, como pretendia. Ficou pouco mais de um mês e foi para ministro …
Cada um sabe de si.
Porém as escolhas tanto dizem do escolhido como de quem escolhe. E quem o escolheu foi o PS ...

O que não pode ser dito é que o Tribunal Constitucional é o responsável por esta situação ou pela conduta, eminentemente pessoal, dos seus membros e dos demais titulares dos órgãos de soberania.
Quando muito, poder-se-á dizer que, de tempos a tempos, o Tribunal Constitucional se vê confrontado com princípios e critérios de actuação políticos que não serão os mais consentâneos.
E ainda, que em certos tempos, nada mais há a esperar de nada nem de ninguém.
Mas, final e fundamentalmente, sempre se poderá afirmar que a brisa do tempo tudo sopra, tudo leva, tudo apaga … Sic transit, gloria mundi.

Permanecem as instituições…

Mais umas palmadas no "ceguinho" ...

O ex-secretário de Estado do Ambiente José Sócrates foi "professor convidado" da Universidade Independente em 1996-1997, logo após a conclusão da sua licenciatura naquele estabelecimento.

A lei então em vigor proibia os membros do Governo de exercer quaisquer outras "funções profissionais, remuneradas ou não". A contratação de Sócrates, conforme consta da lista dos professores da UnI publicada no Diário da República pelo Ministério da Educação, foi feita mediante um "acordo de colaboração".

Na entrevista em que, no mês passado, tentou esclarecer o seu percurso académico, o primeiro-ministro quis antecipar novas polémicas, referindo-se, por iniciativa própria, à sua colaboração com a UnI.

Colocado perante a lei das incompatibilidades e as contradições existentes entre o que Sócrates disse o que consta do Diário da República, o gabinete do primeiro-ministro reagiu assim: "Nada a responder".

O verdadeiro "anonimato" ...

O porta-voz da Scotland Yard descreve assim a detenção de José Mourinho por causa da intenção da polícia de levar o seu cão e da resistência que aquele opôs a esse sequestro e que lhe valeu a detenção:

A 44-year-old man was arrested on suspicion of obstructing police and was taken to a West London police station. He subsequently received a caution for obstructing police

Curto e grosso ...
Qual treinador do Chelsea, qual Mourinho, qual carapuça ... A 44-year-old man e basta ...!!!

Espera-se a mesma diligência, intransigência e anonimato por parte da polícia portuguesa quando tiver que tratar das vacinas dos canídeos e respectivos donos, súbditos de Sua Magestade, que por cá andam a gozar as delícias do sol e a tolerância das autoridades...

Entrada ao serviço ...



Nicolas Sarkozy investi président de la République

Apoio

Contra a opacidade dos interesses partidários, contra o lado obscuro da política, contra o jogo de sombras e o teatro de marionetas que foram a sucessão de episódios sobre as eleições na câmara de Lisboa, que culminaram com uma marcação de uma data completamente absurda para a realização de eleições, por uma governadora civil que, nesse momento ainda dependia tutelarmente do ministro que vai ser candidato oficial do partido do governo ...

... a favor da coragem política, do arrojo de quem não teme, de uma sadia "loucura", de um inarredável direito de plena cidadania que não carece de ser mediado nem controlado por partidos, vale a pena apoiar a aventura autárquica de Helena Roseta.
Pelo menos para permitir que ela venha a chegar às urnas, mesmo que não se vote nela ...

Mais que não seja para mostrar aos circunstantes que nem mesmo manobras ou a sofreguidão partidárias podem impedir um candidato independente de se apresentar a sufrágio e que só nas urnas, pelos votos dos seus "vizinhos", pode ser arredado da vereação ...

Aqui, as notícias dessa "aventura":
http://cidadaosporlisboa.blogspot.com/

Deixa p'ra lá ...

Depois do inopinado abandono do Tribunal Constitucional protagonizado por Rui Pereira, não vale a pena a Assembleia da República maçar-se mais com a recomposição daquele.
O TC pode ficar mesmo assim, como está, que fica muito bem ...!!!

Basta experiência ...

Será que a experiência de um mês no Tribunal Constitucional servirá para ajudar Rui Pereira a não "arder" na época de incêndios que se avizinha?

A coisa devia estar (mesmo) preta ...

Fernando Negrão é o candidato do PSD para as eleições intercalares para a Câmara de Lisboa.

Política "deixa arder que o meu pai é bombeiro ...!!!"

terça-feira, 15 de maio de 2007

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) anunciou que hoje apenas estavam disponíveis para combate a incêndios dois helicópteros, apesar de o Governo ter prometido que nesta data estariam operacionais dez helicópteros que adquiriu.

Nem aqueceu o lugar ...

Parece que Rui Pereira vai ser o novo senhor MAI ...
É de recordar que Rui Pereira foi eleito para juiz do Tribunal Constitucinal, há cerca de um mês, na expectativa (muito bem "recomendada"...) de, depois, vir a ser eleito como Vice-Presidente do Tribunal. Contudo, parece que as contas lhe sairam furadas ...

Com esta "saída pela entrada", os mandatos dos juizes do Tribunal Constitucional, que muitos consideravam longos demais, passam a ter um novo "arejamento" ... um "mesito" de estadia e basta ...
A pegar a moda, a renovação geracional do Tribunal passa a ser mensalmente assegurada ...

Dum outro ponto de vista, prova-se que Rui Pereira não queria nada ser juiz do Tribunal Constitucional ... queria era um cargo "vistoso" ...

Resposta à altura ...

Para responder com um candidato "à altura" para a câmara de Lisboa - um candidato de "fazer sombra" a António Costa - e já que, pelos vistos, os orgãos de soberania passaram a ser a "área de recrutamento" para este efeito, o PSD podia muito bem apresentar Cavaco Silva como candidato ...

Com camaradas assim ...

... todos os inimigos são bem-vindos ...!!!

"José Lello aplicou-se ao longo dos anos, na aparelhagem socialista e do Estado, a desenvolver múltiplos talentos empilhadores que in illo tempore o terão feito (dizem-me) vendedor na Catterpillar: evidencia hoje total descontracção no accionamento em simultâneo de várias expertises - da promoção de qualquer banha da cobra à penetração no submundo futebolístico, passando pela gestão contabilística criativa de campanhas eleitorais offshores. E ainda demonstra apurado faro no head hunting de representantes socialistas e consulares devidamente encartados no Jogo do Bicho ou engenharias similares", escreve Ana Gomes

E perante tudo isto que faz o secretário geral do PS (que por mero acaso das estrelas, também é primeiro ministro)? O costume: cala-se e espera que a crise (que até nem é com ele) passe ...

Projectos ...??? (isso é com engenheiros ... inscritos na ordem..!!!)

Aquilo que levou o PS a escolher António Costa para seu candidato a Lisboa devem ter sido as inúmeras ideias e projectos que este defende para o universo autárquico ...

Pau para toda a obra ...

À falta de (verdadeiro) candidato, o nome que está a ser ponderado pela liderança do PSD para a candidatura à Câmara de Lisboa é o do ex-ministro Joaquim Ferreira do Amaral ...

A vida de "bombeiro" político é árdua ...

Mera coincidência

Não deve passar de mera coincidência o facto do ainda ministro de Estado e da administração interna, que detém a tutela dos governadores civis, ser candidato à presidência da câmara municipal de Lisboa, cuja data para realização das eleições foi marcada de tal forma pela governadora civil de Lisboa que inviabiliza, desde logo a apresentação de coligações eleitorais e dificulta sobremaneira a apresentação de candidaturas independentes, como seja o caso de Helena Roseta, candidatura esta que, a ir para a frente, concorrerá directamente com a candidatura de António Costa, ainda ministro de Estado e da administração interna, e que, por isso, detém a tutela dos governadores civis ...

Pode ser que isto não seja coisa nenhuma. Mas uma coisa é certa: ao menos, trata-se de uma "enorme" (mera) coincidência ...

Então e o espírito de sacrifíco ...???

Agora que o PSD está de novo sem candidato, talvez fosse uma boa oportunidade de a Dra. Manuela Ferreira Leite - que aparece sempre a oraculizar os piores vaticínios sempre que uma situação já é por si melindrosa - mostar o seu espírito de sacrifício?

Ou será que, para ela, o único sacrifício que existe é o sacrifício dos outros?

Candura eleitoral

Cândidamente, a coberto das mais democráticas intenções, a eleição para a câmara municipal de Lisboa foi marcada para data tal que leva a que a apresentação de listas de candidatos tenha que ser efectuada até ao final desta semana.
Ora, se isso não se destina a impedir Helena Roseta de se apresentar a sufrágio, então quer dizer que as pulhices e as sacanices políticas desapareceram, de vez, da face da terra ...

As "comadres" estão a zangar-se ...

O secretário de Estado das Comunidades considerou hoje «de uma pequenez inimaginável» as declarações da eurodeputada socialista Ana Gomes sobre a nomeação do empresário português envolvido no caso «Mafia das Sentenças» como cônsul honorário de Portugal.

Afinal há comentadores da bola que são tipos inteligentes ...

O presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara, disse ontem que, "por "questões pessoais", entendeu não ter "condições" para aceitar o convite do PSD para ser o candidato social-democrata às eleições intercalares para a autarquia de Lisboa.

Olha ...!!! Deu-lhes agora um ataque de "moralismo" e "bons costumes" ...

O Partido Socialista (PS) declarou-se hoje contra o diploma do Bloco de Esquerda (BE) que permite o divórcio a pedido de um dos cônjuges, que os socialistas apelidam de "divórcio na hora" e que será debatido esta quarta-feira no Parlamento.

"Somos contra o divórcio na hora. Não é compatível com o contrato do casamento, que não é propriamente um contrato que se rescinda sem mais nem menos", declarou o deputado socialista Ricardo Rodrigues.

É evidente ...
Um contrato (de mais a mais de casamento) não se rescinde sem mais nem menos. Já uma vida humana, sim ...!!!

Concentrado (de poder) ...

segunda-feira, 14 de maio de 2007
Caso se confirme a candidatura de António Costa à Câmara Municipal de Lisboa, a melhor solução governativa para evitar remodelações neste período sensível, mesmo em cima do início da presidência portuguesa das UE, passa pelo primeiro ministro passar a acumular as pastas de António Costa ...

Aliás, num certo sentido, esta "concentração" até facilitaria as coisas ....

Título

Os artistas e técnicos que quiserem ser abrangidos pelas novas regras de trabalho das artes e espectáculo deverão ter um título profissional emitido pelo Ministério da Cultura, anunciou esta quinta-feira a ministra Isabel Pires de Lima no Parlamento.

Que tal chamar-lhes inginheiros...????

É que isto da memória histórica anda (mesmo) pelas ruas da amargura ...

Uma petição que diz que Aquilino não é herói nacional, começou a circular após a aprovação por unanimidade no Parlamento, no passado dia 8 de Março, do projecto de resolução nº 189/X, que concede Honras de Panteão Nacional ao escritor Aquilino Ribeiro.

O documento, acessível na internet, intitulado "Terrorismo não deve ter honras de Estado", discorda da transladação dos restos mortais de Aquilino Ribeiro (1885-1963) para o Panteão Nacional, porque isso significaria dar-lhe honras de Estado.

Porque não será mau de todo que não se apague, de vez, a memória (rigorosa) do teatro da história, reconstruindo-se esta com uma outra "encenação", onde os papéis de vilão e de herói andam trocados, fica aqui o link desta petição.

Abre ...

Segundo a directora da Clínica dos Arcos, que vai abrir muito em breve em Lisboa, ainda não estão a ser feitas marcações, mas já há «muitas portuguesas que telefonam a perguntar se a clínica já abriu».

Parece que se já tiver aberto, as coisas mudam de figura ...

Mais-valias...

Para António Costa, ganhar a Câmara de Lisboa e cumprir à risca a "sua" Lei das Finanças Locais" vai ser uma verdadeira questão de "mais-valia" ... "mais-valia" ter estado quieto ...!!!

Esperação ...

Espera-se que, ao menos, os sócios e adeptos do Benfica votem no candidadto do PSD à Câmara Municipal de Lisboa ...

Não há dormidas grátis ...

sábado, 12 de maio de 2007
Vladimir Putin convidou Sócrates para ficar hospedado no Kremlin durante a sua visita oficial a Moscovo, de 27 a 29 de Maio.

Podendo ser um "gesto inédito de cortesia", porém o seu "ineditismo" significa que algo ou algum interesse russo haverá por detrás dessa gentileza.

O convite até pode resultar do reconhecimento da posição destacada de Portugal no plano internacional ao longo do segundo semestre de 2007, pois que assume a presidência da União Europeia e cabe-lhe, por isso, preparar a cimeira UE-Rússia em Outubro. Ou pode ser por qualquer outra razão.

Mas que o Kremlin não deixará de "cobrar" a estadia, isso também é verdade. Principalmente para a União Europeia ...

Já se está mesmo a imaginar mais uma campanha ...

sexta-feira, 11 de maio de 2007
O Govereno adverte:
Sexo oral aumenta probabilidades de cancro

Para uma rápida noção do nosso país ...

Mão amiga fez chegar, por mail, a este estabelecimento, um verdadeiro "espelho" do que é esta nossa terrinha ...

Senão, veja-se O Portugal de A a Z

Será que é para sempre ...???

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, convidou o primeiro-ministro português, José Sócrates, a ficar instalado no Kremlin ...

Também tu, Barão ...???!!!

A candidatura de Cavaco Silva às presidenciais de 2005 utilizou, em Oliveira de Azeméis, instalações cedidas por Licínio Bastos, empresário detido no Brasil no âmbito da "Operação Furacão".

A facada final...

José Sócrates quer que António Costa seja o candidato do PS à Câmara Municipal de Lisboa.

Os velhacos ...!!!

Membros do Secretariado Nacional do PS querem que António Costa seja o candidato do partido a presidente da Câmara de Lisboa .

Tanta gentileza não augura nada de bom ....

À falta ...

quinta-feira, 10 de maio de 2007
... da candidatura de Pedro Santana Lopes, Manuel Monteiro admite candidatar-se à câmara de Lisboa ...

Está garantido ... Este não ganha ...!!!

Deus queira que saia ...

Lista de prémios

com R$ 1,00 ganha-se:

- no grupo (número do bicho) - R$ 20,00

- na dezena - R$ 60,00

- na centena - R$ 600,00

- no milhar - R$ 4.000,00

Só um cartãozito ....

A segunda vítima ...

Jacinto Serrão não se recandidata ao PS-Madeira

Depois do anúncio em Inglaterra ...

- Blair sai a 27 de Junho -

... agora, cá, também se fica à espera ...!!!

Finalmente somos um país líder europeu

Portugal foi o país da União Europeia que registou um maior corte nas despesas públicas com pessoal durante o ano passado.

Alguém ainda se lembra do tempo em que se afirmava que há vida para além do défice ...???

Troca de cadeira

O primeiro-ministro José Ramos-Horta será o próximo Presidente da República de Timor-Leste, segundo os últimos resultados eleitorais que lhe dão 73 por cento dos votos, quando estão escrutinados 90 por cento dos boletins.

Está demais ...!!!

(via 31 da Armada)

Três perguntitas

Ao que parece, Helena Roseta, apoiante de Manuel Alegre nas presidenciais, vai concorrer à Câmara Municipal de Lisboa.

A história não se repete. As autárquicas de Lisboa não são as presidenciais de há um ano atrás. Helena Roseta também não é Manuel Alegre. Mas, por vezes, os acontecimentos de ontem dão boas indicações para o dia de amanhã.

Assim sendo, pergunta-se:
1. Quem será o "Mário Soares" que o PS irá apresentar como cabeça de lista à Câmara de Lisboa?
2. Quem será que o PSD irá apresentar como cabeça de lista e que, pelos vistos, o pior que lhe pode acontecer é ganhar as eleições?
3. Será que o PS se arrisca a continuar a não ganhar uma eleição que seja desde que que venceu as legislativas?

E lá caiu ...!!!

quarta-feira, 9 de maio de 2007

A Câmara de Lisboa está sem quórum na sequência da renúncia aos mandatos da maioria dos vereadores do PSD e de todos os vereadores do PS.

Nunca se sabe se alguém possa vir a precisar ...

Números actuais do jogo do bicho

1 - Avestruz
2 - Águia
3 - Burro
4 - Borboleta
5 - Cachorro
6 - Cabra
7 - Carneiro
8 - Camelo
9 - Cobra
10 - Coelho
11 - Cavalo
12 - Elefante
13 - Galo
14 - Gato
15 - Jacaré
16 - Leão
17 - Macaco
18 - Porco
19 - Pavão
20 - Peru
21 - Touro
22 - Tigre
23 - Urso
24 - Veado
25 - Vaca