sexta-feira, 28 de novembro de 2008
by mail

Ora faz favor de dizer ...
quinta-feira, 27 de novembro de 2008

1 judicioso comentário
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Cavaco anda a meter-se num "labirinto" com as declarações sobre a "história" do BPN e da confiança no conselheiro de Estado, ex-seu-ministro e ex-administrador da SLN, dona do BPN.
Se confia, não tem que o dizer a ninguém; se não confia, também não. Aliás, no último caso, só tem mesmo é que agir ...!!!

Ora faz favor de dizer ...
A investigação criminal está instrumentalizada. E se não está, parece. A história do BPN, que rebentou agora, apesar de pelos vistos ser uma história conhecida há muito, é prova disso: a quem é que interessa que ela venha (só) agora a público? E que é quem se pretende que ela atinja? Porque é que em momentos eleitorais aparecem histórias destas? E porque é que entre eleições anda tudo adormecido?

Ora faz favor de dizer ...
terça-feira, 25 de novembro de 2008

Ora faz favor de dizer ...
segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Ora faz favor de dizer ...
Sindicatos já prepararam proposta de avaliação de professores para este ano Resumidamente vai ser assim: são todos "excelentes", uns mais outros menos (os sindicalistas, que não dão aulas, serão, naturalmente, "excelentíssimos") ...

Ora faz favor de dizer ...
O PS anda a ver se consegue "vingar-se" do "processo Casa Pia" e arranjar modo de envolver o PSD e Cavaco numa qualquer nebulosa judicial, que se arraste durante uns anos ...

Ora faz favor de dizer ...

Agora, é um "Magalhães" de 4 rodas ...

Ora faz favor de dizer ...
domingo, 23 de novembro de 2008
Os juízes decidiram rejeitar a participação dos magistrados em órgãos desportivos e em cargos de confiança política através da aprovação por unanimidade do compromisso ético, no congresso da Associação Sindical dos Juízes PortuguesesMas para quê tanto "cagaçal" por uma questão de "lana caprina"? Para os senhors juizes não participarem em órgãos desportivos e em cargos de confiança política, basta, tão simplsmente, que não os aceitem quando para eles forem convidados ou propostos.
Elementar, meu caro Watson....
Agora para isso não é precisos arrependimentos, autocríticas e juras colectivas ...
Se um juiz souber exactamente o que é ser juiz não precisa de apelar a juras colectivas para se conduzir de acordo com a ética e os valores que devem nortear o comportamento cívico e social de um magistrado. O mal é que cada vez mais há cada vez menos magistrados que os conhecem ...

Ora faz favor de dizer ...
Pedida inconstitucionalidade da ASAE. Mais que não seja, por evidentes razões de higiene e salubridade públicas ...

Ora faz favor de dizer ...
sábado, 22 de novembro de 2008
Hillary Clinton aceita cargo de chefe da diplomacia de ObamaResta saber até quando o gato se comportará como gato e não pretenderá ser ele o cão ...!!!
Ou seja: até quando durará este par?

Ora faz favor de dizer ...
sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Ora faz favor de dizer ...
Os sindicatos já ameaçaram que se a avaliação dos professores não for suspensa, os docentes poderão lançar mais tarde as notas dos alunos do 1.º período.
Pois é ...!!! Perante uma ameaça chantagista deste tipo, os professores acabam por merecer a forma como o governo os trata ...!!!
Afinal, no meio de tudo isto, que culpa ou interferência têm os alunos na forma como o governo pretende impor uma avaliação de desmpenho aos professores ...??? A avaliação também é culpa deles ...???
Ou será que os professores, para unicamente tutelar os seus interesses de classe, pretendem utilizá-los como "moeda de troca" ou "escudo humano"..???

Ora faz favor de dizer ...
quinta-feira, 20 de novembro de 2008
O folhetim BPN tem que "render", pelo menos, até às próximas eleições legislativas. Pelo menos é para isso que o PS está a trabalhar afincadamente ...
Veio mesmo a calhar: envolve gente do PSD e distrai o país da da crise que já se atravessa ...
Vai ser "lavar e durar" ...

Ora faz favor de dizer ...
A partir de agora os assuntos do ministério da educação são tratados pelo conselho de ministros ...

Ora faz favor de dizer ...
O problema de Queirós é que ainda não tem um Magalhães para fazer a "leitura digital" das jogadas e dos jogadores de futebol. Se tivesse, já ontem não tínhamos levado seis ...!!!
Além do mais o Magalhães é fácil de utilizar: se funciona com os assessores do primeiro ministro também há-de funcionar com Queirós ...

Ora faz favor de dizer ...
Já está ...!!! Acabou mesmo na meia dúzia ...!!!
(Volta, Scolari, estás perdoado ...!!!)

Ora faz favor de dizer ...
Por este andar, ainda vai passar a meia dúzia ...!!!

Ora faz favor de dizer ...
quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Ora faz favor de dizer ...
... o que é que são as palavras de Ferreira Leite comparadas com o facto de um jornal ecónomico de referência internacional classificar o nosso, perdão, o ministro das finanças do governo PS, como
o pior ministro das finanças de entre os 19 homólogos europeus da Finlândia, Alemanha, Luxemburgo, Suécia, Holanda, Eslováquia, França, Dinamarca, Grécia, Áustria, Polónia, Bégica, República Checa, Reino Unido, Itália, Hungia, Espanha, Irlanda e Portugal ...???
Saber isto - saber que se é governado pelo pior ministro europeu das finanças - não é muito mais grave e deprimente do que as "balhelhices" de Ferreira Leite...???

Ora faz favor de dizer ...
A petrolífera portuguesa Galp Energia baixou três cêntimos por litro o preço de referência do gasóleo e da gasolina, desde a meia-noite de hojeIsto apesar do preço do crude ter recuado para o valor mais baixo dos últimos dois anos.
Por este andar, já se está mesmo a ver que o preço do gasóleo nunca irá ficar abaixo de 1€/litro, tal e qual como o presidente da Galp "profetizou" há uns dias ...

Ora faz favor de dizer ...
Não haverá nas hostes laranjas um tipo qualquer que consiga fazer humor, fino, inteligente, irónico mas sem gafes, para ajudar a líder e dar-lhe umas dicas para os discursos, de modo a que as "piadas" dela não soem a "
boutades" um tanto ou quanto confrangedoras (não tanto pelo que disse, mas pela falta de articulação lógica) ...???

Ora faz favor de dizer ...
A Fenprof-Federção Nacional de Professores abandonou a reunião que decorria esta manhã no Ministério da Educação, em Lisboa, com a ministra da Educação, por esta se recusar a suspender o actual processo de avaliação de professoresOs sindicatos (ou seja, os comunistas) chegaram ao ponto onde queriam: inverter a correlação de forças.
Neste momento são eles que têm a força, são eles que controlam o processo e por isso, são eles que mandam.
A ministra, em declínio pré-comatoso, já só lá está para "andar a reboque" e balbuciar que a avaliação se mantém.
A avaliação - esta ou outra qualquer - já "foi para o galheiro".
Os professores continuam a fazer e a impor o que lhes apetece, apesar de dizerem que aquilo que fazem é ensinar.
Enquanto os sindicatos tiverem o poder que têm, designadmente no ministério da educação, teremos o sistema de ensino que temos - que para pouco ou nada serve - e cada vez mais, quem por lá passa, sairá ignorante e inculto, mas cheio de prosápia.
Agurademos para ver como se vai desenrolar o "funeral" desta novela governamental ...
Uma nota para futuros governantes: os sindicatos não estão lá para ajudar; estão lá apenas para destruir o futuro e mantar o
status quo (o que significa também manter as prebendas dos líderes sindicalistas...). Quando se negoceia com os sindicatos, ou se têm razão lógica e sustento material mas também formal para as medidas a tomar, de modo que não existam "pontas soltas", ou eles irão arranjar um pretexto para destruir o que se pretenda fazer.
Para negociar com sindicatos, é preciso mantê-los nas baias. Os sindicatos são como os crocodilos. Quem pense que dando-lhes um braço, consegue salvar o resto do corpo, engana-se. Depois de provar o braço, o crocodilo comerá o resto...!!!

Ora faz favor de dizer ...
O vice-presidente da bancada socialista considerou «estranho que o argumento invocado» por António Vitorino para considerar legitima a audição de Dias Loureiro seja «limpar a sua imagem».Portanto o PS só não quer ouvir Dias Loureiro porque pretende que ele continue com a imagem suja ...!!!
Ou seja: o partido maioritário no orgão de soberania que aprovou a lei que nacionaliza um banco, nacionalização essa cujas razões passam pela alegada actuação ilegítima e ilegal dos seus gestores, gestores entre os quais está um que se pretende explicar no parlamento satisfazendo a vontade de vários partidos da oposição, esse partido maioritário está ants apostado em que esse gestor mantenha a sua "imagem suja", "coza em lume brando", continue sob suspeição, tendo ou não "culpas no cartório" ...
Mas ouvi-lo é que não ...!!!, pois que assim podia tornar-se claro que ele nada teve a ver com actuações menos claras e depois perdia-se o efeito pretendido ...
Enfim, mesquinhez e falta de carácter ...
Em matéria de branqueamento, curiosamente, há um conhecido socialista que usou há bem pouco tempo o seu reingresso no parlamento como deputado como prova da sua inocência e para limpar a sua imagem ...

Ora faz favor de dizer ...
terça-feira, 18 de novembro de 2008

Ora faz favor de dizer ...
Numa classificação dos ministros das finanças de 19 países europeus efectuada pelo
Financial Times o "portuguesinho" teixeira dos santos ficou classificado num "honroso" 19º lugar...!!!
"Brilhante", portanto ...!!!

Ora faz favor de dizer ...
A Plataforma Sindical dos Professores rejeitou hoje a hipótese de se criar uma "comissão de sábios" para negociar o processo de avaliação dos docentes, como propôs ontem o socialista António VitorinoNão se tenha qualquer dúvida: o que os sindidatos e os professores (pelo menos, os mais "manhosos") querem é não ter - nunca ter - avaliação nenhuma ...!!!
Para Mário Nogueira, a negociação tem de ser feita sempre entre os sindicatos e o Ministério da Educação, apesar de reconhecer a importância de se conhecer a opinião de especialistasA chantagem sempre foi a arma dos sindicatos (designadmente dos controlados pelo PCP). Os sindicatos "apropriam-se" do poder dos professores como grupo profissional e os professores ficam inelutavelmente nas suas maõs, sem nunca conseguirem verdadeiramente controlar os sindicatos e as suas exigências.
E assim os sindicatos negociando directamente com o ministério podem "negociar" "vontades" e "posições" dos professores que não são mais do que imposições sindicais determinadas unicamente por estes.
Enquanto não for retirado aos sindicatos o poder de arruaça ou eles voluntariamente se reformularem vamos ter sempre um sindicalismo tipo "luta de classes" ...

Ora faz favor de dizer ...
segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Aquilo nos prós&contras está animado. Só que ainda não se conseguiu perceber bem porque razão é que a "escolhida" foi a liscont/mota-engil ...
Agora está um jurista a defender a razão da prorrogação da concessão à liscont dizendo que a solução foi óptima: quase no fim da actual concessão, o governo diz que quer reformular o terminal e para não ter que fazer cessar a concessão imediatamente (só acabava em 2015), prorroga a concessão do actual concessionário (que por acaso, mas só por acaso, é uma empresa do grupo mota-engil do jorge coelho) até 2047 (...!!!) e "obriga-o" a fazer umas obritas de uns milhões ....
E já se está mesmo a ver: o concessionario não tem interesse nenhum no negócio, mas por "amor à patria", aceita ficar mais 30 anos a movimentar contentores, apesar daquilo não dar lucro nenhum ...

Ora faz favor de dizer ...
Aí está:
A Plataforma Sindical de Professores marca greve nacional para 3 de Dezembro e paralisações regionais para 9, 10, 11 e 12 do mesmo mês.
Estes protestos só vão ser desmarcados se o Ministério da Educação suspender o processo de avaliação de desempenho.
Os sindicatos conseguiram o que queriam: "encostar a ministra à parede" forçando-a à suspensão (
sine die) da avaliação dos professores e "iniciar negociações", ou seja começar com "paleio para boi ouvir" e nunca mais haver avaliação dos professores.
E não se escusam em chantagear, ameaçando fazer
greve na semana das avaliações dos alunos.
Esta é a qualidade do sindicalismo reinante - não se olhe a meios para atingir os privilégios ...!!!

Ora faz favor de dizer ...
Já não se percebem as posições do ministério da educação em matéria de avaliação de professores.
Primeiro impõe, sem qualquer contemplação ou intuito negocial, nem tão pouco se detendo em questões de razoabilidade ou mero bom senso.
Depois vem uma contestação imensa, onde no meio da razão há carradas de demagogia e controleirismo sindical - o ministério não cede, mas também não deixa de ter um discurso de afrontamento.
Agora, perante a onda que se levanta, o "valentão" do
ministério admite negociar ...
Os sindicatos, já admitem espalhar o "terror" nas escolas, mesmo que seja à custa dos alunos (não lhes dando notas ...).
Ontem, domingo, a ministra já havia assinado um despacho, por causa do efeito na avaliação das faltas justificadas dos alunos que lhe atiram ovos ...
O ministério da educação está mesmo a "ir de mal a pior" ...

Ora faz favor de dizer ...
O deputado socialista Manuel Alegre considerou que «dificilmente» integrará as listas do PS nas eleições legislativasPerante uma destas, adivinha-se a resposta do PS: mas alguém o convidou ...???
Na verdade o nosso poeta Alegre "não "anda" nem sai de cima" ... Se não quer integrar as listas do PS, se para isso, a seu tempo for convidado, diz que não quer ...
Agora ameaçar que não integrará listas que nem sequer estão em formação é mesmo prosápia: é considerar que, à partida, tem nelas assento por direito próprio e que outra coisa não pode ser.
Convém que ele se lembre que tem sido a sua presença na Assembleia da República, como deputado, e as posições e os votos que aí tem assumido contra o PS que lhe têm dado projecção mediática e alguma capacidade de intervenção.
Mas se/quando deixar de ser o "vieillard térrible" do PS na Assembleia, onde é que irá ter palco para as suas declarações ...???

Ora faz favor de dizer ...
Para renovar o vínculo com o Manchester, Cristiano Ronaldo pretende ser o jogador mais bem pago do mundo e vai pedir aos 'red devils' algo como 200 mil euros... por semana, 800 mil euros por mês.
É curiosa a natureza humana: perante isto, os mesmos que verberam os funcionários públicos por ganharem "bem demais" são capazes de aplaudir e apoiar o salário reivindicado por Ronaldo ...
Ainda que aquilo que Cristiano Ronaldo pretenda ganhar numa semana - ou seja em sete dias -seja o que muitos funcionários públicos (não) ganham numa vida de trabalho - no mínimo 36 anos de serviço, se não mais ...
O mundo é mesmo cão ...!!!

Ora faz favor de dizer ...
Parece que a
ministra da educação assinou a um domingo um despacho sobre o regime de faltas dos alunos. Não se percebe, porém, tão imperiosa urgência.
Acontece que por ser domingo, não estava nenhuma escola aberta. Vai daí, ao que parece, o despacho foi fornecido aos meios de comunicação social, para divulgação ...
Mas para quê esta urgência? Para quê despachos ao domingo? O que de tão grave assim estava em causa?
Se em vez de tentar impor pela força regras pouco razoáveis e depois correr a rectificá-las ao fim-de-semana, presionado pelas manifestações de rua, o governo se preocupasse em actuar de forma segura, mas com a serenidade e razoabilidade de quem se move ponderadamente por critérios adequados e justos, talvez não se estivese a assistir agora a este "salsifré" na educação.
Mas o governo, valendo-se da maioria absoluta, tomou ganas de ditador, impondo regras com a urgência de quem quer mudar o mundo de um dia para o outro ...
Ora, com razão ou sem razão, uma atitude destas deu no que deu ...

Ora faz favor de dizer ...
O preço do petróleo tem "caído" às catadupas; o preço dos combustíveis
vai baixando às "pinguinhas" ...
Isto é que deve ser a falada "formação do preços" ....

Ora faz favor de dizer ...
Afinal os "publicanos" da nossa administração fiscal têm que cobrar não 300 euros/dia mas sim
3.000 euros/dia, até ao final do ano.

Ora faz favor de dizer ...
domingo, 16 de novembro de 2008

Ora faz favor de dizer ...
É por demais evidente que a manifestação que reuniu mais de cem mil professores em Lisboa não resulta apenas do poder de mobilização dos sindicatos. Não fosse o sistema de avalição dos professores e o descontentamento que gerou e essa seria uma entre as outras muitas (pindéricas) manifestações sindicais.
Mas é evidente que os ensinamentos do PCP não se esquecem: há que fazer
reverter para os sindicatos a mobilização daquela manifestação para demonstar um poder e representatividade que eles efectivamente (e felizmente, pelo menos estes sindicatos que existem para aí) não têm, mas que não desistem de querer aparentar ...

Ora faz favor de dizer ...
sábado, 15 de novembro de 2008
Uma das revelações surgidas após a vitória de Barack Obama na corrida para a Casa Branca foi que Sarah Palin não sabia onde era África. Pois bem, agora sabe-se que tudo isso é mentira, tendo sido inventado por um blog criado por uma personagem que não existe na realidade.
(via
Portugal Diário)
É curioso como quando surgiu a notícia, a "boa imprensa" e os esquerdalhos do costume foram logo atrás dela com um riso alvar e verberando Sarah Palin - para combater os conservadores são legítimos todos os métodos - mesmo os inadmíssiveis ...
Agora que já se sabe que a notícia foi uma completa farsa, ainda não se ouviu ninguém da costumeira esquerda a verberá-la.
Aliás, para a esquerda, o facto da notícia ser falsa pouco importa; o importante é que ele serviu para os seus propósitos ...

Ora faz favor de dizer ...
sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Ora faz favor de dizer ...
quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Ora faz favor de dizer ...
Com tantas e repetidas "trapalhadas" com o governo, não acontece nada ...???

Ora faz favor de dizer ...
quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Ora faz favor de dizer ...
Ana Jorge desconhece montante da dívida do Ministério da SaúdeMas qual a relevância? Não é a ministra que tem que efectuar os pagamentos ...!!!
Por outro lado, já "houve" um político que tabém não sabia o valor do PIB português e ainda assim foi primeiro ministro ...
Aliás, em matéria de números, é tudo uma questão de contas ...

Ora faz favor de dizer ...
Do Parlamento continuam a chegar (em directo, via TV) as explicações do governador do Banco de Portugal, mas não parece alguém vá ficar a perceber grande coisa sobre a "bronca" (leia-se "nacionalização") do BPN...

Ora faz favor de dizer ...
No Parlamento, decorre "animadamente" a audição ao Governador do Banco de Portugal ...!!!
Mas que raio de horas para um Parlamento funcionar ...!!!

Ora faz favor de dizer ...
terça-feira, 11 de novembro de 2008

Ora faz favor de dizer ...
Curioso. Em Abril
escreveu-se aqui o seguinte:
O Ministério da Educação (ME) recuou pela primeira vez em três anos. Um passo, mas pequeno. O “entendimento” conseguido entre os sindicatos e o Ministério é importante para os professores “mas não resolve as questões de fundo, pelo que deverá manter-se uma forte acção sindical e reivindicativa”, garante a Plataforma Sindical dos Professores (PSP), numa moção preparada para o “Dia D”
Estão quase a conseguir o que queriam: "arranjar" um sistema de classificação em que todos sejam muito bons - ou seja, o que vai dar ao mesmo, um sistema de nenhuma classificação ...
No Estado há varios grupos profissionais, que por uma razão ou outra - sempre razões muito essenciais e determinantes - conseguem regimes de privilégio e excepção ...
Agora, sete meses depois e perante as declarações que aprecerem na comunicação social (designadamente na televisão) a quando da gigantesca manifestação dos profesores do último fim de semana, não há nada que enganar: o que os professores querem é (mesmo) não ter nenhuma avaliação. Diga-se o que se disser ...

Ora faz favor de dizer ...
segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Ora faz favor de dizer ...
domingo, 9 de novembro de 2008
O problema:
Júlio Pedrosa, ministro de António Guterres, Rui Alarcão, mandatário de Mário Soares, e Adriano Pimpão, ex-dirigente do PS, assinaram com mais 13 ex-reitores de universidades públicas uma carta ao Presidente da República e ao primeiro-ministro.Na carta, que ontem chegou às mãos do chefe do Governo e de Cavaco Silva, apela-se "a uma revisão da actual política de financiamento, por forma a assegurar a autonomia e o funcionamento regular das instituições". Trocado por miúdos, antigos responsáveis estão a sublinhar os avisos que os reitores têm vindo a fazer: os dinheiros públicos fixados para 2009 não são suficientes, apesar de estarem disponíveis mais €90 milhões. É que as despesas vão aumentarA resposta para o problema:
O ministro da Inovação e do Ensino Superior, Mariano Gago, admitiu este domingo que existem maus gestores nas universidades públicas, mas disse manter total confiança na gestão autónoma destas instituições de ensino superiorEm resumo: o Estado (leia-se, o governo) dá cada vez menos dinheiro - ou melhor, nem sequer dá o dinheiro mínimo - às Universidades públicas (aquelas que devem ser financiadas com os nossos impostos, que é para isso que eles são cobrados).
Exige-lhes, contudo, que elas desenvolvam uma cada vez mais alargada actividade, mas que obtenham receitas para essas despesas - tal como as universidades privadas.
E elas, que remédio, melhor ou pior, lá o vão fazendo.
Mas quando um conjunto não dispiciendo de ex-reitores (de universidades públicas)
vem dizer que as Universidades públicas não têm dinheiro, o ministro "resolve o problema" dizendo que as universidades têm
maus gestores, parecendo esquecer que os gestores das Universidades são, em última análise, os seus reitores.
Portanto o que o senhor ministro quis dizer foi que as Universidades públicas têm tidos (passado e presente) maus reitores ...
Porém, reitor é coisa que não consta que o senhor ministro tenha sido alguma vez na vida.
Que se saiba foi só ministro ...

Ora faz favor de dizer ...
Intervindo no XIII Congresso Distrital do PS de Coimbra, José Sócrates considerou “lamentável o oportunismo dos partidos”, que “devem servir para defender o interesse do geral do país e não para se colarem a reivindicações corporativas na esperança de ganhar uns míseros votos”."Míseros votos". É assim que o primeiro ministro considera e classifica os votos dos professores:
míseros votos."Pobre e mal agradecido" (para além de "arrieiro", o que já se tornou um hábito).
Quem o viu (na campanha eleitoral) e quem o vê (agora): a fazer juras e promessas (na campanha) só para ganhar uns ("míseros") votos e das quais logo se esqueceu (até agora ...) assim que foi eleito ...
Aliás, os votos dos professores manifestantes só são "míseros" porque servem à oposição, ainda que por culpa exclusiva do governo. Se a manifestação fosse de apoio ao governo será que o primeiro ministro também considerava "míseros" os votos desses manifestantes?

Ora faz favor de dizer ...
sábado, 8 de novembro de 2008
Parece que o governo faca à má experiencia com o novo sistema de avaliação dos docentes do ensino secundário, designadamente pelas reacções, críticas e resistências à sua aplicação que tem desencadeado, e temendo idêntica reacção dos docentes do ensino superior, em especial do universitário, se lhes aplicar, "sem anestesia", um método idêntico, optou por uma táctica diferente: ainda não criou esse sistema; mas para ir habituando os docentes unversitários à ideia e evitar confrontos directos, resolveu experimentar a sua reacção na (proposta de) Lei do Orçamento para 2009.
Segundo ele, os docentes do ensino superior universitário só mudam de nível salarial (ou seja, só progridem nos escalões) de acordo com as regras estabelecidas para as carreiras do regime geral, não obstabte constituirem um corpo especial e terem um regime jurídico específico.
O que implica que esses docentes vão (ter que) ser todos clasificados, relativamente aos últimos cinco anos, para efeitos de mudança de nível salarial, através da atribuição de 1 ponto, correspondente a uma clasificação de Bom.
Se não concordarem com essa classificação "retroactiva", vão ter que requerer uma "ponderação curricular", a afectuar nos termos do SIADAP, relativamente ao esses anos (sendo certo, porém, que o ECDU não prevê qualquer avaliação de desempenho a afectuar nestes moldes), tal e qual como qualquer cantoneiro, assistente administrativo ou fiscal técnico do obras (nas designações "sobreviventes" até ao proximo dia 1 de Janeiro) ou qualquer dos noveis assistentes técnicos e assistentes operacionais ...
Para aplicar estas determinações, nada melhor que os serviços administrativos de recursos humanos da universidades.
Com isto o governo consegue "matar vários coelhos": são esses serviços que ficam com odioso da questão e aturam as reclamações sem, contudo, terem poderes para fazer outra coisa ou proceder e diferente forma; os docentes que quiserem melhorar um pouco (muito pouco, mesmo ...) a sua remuneração mensal (pela subida de escalão) "sujeitam-se" a ser "SIADAPadaos"; os que não se sujeitarem não recebem; entretanto, e de todo o modo, o governo "habituou" os docentes, de forma "administrativa" ("habituação" a que, pelos vistos, todos se têm que "habituar" enquanto este governo for "habitual") à sua sujeição ao SIADAP, como qualquer carreira do regime geral.
Depois já nem é preciso negociar qualquer regime. É só o governo pôr em letra de lei a extensão do SIADAP aos professores universitários e considerá-los como (mais) uma carreira do regime geral (ou quase ...), consumando o que anteriormente foi "administrativamente" imposto...
E pronto! Está feito ... Sem incómodos e manifestções ...!!!

Ora faz favor de dizer ...
O sistema de ensino está uma completa bandalheira ...
A segurança das escolas raia a anarquia ...
A aprendizagem é uma verdadeira miragem ...
O conhecimento é para estúpidos que os outros já sabem tudo ...
Os professores manifestam-se para defender os seus "direitos" (leia-se "previlégios") e contestar a avaliação (leia-se
não querem avaliação ou querem uma que não classifique nada) ...
Os nossos jovens estão cada vez com melhores notas, mas cada vez mais mal preparados e mais ignorantes ...
A solução para a iletaracia e a falta de escolaridade é o RVCC, ou seja, atribuir graus de ensino pela quantidade de ignorância revelada ...
A ministra, essa, continua a evitar a realidade, preferindo impor a sua "mistificação" de ensino ...
O país, esse, caminha alegremente para o "buraco" ...!!!

Ora faz favor de dizer ...
Em vez de nomes avulsos, vamos ter um
anúncio "a granel" ...
Enfim ... Modos de fazer política ...

Ora faz favor de dizer ...
sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Ora faz favor de dizer ...
quinta-feira, 6 de novembro de 2008
A Assembleia Legislativa Regional da Madeira é uma verdadeira "invenção dos deuses"...
O PSD tem nela maioria absoluta. Até aqui nada de anormal. O probleama é que os deputados que lá estão ... não deviam estar. Não por não terem sido eleitos, mas sim porque não têm a mínima categoria para o efeito. A começar pelo líder da bancada parlamentar da maioria.
A partir daqui tudo passa a ser possível e tem sido possível. O PSD comporta-se como capataz da ALR, abusa do seu poder, determina o que não pode e chega mesmo ao cúmulo de
impedir que um deputado, legitimamente eleito, possa entrar no edifício.
Enfim, ideosincrasias insulares ...

Ora faz favor de dizer ...
Que saudades eu já tinha
da minha alegre casinha
tão modesta como eu.
Como é bom, meu Deus, morar
assim num primeiro andar
a contar vindo do céu. O meu quarto lembra um ninho
e o seu tecto é tão baixinho
que eu, ao ir para me deitar,
abro a porta em tom discreto,
digo sempre: «Senhor tecto,
por favor deixe-me entrar.»
Tudo podem ter os nobres
ou os ricos de algum dia,
mas quase sempre o lar dos pobres
tem mais alegria. De manhã salto da cama
e ao som dos pregões de Alfama
trato de me levantar,
porque o sol, meu namorado,
rompe as frestas no telhado
e a sorrir vem-me acordar.
Corro então toda ladina
na casa pequenina,
bem dizendo, eu sou cristão,
“deitar cedo e cedo erguer
dá saude e faz crescer”
diz o povo e tem razão.
Tudo podem ter os nobres
ou os ricos de algum dia,
mas quase sempre o lar dos pobres
tem mais alegria.
Música: António Melo
Letra: Silva Tavares
Cantada por Milú (1926-2008) no filme Costa do Castelo

Ora faz favor de dizer ...
quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Ora faz favor de dizer ...
(by mail)
O Migalhães Lá vem pelo avelar
O filho do Zé João
Vem do centro escolar
Cansado de palmilhar
A caminho da povoação
Não há médico na aldeia
E a antiga escola fechou
Não tem carne para a ceia
Nem petróleo para a candeia
Porque o dinheiro acabou
O seu pai foi para França
Trabalhar na construção
E a mãe desta criança
Trabalha na vizinhança
Lavando pratos e chão
Mas o puto vem contente
Com o Migalhães na mão
E passa por toda a gente
Em alegria aparente
De quem já sabe a lição
Um senhor muito invulgar
Que chegou com mais senhores
Veio para visitar
O novo centro escolar
E dar os computadores
E lá vem o Joãozinho
No seu contínuo vaivém
Calcorreando o caminho
Desesperando sozinho
À espera da sua mãe
Neste país de papões
A troco de dois vinténs
Agravam-se as disfunções
O rico ganha milhões
E o pobre...Migalhães

Ora faz favor de dizer ...
No dia seguinte à eleição de Obama, as bolsas voltam a cair ...

Ora faz favor de dizer ...
Resta ver, daqui em diante, em que é que isso se materializa politicamente, porque até à data não há grandes certezas sobre o que quer que isso seja ou signifique ...

Ora faz favor de dizer ...
Nos próximos tempos os democratas americanos (e os "esquerdalhos" espalhados por todos o mundo, que aplaudiram entusiasticamente a sua vitória) não vão mais poder "atirar à cara" de ninguém que a culpa dos males do mundo e da sua própria casa é dos republicanos.
Neste momento o presidente eleito é democrata e os democratas têm maioria absoluta no Senado e na Câmara dos Representantes ... Ou seja,
controlam todos os órgãos superiores do estado americano.

Ora faz favor de dizer ...
Barack Obama venceu as eleições presidenciais de 2008, tornando-se no 44º Presidente dos Estados Unidos da América, ao conquistar mais de 330 votos eleitorais, ou seja, mais do dobro das representações conseguidas pelo seu adversário republicano no colégio eleitoral.Dito assim até parece que McCain levou uma abada. Mas conhecendo-se o sistema eleitoral americano para as presidenciais, as coisas não são bem assim.
Nesse sistema os eleitores votam para um colégio eleitoral, elegendo "grandes eleitores" por estado. O candidato que ganhe num estado - nem que seja por um voto - elege todos os "grandes eleitores" desse estado. Os estados mais populosos elegem mais grandes eleitores e os estados menos populosos elegem menos. Os votos do candidato perdedor são votos perdidos, não contam para nada.
Portanto o numero de "grandes eleitores" de uma candidato no colégio eleitoral não representam a sua proporção nos votos obtidos a nivel nacional, ou seja em todos os estado - representam sempre mais.
Se formos analizar os votos que cada candidato teve, as coisas já não são tão "alegres" para Obama. Assim,
neste momento, Obama tem 62.198.805 votos, correspondendo a uma percentagem de 52% do total dos votos naconais e McCain tem 55.204.460 votos, correspondendo a uma percentagem de 47% dos votos nacionais.
Ora aqui já não se verifica a triunfante vitoria de Obama com mais do dobro dos votos do adversário ..

Ora faz favor de dizer ...
... apesar de Bush
... apesar da "má imprensa"
... apesar da "má vontade" de meio mundo mais outro meio
... apesar do "esquerdismo" modernista
... apesar de Palin e das campanhas contra Palin
... apesar do Iraque
... apesar da crise financeira e de uma "culpa" que lhe era atribuida mas que não podia ser sua
... apesar da "racismo negro" e da "moda" Obama
... apesar de tudo, McCain não foi esmagado, nem nada que se pareça ...!!!
E o que é certo é que a América está/continua dividida ao meio - digam o que disserem.

Ora faz favor de dizer ...
Parece que o sistema de "cheks and balances" vai andar um pouco "torto" nos próximos tempos: as projecções dão também aos democratas maioria de controle (absoluta) no Senado.
Nos Representantes as coisas também podem ter o mesmo caminho ...

Ora faz favor de dizer ...
...se todo o mundo está interessado nas eleições americanas; se toda a gente dá "bitaites" sobre os candidatos e os resultados; se mesmo aqueles que vituperam o "imperialismo americano" gostavam que ganhasse o Obama, como se ele fosse chinês, estivesse a ser eleito presidente da patagónia e ganhasse para combater esse "imperialismo"; se todo o mundo mete o "bedelho" nestas eleições, porque razão é que não se pede à América que deixe esta malta toda votar nas suas presidenciais ...???
É que talvez assim, em vez de termos que ouvir montanhas de comentadores e comentários só ouvíssemos as "projecções" do Oliveira e Costa ...!!!

Ora faz favor de dizer ...
Está tudo muito "histérico" com as eleições americanas ...

Ora faz favor de dizer ...
terça-feira, 4 de novembro de 2008
«
Com Pinto da Costa nem morto treinava o FC Porto»,
diz Manuel José

Ora faz favor de dizer ...
Não deixa de ser curioso o facto da
proposta de lei de nacionalização do BPN apresentada na AR, e que vai ser discutida a "mata cavalos", trazer em anexo, um "regime juridico da apropriação publica por via da nacionalização" que sendo o diploma fundamental, é contudo aprovado como anexode um outro onde se concretiza uma nacionalização.
Certo é que nesse anexo é previsto que a nacionalização seja efectuada por decreto regulamentar, sem mais ...
Dá a impressão que a nacionalização do BPN foi o pretexto para ser aprovado, "em anexo" o regime jurídico das nacionalizações (à luz do qual deveria ser feita essa nacionalização) sem dar tempo a grandes discussões ...

Ora faz favor de dizer ...
Como seria o resultado (das sondagens) das eleições americanas se o candidato democrata fosse um branco?

Ora faz favor de dizer ...
Há outras variações sobre o mesmo tema. Se Obama perder é porque os americanos são racistas. Se McCain ganhar é porque o povo americano é estúpido. Se Obama ganhar é porque o povo americano que era estúpido quando elegeu Bush se tornou inteligente.

Ora faz favor de dizer ...
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
É evidente que ninguém percebeu a "táctica" do Banco de Portugal no caso do BPN: O Banco de Portugal estava fartinho de saber, há que séculos ...!!!, o que lá se passava, oh, oh, ...!!!, mas deixou "enterrar" bem o banco para agora o governo o poder nacionalizar bem nacionalizadinho ...!!!
"Tá" feito ...!!!

Ora faz favor de dizer ...
Entre que diz o ministro das finanças ou o governador do Banco de Portugal ou o governo inteirinho sobre o BPN, por um lado, e
o que afirma Miguel Cadilhe, por outro (goste-se ou não da sua atitude e da sua presunção), é do mais elementar bom senso acreditar em Cadilhe ...
É que não há comparação possível ...

Ora faz favor de dizer ...
O "apoiante Obama" ao serviço da SIC, Luis Costa Ribas, esteve em directo dos States, a pretexto de um comentário para a estação televisiva, a fazer mais um comício a zurzir em Palin e nos republicanos ...

Ora faz favor de dizer ...
E o homem (que, sem ninguém lho pedir, tinha prometido estar calado até 2009)
não se cala de forma nenhuma ...
Já parece mal ...!!!

Ora faz favor de dizer ...
Mas os bancos (as sociedades bancárias) não têm um regime legal estrito, Conselho Fiscal, auditorias, ROC's, autoridade fiscalizadora e reguladora (Banco de Portugal) ...???
Então se têm, porque razão é que depois têm que ser "nacionalizadas" ...???

Ora faz favor de dizer ...
domingo, 2 de novembro de 2008

Ora faz favor de dizer ...
O Governo aprovou hoje um conjunto de medidas para liquidar, a curto prazo, as dívidas do Estado às empresas, num montante global de 2450 milhões de euros.
Daqui se conclui que se não fosse a crise da economia e das empresas, o Estado não tinha qualquer intenção de pagar os seus calotes nos tempos mais próximos ...
Não tinha intenção de pagar
nem tinha dinheiro para o fazer, pois que vai recorrer à divida pública. O que, justificadamente, nos leva a considerar que o Estado faz gastos sabendo de antemão que não tem dinheiro para os pagar ...

Ora faz favor de dizer ...
Com a história da "nacionalização" do BPN, o Banco de Portugal (e o seu presidente Constâncio) veio, mais uma vez, demonstrar que não conseguiu nem consegue desempenhar a sua função de entidade reguladora bancária.

Ora faz favor de dizer ...
O (Obama) Hamilton é campeão de fórmula 1 ...

Ora faz favor de dizer ...
O BPN está em vias de ser nacionalizado. A naconalização resulta do facto de apresentar avultadas perdas, por causa de arriscadas operações efectuadas, que não tiveram sucesso.
Ora aqui está uma situação exemplar: o tipo de actuações dos gestores bancários, como as que conduziram à "quebra" do BPN, deve ser entendido como uma causa directa da crise ou como uma sua consequência ?

Ora faz favor de dizer ...
sábado, 1 de novembro de 2008
Luis Costa Ribas, reporter que cobre as eleiçõs nos Estados Unidos, está na SIC Notícias a fazer campanha por Obama ...
É que se não está a fazer campanha, parece mesmo: tem-se farto de criticar e zurzir em Sarah Palin ...

1 judicioso comentário
Governo promete pagar mais rápido às empresasPor isso é que, na
proposta do Orçamento para 2009, o governo estabeleceu diversas cativações nos orçamentos dos serviços: decerto que com menos dinheiro os serviços pagam mais rapidamente ...

Ora faz favor de dizer ...