sábado, 31 de maio de 2008

Ora faz favor de dizer ...
O "concerto" da Amy Winehouse foi demasiado "tascoso" ...!!!

Ora faz favor de dizer ...

É estranho que o primeiro ministro, que "está em todas", não tenha estado também no anúncio do último "Barca Velha" ...
Nem que fosse só para "compor" o seu "portfólio" de inaugurações ...

Ora faz favor de dizer ...
Visto que o crude já baixou cerca de dez dolares o barril,
a Galp vai baixar os preços do gasóleo e da gasolina em 1 cêntimo, a partir da meia-noite de hojeComo se nota, os preços dos combustíveis acompanham sempre a subida e descida do preço do crude ...!!!

Ora faz favor de dizer ...
sexta-feira, 30 de maio de 2008

Ora faz favor de dizer ...
Ontem, no debate no Parlamento, e face à troca de "mimos" entre o primeiro ministro e Louçã, que nada adiantaram, nada esclarecerem, mas serviram mais uma vez para mostar o (baixo) nível da política, vem à lembrança uma intervenção de Francisco Lucas Pires também na AR.
O Sr. Lucas Pires (CDS): - Sr. Presidente, Srs. Deputados: Eu desejava dizer ao Sr. Deputado Vital Moreira que eu falo para quem fala e não para quem berra. É talvez por isso que o Sr. Deputado não me compreendeu inteiramente.Hoje, à falta de ideias e do seu debate, "berra-se" para dar ideia que se pensa e de que se discutem ideias ...

Ora faz favor de dizer ...
quinta-feira, 29 de maio de 2008

Ora faz favor de dizer ...
Hoje a gasolina não subiu de preço ...

Ora faz favor de dizer ...
"Hoje ainda não se verificaram aumentos dos combustíveis" ...
ou
"Esta manhã os combustíveis não aumentaram" ...
ou
"Os combustíveis já não aumentam há duas horas" ...
ou
"Nesta manhã, os combustíveis mantêm os preços de ontem à noite" ...

Ora faz favor de dizer ...
quarta-feira, 28 de maio de 2008

Ora faz favor de dizer ...
É desta que os combustíveis vão descer de preço ...!!!
Preço do petróleo cai quase nove dólares devido ao abrandamento do consumo Agora é que as refinadoras e gasolineiras vão provar que a "formação" dos preços dos combustíveis não tem nada de estranho e que a especulação (não se sabe por quem) também anda "metida no negócio"...!!!

Ora faz favor de dizer ...
terça-feira, 27 de maio de 2008

Ora faz favor de dizer ...
domingo, 25 de maio de 2008

Ora faz favor de dizer ...
Vitalino Canas, porta-voz do PS, considera que a expressão «socialista de meia-tigela», aplicada a José Sócrates pelo candidato à liderança do PSD, Santana Lopes, é de «baixíssimo nível». Não deixa de ser de realçar e aplaudir este incómodo. Espera-se portanto que o primeiro ministro passe a ter um pouco mais de modos e de trato sempre que discursa no Parlamento ou se dirige a deputados que o interpelem ...
É que, por vezes, são confrangedores os modos rudes com que o faz ...

Ora faz favor de dizer ...
Perante as hordas provindas dos mais recônditos lugares do país que acorrem a Viseu para ver a selecção nacional - como se isso fosse a coisa mais relevante e marcante de uma vida - não se pode dizer que os combustíveis estejam caros ou que o país esteja a atravesar uma grave crise.
Razão tinha Juvenal:
panem et cirsenses ...

Ora faz favor de dizer ...

O festival "Eurovisão" da Canção foi um festival de ex-paises URSS a votar na Rússia.
Perante a abrangência de países que os festival ostenta hoje, porque é que não hão-de concorrer também a China, a(s) Coreia(s) ou mesmo o Japão ...???
Curiosos, também, a classificação final de Inglaterra e da Alemanha. As coisas mudaram mesmo ...

Ora faz favor de dizer ...
sábado, 24 de maio de 2008
O Chelsea despediu este sábado o treinador Avram Grant, apenas oito meses depois de o israelita ter substituído o português José Mourinho no comando da equipaE até nem foi ele que falhou os penaltis da final da "champions"...!!! Fará se tivesse sido ...!!
Certo é porém que o homem chegou ao Chelsea disposto a "apagar" a imagem (e a "mítica") de Mourinho.
Oito meses depois "apagam-no" a ele ...!!! É a vida ..!!!

Ora faz favor de dizer ...
Galp volta a subir gasóleo e gasolina Afinal o anunciado aumento que tinha sido engano não foi engano. Foi apenas um "compasso de espera" (para permitir a primazia ao aumento da BP...). Assim já não se nota tanto ...!!!
Fica assim provado que a "formação" do preço dos combustíveis nada tem a ver com o preço do "crude" ou do "brent".
Quer este suba ou
desça, o preço dos combustíveis, esse, sobre sempre ...!!!

Ora faz favor de dizer ...
Depois da entrevista aos quatro candidatos (que são três ...), os militantes do PSD devem ter ficado completamente esclarecidos em quem vão votar.
Se pudessem, era no Prof. Cavaco ...!!! À falta dele,
vai ser na Prof. Manuela ...!!!

1 judicioso comentário
sexta-feira, 23 de maio de 2008
Depois de, no auge do desastre, os governantes da Birmânia, terem obstinadamente recusado a entrada de estrangeiros das agências humanitárias, contribuindo assim para uma degradação das já pessimas condições de sobrevivência das populações afectadas pelo ciclone, finalmente acabam por
permitir a entrada de todos os estrangeiros das organizações humanitárias.
No dealbar deste (já um tanto conturbado) século XXI, há qualquer coisa de temporalmente deslocado, sórdido e irracional na desconfiança dos dirigentes birmaneses perante a ajuda humanitária disponibilizada por todo o mundo.
Desconfiança e irracionalidade tanto mais incompreensível quanto não cede perante uma tragédia que atinge o seu país e o seu povo nem se demove perante os benefícios e auxilio que lhe poderia trazer.

Ora faz favor de dizer ...
quinta-feira, 22 de maio de 2008
A sorte das gentes servidas pela A25, a auto-estrada da Beira Interior, é que conseguem ter gasolina barata (sem ser à custa dos portugueses que não têm carro ...) em Espanha e auto-estradas sem portagens, SCUT, (à custa dos portuguess que não as utilizam nunca ...) em Portugal ...

Ora faz favor de dizer ...
O que terá levado a Galp a
anular hoje de manhã a (enorme) subida de preços dos combustíveis que tinha anunciado para ontem à noite?
Não se crendo que essa mudança de posição seja fruto da "mãozinha" de "alguém", só pode ter sido, assim, obra do Divino Espírito Santo ("de orelha") ...

Ora faz favor de dizer ...
Habituado a "encomendas", ontem no Parlamento, o primeiro ministro disse que o governo tinha "encomendado" à Autoridade da Concorrência um estudo sobre a subida do preço dos combustíveis ...
Parou de falar, respirou fundo e corrigiu: "solicitou" ...

Ora faz favor de dizer ...

Francisco Lucas Pires, um pensamento "antes do tempo" ...

Ora faz favor de dizer ...
quarta-feira, 21 de maio de 2008
«
Acha bem que quem não tem carro deva financiar o preço dos combustíveis? Eu não acho»
disse o primeiro ministro aos jornalistas1. Os combustíveis estão cada vez mais caros. À medida que aumentam de preço, o Estado cobra cada vez mais imposto (porque a tributação é
ad valorem, ou seja, é calculada com base numa percentagem incidindo sobre o valor a tributar).
Em finais de 2007, a quando da elaboração e aprovação do orçamento do Estado, as previsões de receitas originadas nas cobrança de impostos sobre os combustíveis assentavam em preços substancialmente mais baixos.
Neste momento o Estado está ver o volume de receitas dos impostos sobre os combustíveis a aumentar cada vez mais, ultrapassando assim o que tinha previsto no orçamento.
Se baixar os impostos sobre os combustíveis de modo a que arrecade a receita orçamentada não terá nenhum prejuizo o que significa que não obrigará os portugueses que não têm carro a sustentar os que o têm. Isto parece evidente.
A não ser que o primeiro ministro considere que os protugueses que têm automóvel são todos parvos ...!!!
2. Pela ordem de ideias do primeiro ministro, então quem não circula pelas SCUT, porque não tem automóvel, também não deve contribuir com os seus impostos para o seu financiamento ...!!!
Será que só há "pruridos" quando se trata de "financiar" o preço dos combustíveis?

1 judicioso comentário
O grande problema que, na magistratura, se levanta com a reforma do mapa judiciário é a
distribuição dos lugares de estacionamento dos automóveis nos tribunais ...

Ora faz favor de dizer ...
terça-feira, 20 de maio de 2008

Ora faz favor de dizer ...
Lucros da Galp caíram 8,4 por cento no primeiro trimestre.Afinal a Galp nem é a "má da festa" ... Os lucros até "cairam" ...!!! [atenção à leitura: "lucros" (não confundir com "prejuizos")...]
Já agora (só para comparar) seria bom saber quanto é que terão "caído" os "lucros" dos portugueses com o aumento dos combustíveis?

Ora faz favor de dizer ...
Depois do ministro da economia, também
o Presdiente da República está preocupado com o aumento dos combustíveis ...
Esta preocupação do Presidente não tem nenhum efeito útil, tal como a preocupação do ministro.
Mas dá algum conforto: já há duas pessoas que se preocupam com os portugueses ...

Ora faz favor de dizer ...
Cannnes demorou a dar a "palma de ouro" a Manuel Oliveira um tempo proporcional ao da duração dos planos dos filmes dele ...

Ora faz favor de dizer ...
Depois do parlamento ter abolido a taxa dos aluguer dos contadores (designadamente da água), as câmaras municipais - umas "máquinas" de gastar dinheiro e de "criar" receitas - inventaram a "
taxa de disponibilização de serviços de água"...
Não se percebe como é que as câmaras municipais ainda não inventaram uma "taxa pela felicidade de se poder pertencer a uma autarquia local" ou uma "taxa por disponibilização da existência dos serviços do município" ... Mas um dia destes ainda lá chegam ...!!!
Entretanto o "mexilhão"continua inelutavelmente agarrado à rocha, a "levar" com as ondas do mar e, agora, a pagar "taxas de disponibilização" ...

Ora faz favor de dizer ...
O ministro da Economia, Manuel Pinho, considerou hoje "muito preocupante" o aumento dos preços dos combustíveis e garantiu aguardar o estudo pedido à Autoridade da Concorrência para ter a certeza que "não existem factores anormais" a empolá-los.
Este "ministro" parece que ainda não percebeu o que se passa. Para além do funcionamento do mercado na formação dos preços dos combustíveis, existem depois factores perturbadores dessa formação, que agravam drásticamente ese aumento. E um deles é a carga fiscal.
Pensado para situações de normalidade na economia, o sistema de tributação dos combustíveis pressupunha uma evolução lenta dos preços, que possibilitasse a acomodação da economia ao aumento do preço, apostando apenas no aumento do consumo pela expansão da actividade económica.
Porém quando se verifica uma vaga de aumentos sucessivos de preços concentrada num curto espaço de tempo, essa tributação apenas serve para potenciar esse aumento. Na verdade, sendo uma tributação "ad valorem" (por percentagem sobre o valor) sempre que o valor sobre que incide aumenta, aumenta necessariamente o resultado da aplicação sobre ele da precentagem. Como existe, também aqui, uma cascata de imposto (o IVA incide também sobre o valor do ISP), potencia-se o efeito do aumento dos preço dos combustíveis no consumidor ... mas também da receita do Estado.
Aqui é que bate o ponto ... Agora percebem-se melhor as declarações do ministro da economia e a forma de "interessada indiferença" com que o governo assiste a esta escalada de preços: quanto mais aumentarem os preços dos combustíevis, mais impostos o Estado arrecada. E quanto mais a GALP ganhar mais o Estado lucra (em dividendos) já que é accionista dessa empresa e em IRC já que também a tributa. E quanto mais o país culpar as gasolineiras pelos aumentos, mais o governo é poupado ao desgaste do aumento de impostos.
Por isso é que o ministro da economia anda despreocupadamente "preocupado" ..

Ora faz favor de dizer ...
Quase 370 anos depois parece que um catalão (Carod-Rovira) quer
"cobrar" a "mãozinha" que os catalães deram a Portugal em 1640...

Ora faz favor de dizer ...
segunda-feira, 19 de maio de 2008

Ora faz favor de dizer ...
«
Se não nos apresentarmos ao eleitorado com um candidato a primeiro-ministro capaz de enfrentar, de igual para igual, de olhos nos olhos, o engenheiro Sócrates, o partido ficará numa posição bastante complexa»,
afirmou Manuela Ferreira Leite

Ora faz favor de dizer ...
domingo, 18 de maio de 2008
O Sporting ganhou a Taça de Portugal ...!!!

Ora faz favor de dizer ...
O Prémio Nobel da Literatura, José Saramago, criticou a possibilidade de existirem pavilhões diferenciados, alegando que isso é diferenciar as classes.
A mesma diferenciação acontece com a atribuição dos "prémios Nobel" - também criam a "classe"dos "nobelizados" - e não parece que o dito escritor tenha feito a mesma crítica quando lhe atribuíram e recebeu um ...

Ora faz favor de dizer ...
("arrumador" tirado daqui)
(by mail)
Depois do curso de jogador de futebol, depois do mestrado em manutenção em campos de golfe ainda há-de ser criado o doutoramento em "arrumação de automóveis" ...

Ora faz favor de dizer ...
sábado, 17 de maio de 2008

Ora faz favor de dizer ...
sexta-feira, 16 de maio de 2008
PS "chumba" diplomas do PSD que visavam apoio às famíliasA posição do PS, no Parlamento, quanto a iniciativas da oposição é a de pura "politica da terra queimada".
Nada do que é proposto pela oposição é bom, tudo o que vai a votação é para "chumbar" - quer sejam ideias boas ou não.
Depois o próprio PS até pode a vir propor e a aprovar coisa semelhante ou igual - mas proposto pela oposição é que nunca.
As "ideias" e as "iniciativas" têm que ser sempre do PS...
Não deixa de ser engraçado, porém, que depois o PS se queixe que a opoisição não tem inciativas nem apoia a política do governo - como se a primeira fosse verdade e como se à oposição coubessa apoiar o governo ...

Ora faz favor de dizer ...
O Governo não tem margem para baixar impostos, garante o Governador do Banco de Portugal, Vítor ConstâncioDito assim até parece ser verdade.
Porém, o que está em causa - com especial ênfase nos combustíveis - é que o aumento dos preços causa um aumento da imposição fiscal.
Ou seja: porque os impostos que incidem sobre os combustíveis são impostos
ad valorem - quer dizer que são impostos calculados com base na incidência de um valor percentual sobre determinado valor (base de incidência) - sempre que este valor auamenta, aumenta também o imposto colectado.
Como os preços já subiram 15 vezes este ano, isso significa que o governo aumentou também as mesmas vezes a carga fiscal.
Ora isto não estava nas previsões iniciais do orçamento do Estado para 2008, que foi elaborado no final de 2007. Logo esta receita fiscal originada pelo aumento dos preço dos combustíveis não estava prevista nas contas públicas nem foi relevante para o equilíbrio orçamental. Assim é, de alguma forma, uma receita superavitária.
Neste caso, pelo menos, o governo bem pode baixar a taxa dos imposto sem afectar a receita prevista, para que a sua manutenção não contribua para agravar ainda mais o preço dos combustíveis.

Ora faz favor de dizer ...
Agora que ficou claro que a população portuguesa entrou em crescimento natural negativo, ainda ninguém se preocupou com a sustentatibilidade do sistema de segurança social?

Ora faz favor de dizer ...
A lei anti-tabágica, aprovada por este governo, que proibe o fumo em (quase todos os) lugares fechados, não passa, afinal, de "
calvinismo moral radical".

1 judicioso comentário
Pedro Santana Lopes desafia José Sócrates a pagar a multa devida por ter tido o "descaramento" de fumar dentro de aviãoMas em que é que isso contribui para a eleições no PSD ou para a política nacional?
Santana Lopes não consegue ultrapassar o facto de ter sido derrotado por sócrates, e este não consegue ter mais decência que um vendedor de feira ...

Ora faz favor de dizer ...
quinta-feira, 15 de maio de 2008

Ora faz favor de dizer ...
Depois da novela do "fumo a bordo", o jornalista do Público que "soprou" a "dica" pode ficar descansado que nunca mais vai ter que suportar o fumo de comitivas oficiais nos aviões e não é pelo primeiro ministro ter prometido que "nunca mais" fumava (que isso de prometer é o que ele faz melhor) ... É que nunca mais vai ser credenciado para uma visita deste tipo !
Aliás o Público arrisca-se bastante a ficar de fora da cobertura de próximas visitas oficiais ...!!!
É assim uma ligeira impressão ...!!!

Ora faz favor de dizer ...
quarta-feira, 14 de maio de 2008
É por demais evidente que o governo nada vai fazer em relação ao aumento de combustíveis. Aliás esse aumento vem mesmo a calhar - pois dele resulta um enorme aumento do ISP e do IVA que incide sobre os combustíveis.
Ora num momento em que o governo se viu obrigado a
rever em baixa o PIB, reconhecendo que o crescimento económico vai ser menor do que o inicialmente previsto - situação que também afecta a colecta de impostos - esta escalada nos preços dos combustíveis, vem mesmo a calhar.
A coberto do aumento dos preços e com a justificação que é o mercado que tem que se ajustar com base na lei da oferta e da procura, o governo arrecada - sem sofrer o desgaste normalmente associado a uma carga fiscal excessiva - muitos milhões em impostos e em dividendos da Galp.
Por outro lado, o que corre por aí é que são as petroliferas é que estão a lucrar com esta especulação.
Só que esta é meia verdade. As petrolíferas lucram. Mas o Estado também. E muito.
Daí que não se consiga perceber bem se o governo não intervém porque não pode ou se quer mesmo contemporizar com a situação, porque dela retira evidentes vantagens ...

Ora faz favor de dizer ...
Visto que o senhor primeiro ministro não consegue fazer uma viagem de avião para a Venezuela sem fumar, o que significaria umas 8/9 horas de abstinência tabágica, já agora seria bom saber se o senhor primeiro ministro também fuma na residência oficial em S. Bento.
É que já se está mesmo a ver outra "excepção" à regra ...

Ora faz favor de dizer ...

- «Está a mentir»
- «É evidente que está a mentir»

Ora faz favor de dizer ...
Os constitucionalistas Jorge Miranda e Vital Moreira não têm dúvidas: o primeiro-ministro, José Sócrates, violou a Lei do Tabaco, ao fumar no avião fretado à TAP que o transportou de Lisboa para Caracas.
Agora são precisos "constitucionalistas" para dizer aquilo que qualquer jurista "de pacotilha" é capaz e pode dizer.
Até parece que as infracções à lei praticadas pelo primeiro ministro carecem de ser afirmadas com uma especial
gravitas ...Será que voltámos à idade média e ao tempo dos "privilégios"

Ora faz favor de dizer ...
O FêQuêPê não contestou a sanção disciplinar imposta pela Liga para que esta ainda fosse aplicada nesta época, em que ganharam o campeonato com largo avanço ... Espertinhos ...!!!
Porém, o seu líder veio dizer, que ele, pessoalmente, ia recorrer, para defender a "honra" do convento ...
Ora parece que
isso não chega ... e que o FêQuêPê se arrisca, por não contestar, a não pôr os pés na "liga milionária" ...
Perante a possibilidade de "milhões" "se esvairem", já se está a ver o dilema do FêQuêPê: contesta, a sanção é aplicada na próxima época, que vai começar com pontos negativos, mas vai à Liga dos Campeões ou não contesta e fica de fora da Liga dos Campeões ...!!!

Ora faz favor de dizer ...
TAP garante que nos voos fretados se pode fumar a pedido do cliente Acontece porém que o voo que transportou o primeiro ministro até à Venezuela foi fretado pelo governo - ou seja, foi fretado (e pago...) por todos nós.
Ora, quem nele fumou, não foi exactamente quem o fretou - o cliente - mas sim quem impôs a quem o fretou - ou seja, a todos nós - a proibição de fumar ...
Por outro lado, será que todos ou outros passageiros do mesmo voo, também fumadores, puderam fumar ...?
Agradece-se a "desculpa" da TAP. Mas ela não serve para nada ...!!!

Ora faz favor de dizer ...
terça-feira, 13 de maio de 2008

Ora faz favor de dizer ...
Ainda que sendo uma tragédia, o terramoto que ocorreu ontem na China serviu, no entanto, para revelar que
há um português em Sichuan, a jogar futebol no Sichuan Football Club ...!!!
Somos como "piolho na costura" ... Com tanta equipa de futebol na Europa, na África, na América, logo este português tinha que ir parar a uma equipa de futebol chinesa ...!!!
Já é vontade de correr mundo ...!!!

Ora faz favor de dizer ...

Mas a proximidade não devia ser medida com uma fita métrica?

Ora faz favor de dizer ...
Ainda não começaram as críticas dos "filósofos da bola" às opções de Scolari. Já se sente a falta ...

Ora faz favor de dizer ...
segunda-feira, 12 de maio de 2008
Ferreira Leite apenas
queria dizer que "óbvimante" não respondia que tinha votado PSD nas legislativas de 2005 ...!!!
Custava-lhe dizer isso, óbviamente ...

Ora faz favor de dizer ...
domingo, 11 de maio de 2008

Ora faz favor de dizer ...
sábado, 10 de maio de 2008
(by mail)
Andava o "engenheiro" Sócrates em campanha pelo Alentejo, quando se depara com um alentejano a descansar.
Decide então impingir-lhe a lenga-lenga do seu discurso de campanha. Os dois ficam ali a trocar palavras, até que Sócrates lhe pergunta:
- Se tivesse que trabalhar para o PCP, quantas horas por dia faria ? - Para o PCP ? Nem uma.
O engenheiro todo contente - este ao menos não é comuna, pensava para si.
- E para o CDS-PP, quantas horas faria ? - Bom, para esses talvez umas 3, 4 horas diárias.
- E para o PSD ? - Ah, para esses já trabalhava umas 8, vá lá, 10 horas.
- E aqui para o meu PS ? - Oh engenheiro, trabalharia as horas que fossem necessárias, nem que fossem 24 horas sem parar.
Sócrates ficou impressionado pela dedicação que o homem mostrava.
- Assim é que é, compadre. Esforço e empenho é o que precisamos. Diga-me lá, já agora, qual é mesmo a sua profissão ? - Sou coveiro.

Ora faz favor de dizer ...
(by mail)
José Sócrates visita a Inglaterra e vai jantar com a rainha.
Às tantas, pergunta:
- Vossa Majestade, a senhora impressiona-me. Como pode estar sempre cercada de gente inteligente? Como é que a senhora faz?Ela responde:
- É muito simples. Eu deixo-os sempre em alerta. Faço um teste regularmente, só para ver se a inteligência deles ainda está bem viva.Sócrates, surpreendido:
- E como é que a senhora faz isso?A Rainha concorda em mostrar um exemplo. Pega no telefone e liga ao TonyBlair:
- Bom dia, Tony. Tenho um pequeno teste para ti...Tony, todo educado:
- Bom dia, Majestade. Tudo bem. Estou pronto para o teste. Pode perguntar.- Muito bem, Tony. O teste é o seguinte:"é filho do teu pai e da tua mãe, mas não é teu irmão nem tua irmã.Quem é?"- Muito simples, Majestade. Sou eu mesmo...- Bravo, Tony. Como sempre, inteligente. Até à próxima.Sócrates fica impressionadíssimo. De volta a Portugal, decide pôr em prática a técnica que aprendeu com a rainha.
Telefona à ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues e pergunta:
- Maria, é o Sócrates, companheira. Tenho aqui um pequeno teste de inteligência para ti.- Tudo bem, pergunta.- É o seguinte: é filho da tua mãe e do teu pai, mas não é teu irmão nem tua irmã. Quem é?- Ah, Sócrates, eu não esperava um teste assim, de repente. Tenho que pensar alguns minutos. Telefono-te depois, ok?- Sem problemas. Até logo.Ela de seguida liga para o Cavaco Silva, já que ele tem fama de inteligente.Faz a mesma pergunta que lhe foi feita, ao que o Cavaco responde:
- Ora bolas Maria, sou eu mesmo, como é óbvio!...
- Muito bem, perfeito, Cavaco! Obrigado.
E volta a ligar ao Sócrates:
- Sócrates, podes repetir a tua pergunta, por favor? Creio que tenho a resposta.- Muito bem: é filho da tua mãe e do teu pai, mas não é teu irmão nem tua irmã. Quem é?E a ministra da Educação, vitoriosa:
- Simples!!! Ora bolas, é o Cavaco Silva!!!- Não, estúpida!!! Tens que treinar mais!!! É o Tony Blair!!!

Ora faz favor de dizer ...
Da justiça desportiva fica-se com a seguinte noção: se um dirigente de um clube coagir um ou outro árbitro, o clube desce de divisão; porém se tentar suborná-los nesse caso só lhe tiram seis pontos na classificação...!!!
Concluindo: vale bem tentar o suborno ...!!!

Ora faz favor de dizer ...
O FC Porto não vai recorrer da decisão da Comissão de Disciplina da Liga que hoje puniu o clube com a perda de seis pontos e uma multa de 150 mil euros por tentativa de corrupção em dois jogos da época de 2003/2004.Ao não decidir recorrer, o FC Porto garante que os seis pontos serão retirados da classificação da actual época, não prejudicando a conquista do campeonato, o que poderia não acontecer caso a decisão do Conselho de Justiça não fosse adoptada nas próximas semanas.Em contrapartida, Pinto da Costa promete “salvar a honra” dos “azuis e brancos”, recorrendo em nome individual da suspensão de dois anos que lhe foi aplicada.Como é?
O clube aceita os factos e a punição. O seu presidente - agente na consumação dos referidos factos - recorre.
Mas se o clube aceita a sua punição (seja porque motivo for, nem que seja para que os pontos lhe sejam descontados no presente campeonato) como será possível, perante esta aceitação dos factos e da condenação, que o agente material dos mesmos venha a recorrer da sanção que lhe foi aplicada?
Estamos para ver o que é esta "justiça desportiva".
Para já ficamos a saber que essa dita "justiça"aplica punições na última sexta-feira antes do termo do campeonato para que um clube que vai ser sancionado com a penalização de seis pontos, os possa descontar ainda nesse mesmo compeonato - onde segue a grande distância do segundo classificado, e portanto a punição não terá qualquer efeito - em vez de começar o campeonato seguinte com seis pontos negativos ...

Ora faz favor de dizer ...
sexta-feira, 9 de maio de 2008

Ora faz favor de dizer ...
Governo aprova restrições em Alcochete sem esperar pareceres camaráriosE qual é a admiração. Para este governo a forma do processo legislativo é uma coisa sem nenhuma importância e tratada aos pontapés. Ou seja, com práticas de duvidosa legalidade e num registo um tanto despótico.
Veja-se o caso da legislação da função pública: primeiro é aprovada em conselho de ministros e só depois é que é submetida a discussão com os sindicatos.
Então e as rectificações que não rectificam nada mas "apenas" alteram substancialmente o conteúdo dos diplomas, funcionando como verdadeiras alterações legislativas.
E aquela "modernice" da rectificação da rectificação - feita apenas para contornar a limitação legal de que não pode haver rectificações passados sessenta dias da data de publicação do diploma a rectificar - e onde, de novo, se alteram de forma sensível as disposições do diploma "por interposta rectificação" ...

Ora faz favor de dizer ...
Alípio Ribeiro diz que decisão de sair da Judiciária estava tomada há um mêsPortanto deve entender-se que aquelas preopinações (mais ou menos deslocadas) sobre a mudança de tutela da PJ, se destinaram apenas a "facilitar" a saída ...

Ora faz favor de dizer ...

O
Mar Salgado fez (ontem) cinco anos. Parabéns aos "lobos do mar" ...!!!

Ora faz favor de dizer ...
quinta-feira, 8 de maio de 2008
... nem mesmo para serviços e organismos da administração directa do Estado ...!!!
Com efeito, a procura da maximização do retorno ajustado pelo risco dos fundos sob gestão, através da diversificação geográfica das activos e do aproveitamento da capacidade gestionária de reputados intermediários financeiros, conduz frequentemente os investidores privados à aplicação de fundos em veículos financeiros emitidos a partir de territórios off shore, não consubstanciando, por si só, nenhuma irregularidade ou ilicitude, pelo que a Administração Pública deve igualmente poder recorrer a esta opção de gestão.
(é o que reza o
Despacho n.º 11595/2008, intitulado (disfarçadamente) "Territórios off shore", a pags 18513 do Diário da República, II série, nº 80, de Quarta-feira, 23 de Abril de 2008)

Ora faz favor de dizer ...
quarta-feira, 7 de maio de 2008
«Esta lei tem de ser revista para se ajustar e não criar situações [financeiras] gravosas [aos munícipes]», disse Manuela Ferrira Leite, defendendo uma alteração das regras do IMI que neste momento impõem «encargos demasiados elevados».A Dra. Manuela Ferreira Leite deve ter-se esquecido por completo de que foi ela a "autora" desta lei e que já então se previam estes efeitos gravosos da lei. Por isso foi logo prevista uma "moratória" nos aumentos anuais do valor da colecta do imposto, de modo a que esses aumento, e por via deles o valor total a pagar, não se tornasse um peso insutentável nas economias familiares ...!!!
Pelos vistos, nem isso funcionou ...!!!
Agora só lá vai com uma alteração da lei. Só que agora, alterar a lei, diminuindo o volume do imposto cobrado, significa tirar receitas aos municípios.
E os municípios, ou não aceitam essa diminuição, ou então aceitam-na desde que lhe dêm algo (mais dinheiro ...) em troca ...

Ora faz favor de dizer ...
Há pouco no noticiário da RTP1, uma jornalista, em reportagem no exterior, perguntava a uma cidadã brasileira, que tinha cumprimentado a Rainha da Suécia, "
se era bom que ela [a Rainha]
falasse brasileiro" ...!!!
A senhora ficou meia embasbacada e acabou por titubiar que "
sim" ...
São "tristezas" como esta pergunta que fazem a tristeza do jornalismo português ...
Perante isto, até mesmo aquela outra "tristeza" do acordo ortográfico deixa de ter importância. A língua que que falamos é, afinal,
"brasileiro" ...!!!

Ora faz favor de dizer ...
Já lá estão mais de 11 mil assinaturas ...

Ora faz favor de dizer ...
Pouco tempo depois deste governo ter entrado em funções, aprovou com o espavento que depois se tornou costume, vários investimentos turísticos na costa alentejana, em zonas de área protegida.
Na mesma altura o governo vociferava contra o autorizado abate de sobreiros pretendido pela Portucale, a fim de construir na Herdade da Vargem Fresca, em Benavente, um campo de golf.
Porém os ditos projectos da costa alentejana, bem acarinhados pelo governo, foram para a frente, com a justificação de que eram de interesse nacional e que nem tudo se tinha que vergar ao ambiente.
Porém, parece que nem toda a gente pensa assim.
A Comissão Europeia abriu hoje um processo de infracção contra Portugal por falta de medidas de protecção ambiental na aprovação de três complexos turísticos aprovados em áreas protegidas dos concelhos de Grândola e Alcácer do Sal.Em causa estão autorizações concedidas, segundo um procedimento acelerado, aos complexos turísticos Costa Terra, Herdade do Pinheirinho e Herdade da Comporta, no Sítio de Importância Comunitária (SIC) Comporta/Galé, em Grândola e Alcácer do Sal.De acordo com a Comissão Europeia, os complexos em causa abrangem quase 1200 hectares e incluem seis campos de golfe, 21 aldeamentos turísticos, 660 moradias e 21 hotéis, representando um total de mais de 16 mil camas.

Ora faz favor de dizer ...
terça-feira, 6 de maio de 2008
A especulação no preço dos cereais tende a acabar com o aumento previsto da produção na União Europeia, afirmou o ministro da Agricultura.
Podemos descansar. Daqui em diante não vai haver mais especulação...!!!
Quando muito, apenas uma constante subida de preços - o que é uma coisa absolutamente normal ...!!! - mas especulação, "nunca mais" ...!!!
(esta mania dos nosso governantes "adivinharem o futuro", nunca mais lhes passa ...!!!)

Ora faz favor de dizer ...
... juntar "à malta" um professor de trabalhos manuais ...???
Aulas conjuntas com professores de matemática e português ajudam a melhorar resultados na matemáticaComo os alunos também têm que fazer "desenhos" no quadro, talvez não fosse pior ideia ...!!!

Ora faz favor de dizer ...
O Tribunal Constitucional multou em quase 305 mil euros os partidos políticos por irregularidades nas contas do ano de 2004.
Ao fim destes anos todos de controle das contas dos partidos pelo Tribunal Constitucional - no início dos quais o Tribunal actuou de uma forma mais "pedagógica", mas depois, de forma sancionatória, e cada vez mais agravada - estas situações começam a compreender-se com dificuldade.
Não há razão para que os partidos políticos não conduzam e contenham a sua contabilidade dentro do quadro legal exigível, assim se sujeitando a sucessivas multas.
Parece que os partidos politicos - de onde saem os politicos/governantes que depois exigem rigor (designadamente fiscal) aos cidadãos - se pautam por aquilo que, no mínimo, se pode considerar como uma actuação menos cuidada em matéria de contabilidade, para não ter que se dizer que se estão "nas tintas" para a legislação que os rege e para o Tribunal que os julga ou, pior ainda, que se conduzem, de forma deliberada, nos limites da (i)legalidade.
Seria bem mais edificante que os partidos politicos, se se sentem incapazes de cumprir a legislação vigente por ser exigente demais ou desadaptada da realidade, tivessem a coragem de a alterar em conformidade, mas, então, passando a respeitá-la escrupulosamente, em vez de andarem a sujeitar-se a estas constantes condenações, que afinal parece não terem efeito nenhum - de cada vez que os partidos são condenados, pagam (nem que seja em prestações ...) e pronto. Está resolvida a questão.
No ano seguinte voltam a prevaricar. E voltam a pagar nova multa, num processo
moto continuum.
Talvez seja altura de contribuir para a credibilização da democracia: que tal se os partidos politicos respeitassem as normas e as exigências legais no que toca à sua contabilidade (e, já agora, deixassem que querer viver acima das suas "posses" ...) ?

Ora faz favor de dizer ...
Está explicado: as várias declarações "estranhas" e "deslocadas" do director nacional da PJ destinavam-se apenas a dar motivo ao ministro para o "correr" da PJ. Vamos ver é quando o fará.

Ora faz favor de dizer ...
segunda-feira, 5 de maio de 2008
Os contribuintes queixam-se de alegados abusos dos fiscais de impostosO secretário de Estado dos Assuntos Fiscais repreendeu por escrito os responsáveis da Direcção-Geral dos Impostos (DGCI), em particular os serviços de execuções fiscais, em virtude das queixas apresentadas por contribuintes que alegam terem sido penhorados de forma irregularO governo, que tem primado pelo incentivo ao "abuso" em matéria fiscal e pela total desconsideração dos mais elementares direitos dos contribuintes, vem agora, perante o adensar do protesto com fundadas e comprovadas razões, atribuir a culpa dessas ilegalidades aos funcionários "das cobranças" ...
Para além da atitude em si mesma - que um "português médio" classificaria, no mínimo, como "sacana" - certo é que os funcionários em apreço decerto que se limitaram a cumprir ordens, a actura em função de "objectivos" ou então a agir como viram agir os seus superiores, governo incluído - ou seja, sem respeito pelo direito e pelas normas jurídicas nem por ninguém, com o único e declarado objectivo de "conseguir receitas" ... à luz do princípio de que "os fins justificam os meios".
Como a coisa se tornou ostensiava demais e, fundamentalmente, como se aproximam eleições, o governo, de má consciência, vá de atirar as culpas sobre quem o serve, imputando aos seus funcionários os excessos e as ilegalidades, dando-se ares de moralista e de "virgem arrependida"...
Há casos em que, por bem menos, atitudes destas levam a que o nome da mãezinha dos seus autores seja atirado "para as ruas da amargura" ...
Mas no caso, nem vale a pena. Seria "gastar cera com ruim defunto".
Basta, muito simplesmente, que lá para Outubro de 2009, as pessoas, quando forem votar, se lembrem disto e votem em conformidade ...

Ora faz favor de dizer ...
O director nacional da Polícia Judiciária, Alípio Ribeiro, defendeu em entrevista ao jornal Diário Económico a criação de um ministério que congregue todas as polícias, porque «traria eficácia ao seu trabalho». No início do mandato deste governo esta foi uma ideia bastante veiculada, que até deu origem a alguma "agitação" na PJ.
Perante a contestação o governo calou-se e "distraiu-se", mas pelos vistos, não esqueceu ...
Porém, agora, não é nenhum membro do governo que vem propor a medida. Agora é mesmo o órgão máximo de uma das polícias visadas (e a que mais se opôs à ideia) que vem, mansamente, recordar o assunto e chamar à baila a velha intenção do governo.
É evidente que a concentração das polícias (de segurança e de investigação) num único ministério "policial" serve muito bem o intuito do governo de (mais facilmente) "controlar" as polícias e as suas investigações ... o que é um seu desejo já antigo.
Para levar a ideia a "bom porto" nada melhor que veiculá-la, com "falinhas mansas" por "elementos infiltrados" ...
É que assim dá a impressão que essa ideia até vem de dentro da(s) própria(s) polícia(s) ...

Ora faz favor de dizer ...
domingo, 4 de maio de 2008
Minha mãe, minha mãe, eu tenho medoTenho medo da vida, minha mãe.Canta a doce cantiga que cantavasQuando eu corria doido ao teu regaçoCom medo dos fantasmas do telhado.Nina o meu sono cheio de inquietudeBatendo de levinho no meu braçoQue estou com muito medo, minha mãe.Repousa a luz amiga dos teus olhosNos meus olhos sem luz e sem repousoDize à dor que me espera eternamentePara ir embora. Expulsa a angústia imensaDo meu ser que não quer e que não podeDá-me um beijo na fonte doloridaQue ela arde de febre, minha mãe.Aninha-me em teu colo como outroraDize-me bem baixo assim: — Filho, não temasDorme em sossego, que tua mãe não dorme.Dorme. Os que de há muito te esperavamCansados já se foram para longe. Perto de ti está tua mãezinhaTeu irmão. que o estudo adormeceuTuas irmãs pisando de levinhoPara não despertar o sono teu.Dorme, meu filho, dorme no meu peitoSonha a felicidade. Velo euMinha mãe, minha mãe, eu tenho medoMe apavora a renúncia.Dize que eu fiqueAfugenta este espaço que me prendeAfugenta o infinito que me chamaQue eu estou com muito medo, minha mãe.Vinicius de Morais, Minha Mãe

Ora faz favor de dizer ...
sábado, 3 de maio de 2008

Ora faz favor de dizer ...
sexta-feira, 2 de maio de 2008
O ministro da Agricultura, Jaime Silva, anunciou hoje a realização de um amplo debate, a que chamou "estados gerais da agricultura", sobre a revisão da Política Agrícola Comum (PAC), envolvendo "todas as associações de agricultores"."A partir do dia 21 deste mês, estaremos na Assembleia da República (AR) a discutir, através dos deputados, com todos os portugueses e iremos fazer os estados gerais da agricultura com todas as associações de agricultores de Portugal", afirmou. Como é que é ...???
"Discutir, através dos deputados, com todos os portugueses" ...???!!!
Parece bem que se está a generalizar a todos os aspectos da vida politica e da governação a "teoria da ratificação parlamentar" do tratado de Lisboa.
Então o ministro da agricultura quer discutir a agricultura com todos os portugueses através dos deputados?
Porquê? Eles são todos agricultores ou percebem alguma coisa de agricultura? O que é que eles podem dizer sobre o assunto senão (as costumeiras) banalidades, ouvidas algures?
Ou será que assim o senhor ministro não tem que ouvir incómodas verdades ditas por agricultores incómodos ...???

Ora faz favor de dizer ...
Estabelecia a
Resolução do Conselho de Ministros n.º 25/2008:
7 — Determinar que os secretários técnicos de todosos PO são equiparados, para efeitos remuneratórios, a cargos de direcção superior de 2.º grau, acrescido de um prémio de desempenho, a atribuir segundo regras a definir pela respectiva comissão directiva do PO, até 15% da sua remuneração anual total, sem prejuízo de opção pelo vencimento do respectivo lugar de origem, nos termos legalmente previstos.Isto queria dizer que os ditos "secretários técnicos" auferiam uma remuneração equivalente à de subdirector geral, "alcavalada" com mais um bónus, eufemísticamente designado de "prémio de desempenho", no valor de 15% da remuneração total anual.
Acontece, porém, que por força da redacção da norma, a percepção de despesas de representação ficaria excluída.
Porém como a malta que agora vai para os secretriados técnicos dos QREN é tudo "gente da corda", "boys" do mais fino quilate, não mereciam este tratamento.
Vai daí nada mais fácil que o goveno alterar uma resolução do CM com outra resolução do CM e assim fazer com que os sercertário técnicos passem a auferir um chorudo ordenado, que fica a perder de vista dos melhores ordenados pagos, em geral, no Estado...
E, vai daí, aparece a
Resolução do Conselho de Ministros n.º 72/2008, a dizer o seguinte:
2 — Alterar o n.º 7 da Resolução do Conselho de Ministrosn.º 25/2008, de 13 de Fevereiro, rectificada pela Declaração de Rectificação n.º 19 -B/2008, de 11 de Abril, que passa a ter a seguinte redacção:«7 — Determinar que os secretários técnicos de todos os PO são equiparados a cargos de direcção superiorde 2.º grau, acrescido de um prémio de desempenho, a atribuir segundo regras a definir pela respectiva comissão directiva do PO, até 15 % da sua remuneração anual total, sem prejuízo de opção pelo vencimento do respectivo lugar de origem, nos termos legalmente previstos.»Senão vejamos (valores ilíquidos):
vencimento de cargo de direcção superior de 2.º grau: 3.628,82 € x 85% = 3084,50 €
despesas de representação = 555,68 € (valor não actualizado ...)
Total = 3640,18 €
Remuneração anula total: 14 vencimentos mais 11 subsídios para despesas de representação = 49.295,48 €
Alcavala eufemisticamente designada de "prémio de desempenho": 49.295,48 € x 15% (alguém acredita que o vão fixar numa percentagem inferior ...?) = 7.394,32 €
Remuneração total =
56.689,80 €É pois para isto que servem os fundos comunitários ...

Ora faz favor de dizer ...
Não deixa de ser curioso constatar que, no PSD, aqueles (e aquelas) que hoje mais reclamam a necessidade de respeito pelo partido, foram exactamente aqueles que, ontem, mais contribuiram para que ele tivesse deixado de existir ...
Chama-se a isto "fazer o mal e a caramunha" ...

Ora faz favor de dizer ...
quinta-feira, 1 de maio de 2008

Ora faz favor de dizer ...