terça-feira, 31 de maio de 2011
Sócrates promete: “Não serão precisas mais medidas de austeridade”
Mas verdadeiramente doidos e inimputáveis serão os portugueses se, acreditando em promessas miríficas, votarem nele no próximo domingo, à espera de não terem mais austeridade e tempos difíceis.
Não vale a pena negar a realidade: as dificuldades não se sentem ainda hoje; as dificuldades, as agruras, os tempos (verdadeiramente) difíceis estão para vir nos próximos meses e nos próximos anos. E ninguém pode garantir que não vão ser precisas (muito) mais medidas de austeridade.
Prometer isso é prometer o impossível e enganar o país. Isso é o que este senhor tem feito (com sucesso, diga-se), nos últimos seis anos, mas com os resultado a que assistimos: colocou o país na miserável situação em que nos encontramos, da qual estamos a tentar ganhar força para sairmos.
Continuar a acreditar nestas "promessas", a fazer o mesmo que foi feita até agora e a ter o mesmo tipo de atitude significa o suicídio colectivo e a irremediável extinção de um país com dignidade. Será que nós nos queremos mesmo transformar num país completamente indigente, pior do que se fôssemos do "terceiro mundo"? É isso que se pretende?

Ora faz favor de dizer ...
O montante da dívida pública arrisca-se a ultrapassar pela primeira vez toda a riqueza nacional devido em parte às empresas públicas de transportes. Tudo porque o endividamento da Refer, CP, metropolitanos de Lisboa e do Porto, Carris, STCP, Transtejo e TAP, que já ultrapassa os 20 mil milhões de euros, deverá ser incluído no próximo ano na dívida do Estado, por pressão da União Europeia. Isto fará com que a dívida pública portuguesa passe dos 93% para os 105% do Produto Interno Bruto: ou seja, para os 179 mil milhões de euros.
Convenhamos, porém, que este governo e os demais governos socialistas agravaram bastante este panorama, mas tudo isto não é apenas obra deles...

Ora faz favor de dizer ...
segunda-feira, 30 de maio de 2011

Ora faz favor de dizer ...
domingo, 29 de maio de 2011
A TVI testemunhou há poucas semanas o despejo de uma família que esteve 18 anos sem pagar renda até que a proprietária da casa conseguisse a decisão do tribunal.
Os inquilinos gozam de duas protecções: a protecção que lhe é concedida pela lei e a "desprotecção" que a lei e o sistema judicial dá aos senhorios e proprietários. Assim, torna-se fácil viver à custa dos outros...

Ora faz favor de dizer ...
Os trabalhadores da CP e da CP Carga começam hoje uma greve ao trabalho extraordinário no sábado. Também hoje iniciam uma greve às horas extraordinárias os maquinistas da CP, um protesto que se prolongará até 30 de Junho. Na segunda-feira, é a vez de os revisores da CP cumprirem uma greve de 24 horas.
A CP está falida. Perdão: uma empresa falida tem mais dinheiro do que a CP. Verdadeiramente a CP é um enorme "buraco negro" orçamental: todo o dinheiro que obtém, some-se sem qualquer retorno.
A CP tem o monopólio (salvo um pequena excepção na zona da Grande Lisboa) do transporte ferroviário de passageiros no país. Do transporte ferroviário de passageiros (ou do transporte que ainda é efectuado no que sobra rede de transporte ferroviário) dependem diariamente milhares de pessoas, designadamente para se dirigirem e regressarem do seu trabalho. Essas mesmas pessoas, clientes da CP, para além do que pagam pelo "bilhete", vêm ainda parte dos impostos que pagam servir para manter o sorvedouro financeiro da CP.
O país atravessa uma grave crise financeira, parte da qual resulta também do "buraco" que é a CP, e da sua inviabilidade económica.
Não obstante tudo isso, os "trabalhadores" da CP, que auferem ordenados bem acima da média do país, resolveram, novamente, entrar em greve, porque querem ter uma situação de excepção (ou seja um privilégio) em relação aos demais trabalhadores do Estado no que toca a cortes salariais.
A estratégia dos sindicatos continua sempre a mesma - sabendo da função social do transporte público ferroviário e da situação de monopólio da CP, actuam da única forma que sabem actuar: "quanto pior, melhor".
A privatização da CP e a livre concorrência no transporte ferroviário faz mesmo muita falta...!!

Ora faz favor de dizer ...
sábado, 28 de maio de 2011
O governo ps, ao "encerrar da loja", não conseguiu dispensar-se de fazer mais uma das suas típicas "avarias" (que também se podem chamar de "vigarices") que caracterizaram a sua actuação durante os seis derradeiros anos:
o acordo com a troika assinado a 3 de Maio foi alvo de "aperfeiçoamentos de carácter técnico" até ser aprovado em Bruxelas pelos países da Zona Euro.
Sem dizer nada a ninguém, sem dizer ao CDS e ao PSD, e fundamentalmente, sem dizer ao país, o governo do ps alterou um documento que além de o comprometer a ele (que, ainda assim, é o que menos relevância tem), compromete terceiros e compromete o pais. Alterou, nada disse e pronto!
Agora
existem dois textos diferentes sobre o acordo entre Portugal e o FMI, a Comissão Europeia e o BCE, existindo “diferenças substanciais entre os dois documentos”.
Relevante é o facto do silêncio sobre o assunto. Divulgadas - apenas por jornais - as versões inglesas, o governo nem sequer se incomodou a delas dar público conhecimento. E de repente - quando o burburinho sobre a inexistência de uma tradução dos textos se começava a levantar - eis que surge na pagina web do ministério da finanças uma tradução. Sem qualquer comentário ou nota.
Manhosamente, "só" uma tradução.
Porém, comparados os textos, verifica-se facilmente que são diferentes. Em alguns pontos, profundamente diferentes. Explicação governamental: "aperfeiçoamentos de carácter técnico"...!!! E "bonda"...!!!
É simplesmente deplorável a forma como o governo entende o exercício do poder público. Na verdade, com esta "cereja em cima do bolo" ao "cair do pano", está mesmo na hora do governo (juntamente com o ps) se ir embora".
Espera-se que o povo português "abra bem os olhos" na hora de votar. Porque, definitivamente, o país não aguenta mais quatro anos destas "espertezas saloias" e vigarices.

Ora faz favor de dizer ...
sexta-feira, 27 de maio de 2011
"
Este ano tornei-me praticamente vegetariano, já que a única carne que como é de animais que eu próprio mato" disse Mark Zuckerberg, criador e dono do Facebook.
Estes tipos, depois de se tornarem ricos e famosos, ficam excêntricos e "apancadados"... Deve ser moda...

Ora faz favor de dizer ...
Em matéria de discussão de problemas, esclarecimento e debate de ideias e proposta de soluções o que é que se tem retirado da campanha eleitoral...???

Ora faz favor de dizer ...
Diz o Sol que Almeida Santos, o presto arauto, sempre pronto a ajudar, anuncia que
se o partido perder as eleições Sócrates quererá sair, até «para simplificar uma solução de Governo»...
Nestas coisas da política, há muitas formas de "caçar coelhos" (ou seja, apanhar votos)...

Ora faz favor de dizer ...
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Deus queira que chova...!!!

Ora faz favor de dizer ...
“…
Como já disse anteriormente tenho um filho e uma filha, em que ele è mais velho cinco anos … Ando sempre a fazer-lhe ver as coizas. até já lhe tenho dito se tiver a inflicidade de falecer nôvo paça a ser ele o homem da casa e tomar conta da mãe e mana, mas para eleé difícil de compreender as coisasezes mas tantas vezes lhe faço ver as coizas que acabo por compreender as situações e acaba por me dar razão e por vezes até me pede desculpa e que para a procima já não comete os mesmos erros. Ele tem o espaço dele com a mãe em que não me intrumeto, desde mimos e converças porque graças s Deus nem eu nem ele temos siumes um do outro com a mãe…”
Retirado do artigo de Santana Castilho, ontem, no Público (edição em papel)

Ora faz favor de dizer ...
quarta-feira, 25 de maio de 2011

Ora faz favor de dizer ...
Segunda cabina de pórticos de portagens vandalizada na A17
Isto tem bom remédio: por cada cabine incendiada, aumentam-se as portagens até o dano ficar pago...

Ora faz favor de dizer ...
A
"massa" chega a 31 de Maio, as eleições são a 5 de Junho e o novo governo só toma posse depois.
Isto é que vai ser gastar até lá...!!!

Ora faz favor de dizer ...
terça-feira, 24 de maio de 2011
Esta, a forma indecorosa que o ps tem de
arregimentar audiências...

Ora faz favor de dizer ...
segunda-feira, 23 de maio de 2011

Ora faz favor de dizer ...
domingo, 22 de maio de 2011

Ora faz favor de dizer ...
Odivelas, Rio de Mouro e Cascais afinal pertencem ao distrito de Évora...!!!

Ora faz favor de dizer ...
"
Entregar 78 mil milhões de euros ao sócrates era o mesmo que pôr o bibi a provedor da Casa Pia"

Ora faz favor de dizer ...
sábado, 21 de maio de 2011
Nos primeiros quatro meses do ano, a receita dos três principais impostos, IRS, IRC e IVA, cresceu 30,7, 35,6 e 20,2 por cento, respectivamente, face ao mesmo período do ano anterior

Ora faz favor de dizer ...
O debate... Qual debate...??? O debate...!!! O debate...?!?!?!

Ora faz favor de dizer ...
Fitch baixa "rating" da Grécia em três níveis
As agência de rating (é bom lembrar que são as mesmas agência que nada disseram antes da crise do Lehman Brothers) continuam a querer afundar as frágeis economias dos países da Europa que se encontram em crise. Esta de
baixar o rating à Grécia não lembra ao diabo. Como o país já está mal, a ver se pior fica...
Será que as agências o que querem é que a Grécia declare falência e depois, para pagar o que deve, que venda, a preço de saldo, umas ilhas no Mediterrâneo ou o Parténon da Atenas...???

Ora faz favor de dizer ...
16 dias após o Governo ter aprovado o memorando de entendimento com a troika, o documento continua a não estar disponível no "site" do ministério das Finanças ou no do Governo. Nem a versão inglesa, nem a portuguesa.

Ora faz favor de dizer ...
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Luís
Pita Ameixa, deputado e presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS, chamou esta quinta-feira a Passos Coelho de “africanista de Massamá”...

Ora faz favor de dizer ...
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Sócrates não sabe se pode baixar TSU
Este tipo é mesmo um completo aldrabão...

Ora faz favor de dizer ...
José Sócrates planeou a entrada de capitais privados na Águas de Portugal em 2000, quando era ministro do Ambiente de António Guterres. Na pré-campanha eleitoral, o líder do PS classificou a privatização parcial da empresa, prevista no programa eleitoral do PSD, como uma “aventura irresponsável”
Na
capa do Público

Ora faz favor de dizer ...
Sócrates questiona o que Passos Coelho já fez pelos portugueses
Resposta: colaborou numa coisa: votou contra o PEC IV e assim fez cair o governo do ps - queda que causou uma grande, grande alegria... Só isso já é alguma coisa.

Ora faz favor de dizer ...
quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ora faz favor de dizer ...
... ver
este vídeo com Manuel Maria Carrilho, ontem, na TVI.
Alguma frases de Carrilho que merecem destaque:
«
Em termos de aprendizagens José Sócrates gosta muito de processos instantâneos, até pelo seu percurso pessoal, eu sinto que ele tem uma certa tendência para apadrinhar o "fast-food" educativo».
«
Foi o primeiro debate (sócrates/Jerónimo de Sousa)
que Sócrates ganhou. Claramente ao ataque. Muito vigoroso. Ganhou claramente o debate. Ganhou um troféu que ele arrebata ao PCP: o prémio da melhor cassete desta campanha».

Ora faz favor de dizer ...
... hoje somos todos do Braga...!!! (*)
Aliás, sempre fomos...!!! Desde o tempo do primeiro Arcebispo...!!!
(*) apesar de se chamar "sporting clube"...

Ora faz favor de dizer ...
terça-feira, 17 de maio de 2011

Ora faz favor de dizer ...
sócretes chama de "imbecis"" e "alarves" 9,5 milhões de portugueses
ao afirmar que o líder do PSD «ultrapassou todos os limites» ao dizer que o programa das Novas Oportunidades pretende «certificar a ignorância», insultando 500 mil portugueses que o utilizaram.
O dito "programa" é, na verdade, apenas uma forma de pretender fazer crer, certificando oficialmente, que a mais profunda ignorância alvar é verdadeiro conhecimento. Ora os portugueses que tendo estudado, têm conhecimento e saber (não necessária ou unicamente académico), não podem deixar de se sentir insultados por estarem a ser colocados no nível de ignorantes...

Ora faz favor de dizer ...
Quando é que alguém explica ao (ainda) primeiro ministro, sempre que ele se põe a dizer que os partidos (todos) da oposição têm culpa da crise política (ainda que não se saiba onde é que ele está...!!!) ao não aprovar o PEC IV e por isso, ter dado origem à "queda" do governo (ainda que seja conveniente lembrar que foi o próprio primeiro ministro que pediu a demissão...) que tudo isso é uma mentira acabada e que a não aprovação do PEC IV foi a única forma de pôr termo ao modo demencial como o governo vinha a conduzir os destinos do país, em especial no que toca às finanças públicas...???

Ora faz favor de dizer ...
José Sócrates defendeu esta noite que o partido que vencer as eleições deve ser chamado para formar Governo
E está certo. O partido que vencer as eleições deve formar governo. Mas o ainda primeiro ministro "esqueceu-se" de um "pequeno" "pormenor" (ou "pormaior"): é que, em caso algum, o partido a que pertence e cujo governo ele ainda hoje comanda, e que, no meio de uma bandalheira infernal, levou o país à bancarrota deve e, menos ainda, pode formar (ou seja, chefiar) novo governo.
Isso seria um contrasenso e um
suicídio colectivo - o partido de um governo que
levou o país à bancarrota a chefiar um novo governo para "tirar" o país da bancarrota...!!! É que nem o primeiro ministro é soares, nem os tempos são os mesmos...
É bom que o ainda primeiro ministro "não beba água do rio Lete" e se esqueça que ele é o único responsável pela bancarrota em que se encontram as nossas finanças...

Ora faz favor de dizer ...
segunda-feira, 16 de maio de 2011

Ora faz favor de dizer ...
... como "vingança", "acerto de contas", sabe-se lá mais o quê...
Strauss-Kahn alvo de nova acusação sexual

Ora faz favor de dizer ...
domingo, 15 de maio de 2011
Fernando Nogueira é uma pessoa estimável. Foi um governante trabalhador e esforçado durante os governos de Cavaco Silva, o qual lhe agradeceu com várias traições e facadas nas costas, o que levou Fernando Nogueira a afastar-se de qualquer intervenção política de então até hoje, ou seja, 15 anos.
Mas este tempo de afastamento das lides políticas não fez Fernando Nogueira esquecer a "azarina" antiga que nutre - sempre nutriu - pelo CDS.
Para ele, como para muitos (ou todos) PSD, o CDS teria a "obrigação" de "fundir-se" no PSD ou, pelo menos, apelar ao voto no PSD a cada eleição. A razão desta ideia continua inexplicada, mas é assim.
E tanto é assim que hoje, Fernando Nogueira resolveu dizer que Paulo Portas ambicionar ser primeiro ministro
é o reino do faz de conta porque
ninguém acredita que Paulo Portas possa ser primeiro-ministro, porque é impossível, tinha de haver um cataclismo eleitoral.
Há dias já Miguel Veiga, um "abrilhantinado" histórico do PSD, tinha dita algo semelhante.
Ambos esquecem ou parecem ter esquecido que, em eleições democráticas, são apenas os votos dos votantes que contam. E que por isso não há "impossíveis".
O que é impossível é esta "doença" do PSD em achar que é o legítimo dono dos votos da direita - ainda que não se diga um partido de direita.
Aliás esta "doença" não é diferente da do ps, que se acha, desde os idos do 25/4 dono da democracia e do poder em Portugal, com exclusão de todos os outros.
Até por isso mesmo está na hora de caber à direita as rédeas dos destinos do país. Depois de todas as experiências falhadas nos últimos trinta e muitos anos, em que o o ps e o PSD se alternaram no poder, resta a direita - a verdadeira direita - para endireitar o país e fazê-lo caminhar por "caminhos direitos".

Ora faz favor de dizer ...
sábado, 14 de maio de 2011

Ora faz favor de dizer ...
sexta-feira, 13 de maio de 2011
... o blogger já "desencravou"...!!!

Ora faz favor de dizer ...
quinta-feira, 12 de maio de 2011
Portugal tem a maior quebra do poder de compra em 27 anos, ou seja estamos como estávamos após a segunda vinda do FMI...

Ora faz favor de dizer ...
Se
isto for mesmo como é noticiado, o(s) responsável(eis) por este negócio absolutamente ruinoso devia(m) "malhar com os ossos" na prisão por muitos e longos anos...
Sem apelo nem agravo...!!!
Ver
aqui o vídeo, com uma explicação clara.

Ora faz favor de dizer ...
Aplicando a taxa de inflação de 4,1% à previsão mais recente da Comissão Europeia para a evolução dos salários (-1,3%), verifica-se que este ano os consumidores podem esperar uma perda de poder de compra real na ordem dos 5,4%. A desvalorização das remunerações será a mais agressiva desde 1984, exactamente o ano que se seguiu à última intervenção do FMI no país, e em que se registou uma perda de poder de compra de 9,2%.
Mas para os funcionários públicos o cenário será ainda mais negro. Ao corte médio de 5% aplicado aos seus salários, há que juntar os 4,1% engolidos pelo aumento dos preços. Contas feitas, a desvalorização é de 9,1%, praticamente o mesmo do verificado há quase três décadas.

Ora faz favor de dizer ...
quarta-feira, 11 de maio de 2011

Ora faz favor de dizer ...
terça-feira, 10 de maio de 2011

Ora faz favor de dizer ...
... as
sondagens estão a dar resultados de modo a que se prefigure uma coligação maioritária PS-CDS, com exclusão do PSD. O que significa que as sondagens continuam a "maquinar" o panorama político nacional, procurando excluir o PSD do poder. Isto interessa a quem...???

Ora faz favor de dizer ...
segunda-feira, 9 de maio de 2011
Colunista do "Financial Times" acusa o primeiro-ministro português de se "preocupar apenas com o seu quintalinho" e de ter mentido ao país e diz que Portugal geriu a crise de forma "assustadora". Para Wolfgang Munchau, a comunicação de Sócrates ao país, na semana passada, foi apenas um "alerta trágico-cómico" da crise na Europa.
“A razão política pela qual esta crise vai de mal a pior é um problema de actuação colectiva que continua por resolver. Ambos os lados têm falhado. O deputado avarento e economicamente iletrado do Norte da Europa é tão responsável como o primeiro-ministro do Sul da Europa que só se preocupa com o seu quintalinho. O governo grego comportou-se de forma relativamente correcta, mas a forma como Portugal tem gerido, e continua a gerir, a crise é assustadora”
“Não se pode gerir uma união monetária com governantes como o sr. Sócrates...." "O seu anúncio, na semana passada, foi um alerta trágico-cómico da crise. Com o país à beira da extinção financeira, foi à televisão nacional orgulhar-se de ter garantido um acordo melhor do que a Grécia e a Irlanda. Além disso, garantiu que o entendimento não seria muito doloroso. Quando os detalhes foram conhecidos, poucos dias depois, percebeu-se que nada disso era verdade. O pacote contém cortes de custos severos, congela os salários da função pública e as pensões, aumenta os impostos e prevê uma recessão profunda nos próximos dois anos”.

Ora faz favor de dizer ...
Todos os partidos prometem cortar nas "gorduras" do Estado, cortar nos assessores, cortar nos ministros, cortar, cortar, cortar...
Afinal estas promessas não são mais do que promessas vãs. Não vale a pena prometer "cortar" porque o país não é um talho nem o Estado, o governo ou a administração pública, carne de açougue.
O que é preciso é (re)pensar profundamente o que é o Estado, para que serve, que dimensão deve ter e, fundamentalmente, quais os mecanismos de que deve ser dotado para adaptar a sua dimensão e acção, racionalizando-as, às reais necessidades do país.
Ler mais »

Ora faz favor de dizer ...
Os nossos brilhantes governantes - com especial relevo para o primeiro ministro, que, com as suas opções pessoais, nos conduziu a esta calamitosa situação financeira - conseguiram que agora todo e qualquer "gato-sapato" "dê bitaites" sobre a nossa e economia e finanças públicas e se ponha a dizer o que devemos, ou não, fazer.
Deve-se agradecer aos nossos lídimos governantes esta segunda vergonha por que também agora nos fazem passar.
Mas da primeira vergonha que nos fazem passar - que é tê-los como governantes - dessa não há desculpa.

Ora faz favor de dizer ...
domingo, 8 de maio de 2011
Silva Pereira diz que acordo com troika não trava TGV Lisboa/Madrid
Estes tipos, ou são uns brincalhões e andam a "reinar", ou são doidos e deixaram de tomar os comprimidos, ou não são nem uma coisa nem outra e então andam a brincar com o fogo...

Ora faz favor de dizer ...
The Corrs, Only when I sleep

Ora faz favor de dizer ...
Muita gente (74%) diz mal ou muito mal do actual Governo, contra apenas 20% que o acham "bom" (e 1% "muito bom"). Contudo, uma maioria clara (55%) considera que nenhum partido faria melhor do que o PS se estivesse a governar
Duas notas.
A primeira é que esta é uma notícia "curiosa" sobre uma sondagem.
Então 74% são "
muita gente" quando se trata de "dizer mal ou muito mal" do governo. Porém 55% já é uma "
maioria clara" para dizer que nenhum partido faria melhor do que o ps.
A outra é que estes resultados revelam uma realidade bem mais preocupante: os resultados indicam que os portugueses ou são estúpidos ou estão a ficar "broncos"...

Ora faz favor de dizer ...
sábado, 7 de maio de 2011
...leia
aqui a tradução, feita pelo
Aventar, do memorando da "troka"...
Vai ver que vai ficar mesmo sem sono...!!!

Ora faz favor de dizer ...
... estou convencido que o primeiro-ministro, José Sócrates, não está à altura, não é capaz de contribuir para as soluções futuras pela
maneira como ele foi responsável pelo declínio do país e a maneira como se tem comportado perante o pedido de assistência. Quando anunciou os resultados das negociações fez uma coisa extraordinária que foi dizer o que não está no acordo e não anunciou o que estava. Foi um momento obsceno da vida política.
... estou convencido que o primeiro-ministro, José Sócrates, precisa de ser muito, muito severamente castigado e a melhor maneira de o castigar é através da via eleitoral. Ele necessita de ser muito severamente castigado porque ele é pessoalmente responsável pelo mau estado a que Portugal chegou, as finanças públicas e o Estado.
... é pessoalmente responsável pelo mau estado a que chegou o próprio Partido Socialista. Comparado com o que era o PS há dez ou 15 anos, não é o mesmo partido, com capacidade de diálogo e com tranquilidade doutrinária. Este PS já não é isso. O engenheiro Sócrates é o responsável por este caminho e deve ser severamente castigado. Creio que ele não ajudará, nem fora, nem dentro, a nenhuma solução das soluções necessárias e importantes para o país.
António Barreto, em
entrevista ao I

Ora faz favor de dizer ...
(*) "Verdadeiros Finlandeses"

Ora faz favor de dizer ...
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Ainda assim, ontem, o Braga só jogou com um guarda-redes...
É que já se tornou costume a "indecência" de as equipas que defrontam o Benfica jogarem com dois guarda-redes - um na sua própria baliza e outro na baliza do Benfica (este com a função de desestabilizar a equipa do Benfica e de provocar ou, pelo menos, não impedir, a entrada da bola na sua baliza...)

Ora faz favor de dizer ...
Portugal conseguiu finalmente ter um programa de governo realista, com objectivos claros, feito "com pés e cabeça", e sem promessas demagógicas e populistas ou eleitoralistas. Esse programa de governo designa-se
Memorandum of Understanding on specific economic policy conditionality (MoU).
O único senão é que esse "programa" teve que ser elaborado por estrangeiros, imposto "à má fila" pela necessidade, há-de balizar, nos próximos anos, a actuação dos partidos políticos e do governo e, ainda assim, ficando sujeito a um apertado controle trimestral - que o estrangeiro sabe bem quem nós somos...

Ora faz favor de dizer ...
... a função pública está hoje em greve...!!!

Ora faz favor de dizer ...
Parece que
ainda há quem ache que o governo merece continuar a governar mesmo depois do "bom acordo" com a UE/FMI...

Ora faz favor de dizer ...
quinta-feira, 5 de maio de 2011
Entradas de leão...
... saídas de sendeiro.... !!!

Ora faz favor de dizer ...
1. As rendas antigas serão mais fáceis de aumentar
2. O número de concelhos e freguesias vai ser reduzido
3. As autarquias recebem menos dinheiro
4. Fica proibida a criação de mais empresas públicas e municipais
5. Taxas de justiça mais caras para quem arraste processos
6. Dinheiro para as escolas dependerá do desempenho
7. A REN e a EDP totalmente privatizadas
8. A "golden share" da PT acaba
9. As parcerias público-privadas vão ser renegociadas e as novas serão suspensas
10. O novo aeroporto e o TGV vão ser cancelados.

Ora faz favor de dizer ...
Isto é precisamente aquilo sobre o que o primeiro ministro devia ter falado ontem, mas não falou.
Deixou para o ministro das finanças anunciar hoje...
1. O imposto sobre imóveis (IMI) vai ter
taxas mais altas e
menos isenções
2. O IVA
vai subir para alguns produtos
3. A dedução dos juros do crédito à habitação no IRS
vai acabar
4. O imposto sobre o tabaco
é agravado
5. Os preços do gás, da electricidade e dos transportes
vão subir
6. O abate dos gastos com saúde e educação no IRS
vai ser limitado
7. Os subsídios de maternidade e de desemprego passam a
pagar IRS
8. O imposto sobre veículos
vai aumentar
9. As taxas moderadoras
sobem na Saúde
10. A Madeira e os Açores têm que
aumentar IVA, IRS e IRC
11. Os pensionistas vão ter de
pagar mais IRS
12. O subsídio de desemprego
sofre corte e vai ser pago durante
menos tempo
13. As horas extraordinárias
pagam menos
14. O salário mínimo vai
ser congelado
15. O emprego na Função Pública
vai diminuir
16. O sistema de saúde dos funcionários públicos
vai baixar as comparticipações
17. Os salários na Função Pública vão
ser congelados
18. Os subsídios às energias renováveis
serão cortados
Agora não se esqueçam de (tornar a) votar no ps ...!!! Para daqui a seis meses, nos tornarem a "apertar a tarracha"...

Ora faz favor de dizer ...
quarta-feira, 4 de maio de 2011

Ora faz favor de dizer ...
O primeiro ministro anunciou ontem à noite (no intervalo de um jogo de futebol), o
"não-conteúdo" do "bom acordo".
Amanhã de manhã, o ministro das finanças
vai anunciar o conteúdo do "mau acordo"...

Ora faz favor de dizer ...
Para além das boas notícias comunicadas pelo primeiro ministro, a parte mais agradável da mensagem foi ver o ar bem disposto e sorridente do ministro das finanças...

Ora faz favor de dizer ...
Parece que o primeiro ministro já está dispostíssimo a governar com este FMI ou outro qualquer.
Sim, que com ele não há FMI que resista.

Ora faz favor de dizer ...
É costume os acordos de financiamento da UE/FMI implicarem revisões constitucionais...???
É que o primeiro ministro disse, no intervalo do Barça-Real Madrid que, graças a ele, o acordo da "troika" não implicava uma revisão constitucional...

Ora faz favor de dizer ...
O "cineasta" josé pinto de sousa e o "maestro" fernando santos, no programa "Museu do Cinema", apresentando mais uma "reprise"...

Ora faz favor de dizer ...
O
Rua Direita voltou a estar "no ar"...
Um blogue a (re)ler...

Ora faz favor de dizer ...
O primeiro ministro e o ministro das finanças, durante o anúncio das medidas (que não constam) do acordo com a UE/FMI

Ora faz favor de dizer ...
As boas:
O primeiro ministro anunciou um acordo com um conjunto de medidas ... que não constam do acordo...
As más:
Quando a "troika" anunciar as medidas e os cortes que constam do acordo, então é que as coisas vão doer...
(Ou seja, o primeiro ministro veio dizer que as "coisas boas" do "bom acordo" são obra sua; as "coisas más", como os cortes de pensões ou o aumento de impostos, são obra da "troika" e da oposição...)

Ora faz favor de dizer ...
Porque é que obrigaram o ministro das finanças a estar ao lado do primeiro ministro...???
E ainda outra pergunta...
Porque é que o ministro das finanças (ainda) se presta a tudo isto...???

Ora faz favor de dizer ...
...depois do Barça-Real Madrid:
.
Porquê...???

Ora faz favor de dizer ...
terça-feira, 3 de maio de 2011
Se na televisão tivesse aparecido Bush (em vez do nobel da paz, Obama) a comunicar que tinha dado ordem para se realizar a operação para matar Bin Laden e a anunciar a sua morte, era mais que certo que as celebrações e aplausos de todo o mundo se transformavam em crítica e manifestações de protesto...

Ora faz favor de dizer ...
segunda-feira, 2 de maio de 2011
O governo português andou a arrastar no tempo - sabe-se lá com que intenções - o pedido de ajuda financeira à UE/FMI, quando já sabia que a situação fianceira que obrigava ao pedido era grave e irreversível.
Agora, se os finlandeses persistirem em
levantar obstáculos a essa ajuda financeira, e isso nos causar ainda maiores danos e dificuldades, a culpa de tudo isso também é do PSD...???

Ora faz favor de dizer ...
domingo, 1 de maio de 2011
... pergunta-se: quando é que o ministro das finanças vem a público explicar a evolução nos últimos meses da situação financeira do Estado, designadamente quando os juros ultrapassaram os 7%, e do modo como foi conduzida pelo governo essa situação, em especial no que toca à decisão de recorrer a empréstimos de médio e curto prazo, suportando juros usurários, somente para adiar o pedido de auxílio financeiro.

Ora faz favor de dizer ...
Uma "caixa económica dos bancários", "patrocinada" pelo Sindicato dos Quadros Técnicos Bancários (SNQTB), deverá abrir as portas em Outubro deste ano, na Latino Coelho, em Lisboa.
Os sindicatos dos bancários a abrir bancos...??? Hummmm... que coisa estranha... Um sindicato (também) serve para abrir bancos...???
E os trabalhadores da dita "caixa económica" são obrigatoriamente sindicalizados...??? E será que podem fazer greve...???

Ora faz favor de dizer ...
Governo em campanha faz dois mil km por dia. O executivo percorreu cerca de 12 mil quilómetros pelo país em seis dias.
...é preciso compensar estes gastos com mais uns cortes nos vencimentos dos técnicos superiores da administração pública.
(PS: esta é a forma expedita como o ps diminui as despesas com a campanha eleitoral...)
PS2: Afinal não é campanha; é "
obrigação"...)

Ora faz favor de dizer ...