sexta-feira, 30 de março de 2007
João Vale e Azevedo foi hoje condenado a cinco anos de prisão por burla no caso Ribafria.
Está visto que, comparando este caso com outros do mundo do futebol, se constata que enquanto se é presidente de um clube não há problemas ...
Eles só começam a surgir quando se perdem eleições ...

Ora faz favor de dizer ...
Quatro
ex-administradores executivos da Portugal Telecom, receberam 9,7 milhões de euros pela não renovação do mandato no ano passado.
A Portugal Telecom, é uma empresa
onde o Estado exerce direitos especiais via golden-share mesmo sem participação relevante no capitalNa EDP, empresa onde o Estado é ainda o maior accionista, com 20,5%, os administradores cessantes receberam, em 2006, um total de 6,375 milhões de eurosPor outro lado, António Mexia pode ganhar até 4,2 milhões de euros de salário na EDP, no total do seu mandato (três anos), graças às novas regras de remuneração da eléctrica nacional.Perante isto, resta acusar os funcionários públicos de serem uns privilegiados por poderem auferir uns vencimentos que, comparados com isto, só podem ser considerados de absolutamente "miseráveis" ....

Ora faz favor de dizer ...
O Governo concedeu tolerância de ponto aos funcionários da Função Pública durante o período da tarde de Quinta-feira Santa, de acordo com um
despacho publicado no Diário da República.
O despacho, assinado pelo primeiro-ministro, José Sócrates, justifica a decisão com a «tradição existente no sentido da concessão de tolerância de ponto nos serviços públicos não essenciais na época da Páscoa».

Ora faz favor de dizer ...
quinta-feira, 29 de março de 2007

Ora faz favor de dizer ...
Os sistemas de remuneração associada ao desempenho dos funcionários públicos que foram sendo adoptados por vários paí- ses desenvolvidos desde meados da década de 80 falharam os seus objectivos. Quem o diz é Francisco Cardona Peretó, autor de um estudo do Programa Sigma, co-financiado pela União Europeia e OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico) e publicado na revista Gestión y Análisis de Políticas Públicas, do Instituto Nacional de Administrações Públicas.Sistematizando os balanços possíveis das experiências internacionais neste domínio, este especialista conclui que os prémios de desempenho não só tiveram um impacto insignificante ou mesmo nulo na motivação dos trabalhadores e na qualidade dos serviços prestados como também geraram efeitos perversos, resultantes do seu carácter inevitavelmente subjectivo, ao nível da desejável imparcialidade dos funcionários públicos, contribuindo para a partidarização da máquina do Estado.O estudo detecta ainda outros efeitos perversos. O sistema é caro porque os gestores se sentem pressionados a dar boas notas aos funcionários - com isso aumentando o seu salário - de modo a evitar que estes se sintam lesados e prejudicados, ou seja, desmotivados. Por outro lado, a componente subjectiva da avaliação acaba muitas vezes por se transformar em arbitrariedade, pondo em causa a legitimidade pública da administração. O estudo da Sigma alerta ainda para o acréscimo da carga burocrática necessária para manter sob controlo o sistema de atribuição de prémios.

Ora faz favor de dizer ...
quarta-feira, 28 de março de 2007

Ora faz favor de dizer ...
Então em que ficam as habilitações "literárias" do senhor Inginheiro?
São ou não
da mesma qualidade das do senhor mestre Amadeu Lima Carvalho?

Ora faz favor de dizer ...
Maria José Nogueira Pinto anunciou hoje-
na Câmara Municipal de Lisboa -
que abandona o CDS-PP e a vereação na Câmara de Lisboa, na sequência da polémica em torno da realização de eleições directas no partido.Nogueira Pinto referiu que a desfiliação do partido tem carácter imediato e que, por isso, não irá presidir ao Conselho Nacional do CDS-PP que se realiza no próximo sábado.
Já é tique comum nos ditos partidos "da direita": sempre que alguém os abandona, seja lá porque razão seja, procura sempre fazê-lo de modo a, invocando sempre os mais altos intersses do país e do partido, produzir neste os maiores "estragos" possíveis ...
Então Maria José Nogueira Pinto anuncia, na Câmara de Lisboa, que deixa de ser militante de um partido?
E deixa de ser militante para não ter que presidir à uma reunião de um órgão estatutário?
Será que para este efeito não bastava demitir-se apenas de presidente desse órgão?
Todo este "barulho" não quererá antes significar que por detrás de tudo isto não havia uma secreta ambiçãozinha de Maria José Nogueira Pinto de vir a presidir ao CDS-PP, no fim deste mandato de Ribeiro e Castro - nem que para o efeito o tivesse que "empurar" "borda fora" - o que lhe fica definitivamente vedado com o regresso mais que plausível de Paulo Portas?

Ora faz favor de dizer ...

O ministro, isso sim, limitou-se a rasgar umas folhitas do dito relatório, onde estava escrito aquilo que ele não queria ... o que é completamente diferente...!!!

Ora faz favor de dizer ...
Aquilo que no dia 21 de Março do corrente ano da graça de 2007, constituía,
na boca do primeiro ministro, o "
zero absoluto da credebilidade política" e uma "
irresponsabilidade", passou a ser, uma semana depois,
na boca do ministro das finanças "
uma compensação dos esforços dos portugueses" ...
... Muda-se o ser, muda-se a confiança;
Todo o mundo é composto de mudança,
Tomando sempre novas qualidades.

Ora faz favor de dizer ...
terça-feira, 27 de março de 2007
Para além da própria confusão na Universidade Independente, também há confusão a respeito de quem é, ou não, detido ...
O vice-reitor da Universidade Independente, Rui Verde, ficou em prisão preventiva por decisão do juiz de instruçãoLúcio Pimentel, elemento da direcção da Sociedade Independente para o Desenvolvimento do Ensino Superior (SIDES), foi detido, esta terça-feira pela Polícia Judiciária (PJ), para interrogatórioLuís Arouca, reitor da Universidade Independente (UnI), terá sido detido esta terça-feira pela Polícia Judiciária para interrogatório. Mais dois dirigentes terão sido igualmente detidos.
Entretanto, Lúcio Pimentel negou ter sido detido e até contactado pela Polícia Judiciária

Ora faz favor de dizer ...
segunda-feira, 26 de março de 2007

Ora faz favor de dizer ...
Este fim de semana não houve episódios da telenovela CDS-PP ...!!!

Ora faz favor de dizer ...
Sei muito bem o que quero e para onde vou, mas não se me exija que chegue ao fim em poucos meses. No mais, que o País estude, represente, reclame, discuta, mas que obedeça quando se chegar à altura de mandar.

Ora faz favor de dizer ...
Será que D. João II - o Príncipe Perfeiro - foi prejudicado na votação dos "grandes portugueses" por ser defendido por Paulo Portas ...???

Ora faz favor de dizer ...
domingo, 25 de março de 2007

... chegou a hora de Verão ...!!!

Ora faz favor de dizer ...
sábado, 24 de março de 2007
A Bélgica lá teve que "embrulhar" 4 ...!!!!

Ora faz favor de dizer ...
sexta-feira, 23 de março de 2007
(retirado de power point da autoria de Luis Leite Pinto, a circular por mail)

Ora faz favor de dizer ...
Título do Diário Digital:
GNR capturou prisioneiro evadidoVai a ver-se e afinal trata-se de um
preso ... há alguma diferença ...!!!

Ora faz favor de dizer ...
Ou por distracção ou por qualquer outra razão (até rima ...) nenum noticiário televisivo tem falado da "licenciatura" do "senhor inginheiro primeiro" ...
(Será que é "aborrecido" noticiar este tema?
Será que, por se tratar do "senhor ingiheiro primeiro", já não se pode noticiar a sua "licencitaura" "independente"? Ou quando se noticia pede-se logo, humildemente, desculpa, como faz o Público, e "ajunta-se" uma notinha do visado?
Se fosse o Zé da Esquina também teria direito a este "tratamento" "inginheiral"?)

Ora faz favor de dizer ...
Nunca a alheia vontade, inda que grata, Cumpras por própria. Manda no que fazes, Nem de ti mesmo servo. Ninguém te dá quem és. Nada te mude. Teu íntimo destino involuntário Cumpre alto. Sê teu filho. Odes
Ricardo Reis

Ora faz favor de dizer ...
quinta-feira, 22 de março de 2007

Ora faz favor de dizer ...
quarta-feira, 21 de março de 2007

Ora faz favor de dizer ...
A votação que garantia, ontem, a vantagem de Salazar no concurso Os Grandes Portugueses (ainda se pode votar até ao fim da Grande Final do programa, no próximo domingo) estava nos 52 mil.
Afinal, um número que não encheria o estádio da Luz (65 647 lugares); um resultado inferior à população de concelhos como a Figueira da Foz (63 144 habitantes), Amarante (61 029) ou Mafra (62 009); um score que ainda era inferior ao conseguido por Garcia Pereira nas Presidenciais de 2001 (reeleição de Jorge Sampaio), em que o candidato do PCTP/MRPP obteve 68 900 votos (1,59%) - desdenha o Diário de Notícias.
Pois é ... pois é ... Mas os outros, como Cunhal, por exemplo, nem aí chegaram ...!!!
Além disso, como sublinham algumas das personalidade contactadas pelo DN, a escolha televisiva não é sequer comparável a uma eleição política, onde cada eleitor tem apenas direito a votar uma vez, já que o mesmo cidadão pode ir fazendo as chamadas que entender, desde que feitas de telefones diferentes - Pois é ... pois é ... mas essa possibilidade aplica-se a todos os "grandes portugueses" ... Ou será que ela passa a ser ilegítima quando se verifique em relação a Salazar?
Mas será que passa pela cabeça de alguém que os potenciais votantes em Salazar mandaram instalar em suas casas mais linhas telefónicas e compraram novos telemóveis só para poder votar várias vezes naquele que considerem o maior protuguês?
E, no entanto, quando D. Afonso Henriques surge em segundo lugar no concurso da RTP, com "apenas" 30 mil votos, e Álvaro Cunhal caiu para terceiro, com 25 mil, pode ter sido já encontrado o vencedor do programa que os políticos remetem para o puro domínio do entretenimento e a que os historiadores não reconhecem validade científica - podemos ficar descansados. Um grupo de notáveis historiadores não reconhece "validade científica" ao programa.
Mas quem é que lhe atribuiu ou pretendeu atribuir "validade científica"?
Mas quem é que acha que a história é feita em programas televisivos?
Porém, certo é também que a história não é aquela que é feita por aqueles historiadores.
Sintomático - apenas sintomático e nada mais, já que o programa é apenas uma brincadeira - é o facto dos dois maiores portugueses serem, ainda assim, Salazar e D. Afonso Henriques.
Resta saber - mas nunca saberemos - se, ganhando Cunhal a votação, o programa passaria a ter, para aqueles historiadores, "valia científica"?
Pois é ... pois é ... o programa vale o que vale, toda a gente pode telefonar e votar em quem quiser com os telefones que quiser, mas, até ver, Salazar vai em primeiro lugar ...

Ora faz favor de dizer ...
Este o novo local de nascimento de muitas crianças em Portugal.
Hoje
nasceu mais um "
em trânsito" na auto estrada Figueira da Foz-Coimbra, enquanto a sua mãe, figuirense, era transpostada de ambulância para Coimbra.
Porque este foi o segundo caso num mês, talvez não fosse desadequado a Brisa montar um
serviço móvel de partos (tipo "desempanagem móvel)" nas auto-estradas ...
Ou então o senhor ministro da saúde determina (que é uma coisa que ele adora fazer ...) que as mamãs figueirenses estão proibidas de "fazer força" na ambulância até que se aviste a torre da Universidade ...
(Parece não haver qualquer relação entre as dua situações. Porém os "
em trânsito" são uma consequência da
revisão em baixa do défice público ...)

Ora faz favor de dizer ...
terça-feira, 20 de março de 2007
Aquela técnica da presidente do Conselho Nacional do CDS-PP de fazer arrastar os trabalhos durante 12 horas, como diversos requerimentos e peripécias processuais, com votações à mistura e no fim anunciar aquilo que petendia, faz lembrar as RGA's, as Assembleias Magnas, as RGT, e demais reuniões dos "tempos da revolução" em que à "mesa" dessas assembleias competia, fundamentalmente, "encanzinar" e "torpedear" os trabalhos e cansar a assistência, de modo a que a reunião se arrastasse a tal ponto que quando tivesse lugar a votação do que importava votar, já só lá estivesse quem votava favoravelmente.
O mal é que os apoiantes de Paulo Portas não se cansaram ... pois se se tivessem cansado e ido jantar a casa, o Conselho Nacional teria corrido às mil maravilhas e aprovado "pacificamente" o congresso a que Ribeiro e Castro se agarra "com unhas e dentes" ...

Ora faz favor de dizer ...
segunda-feira, 19 de março de 2007

Ora faz favor de dizer ...

Drying Clothes - Helen Allingham R.W.S. (1848-1926)

Ora faz favor de dizer ...

The Fish Market, Joachim De Beuckelaer, 1570

Ora faz favor de dizer ...
Não é com estas pessoas que a direita se vai revitalizar -
disse Maria José Nogueira Pinto, na "
caramunha" de hoje à tarde ...
Ah, pois não ...!!! Com pessoas destas, é evidente que não ...!!!

Ora faz favor de dizer ...
(
by mail)
Sócrates morreu.Deus e o Diabo desentendem-se e brigam porque nenhum dos dois quer ficar com ele.Não conseguindo chegar a acordo, recorrem a mediadores, comprometendo-se a aceitar a solução que eles proponham. Os mediadores, depois de muito pensar, apresentam a seguinte "saída para a crise": o defunto ficaria, alternadamente, um mês no céu e outro no inferno.No 1° mês Sócrates vai para o Céu.Deus já não sabe o que fazer e quase enlouquece. O engenheiro maldiz tudo, põe em causa todos os elementos de oração e da liturgia, dissolve o sistema de assessoria pessoal dos anjos, suborna as nuvens, transfere 1km quadrado do céu para o inferno, nomeia arcanjos provisórios aos milhares, intervém nas comunicações aos Santos, troca as placas das portas de São Pedro. Não satisfeito, envia um projecto de lei aos apóstolos para reformular os Dez Mandamentos e outro para amnistiar o Diabo... O céu transforma-se num caos.As almas que por ali andam, apesar da sua santiadade, já não o suportam mais... Para ver se o "despacham" para "as profundezas dos infernos", magistrados, funcionários judiciais, militares, GNR.s, polícias, bombeiros, médicos, enfermeiros, professores, funcionários públicos, utentes de maternidades e urgências, pais de alunos de escolas encerradas ou sem condições, emigrantes sem consulados, etc. etc. convocam greves, protestos, manifestações, vigílias, marchas, no país e no estrangeiro...O descontentamento é geral. Deus conta cada minuto até ao fim do mês, ansioso para o poder "recambiar" para o inferno.Quando Sócrates finalmente se vai, Deus respira finalmente de alívio. Mas lá para o dia 20 do mês, começa a sofrer novamente de ansiedade, pensando que dentro de 10 dias tem que voltar a aturá-lo. O 1º dia do mês seguinte passa sem que nada aconteça.No 5° dia, ainda sem notícias, Deus estava feliz, mas começou a preocupar-se só de pensar que, tendo passado mais tempo no inferno, Sócrates poderia querer passar dois meses seguidos no Paraíso...Desesperado com essa mera hipótese, Deus decide arranjar coragem para contactar o inferno por "banda larga" (VoIP) e perguntar ao Diabo o que é que lá se estava a passar. Atende um dos assessores do Diabo e Deus pergunta: -Por favor, posso falar com o Diabo?"Resposta do assessor:-Qual dos dois? O vermelho com cornos ou o filho da p... do simplex?

Ora faz favor de dizer ...

Como por "magia", a conselheiral presidente do Conselho Nacional do CDS-PP, Maria José Nogueira Pinto, conseguiu "tirar da cartola" um
congressozito extraordinário e assim fazer o favor a Ribeiro e Castro, que tanto o queria ... apesar do Conselho Nacional, em votação, ter decidido a favor das directas ...
A isto é que se chama (saber) "presidir" ...

Ora faz favor de dizer ...
domingo, 18 de março de 2007

Ora faz favor de dizer ...
À falta de outras iniciativas ou de outra capacidade para dinamizar o país, o governo, via ministro da economia (quem mais poderia ser ...!!!) vai inventando coisas ... A última foi ter resolvido criar, para os estrangeiros, a "marca" Allgarve, para designar e "potenciar" (como se diz hoje ...") "a venda" do turismo no nosso Algarve.
Será que a Velha Albion, por exemplo, algum dia se lembraria de corromper o seu nome de England para "Ingland", só para dizer aos estrangeiros que é um destino turístico "muito in" ...!!!
Ou então, para aumentar o turismo de "massa" (não confundir com o dito "de massas", que esse é um verdadeiro horror - basta ver o Algarve) a Alemanha passar de Germany para "Ger-a-lot-of", só para esclarecer os turistas de que lá, há muito de tudo ...
Sempre há cada "experiência" mais "allarve" ...

Ora faz favor de dizer ...
Título do Diário de Notícias, em artigo de Fernanda Câncio:
Transexuais agredidas e roubadas em LisboaSegundo a gramática (pré-TLEBS) o verbo deve concordar sempre com o sujeito ... suas malucas ...!!!

1 judicioso comentário

Ao que parece resultar dos dados contidos em estudos divulgados sobre a capacidade do aeroporto da Ota, este arrisca-se a ter a sua capacidade completamente esgotada no dia em que for inaugurado ...

Ora faz favor de dizer ...
Com a saída das técnicas, o povo pediu e a família acedeu. «Queremos ver a menina», pediam. «Não se faz isto», diziam, enquanto os pais falavam da necessidade de proteger a imagem da bebé, até porque era esse o conselho das assistentes sociais. Ao final da manhã, foram cerca de três dezenas os populares que aplaudiram a pequena Andreia, quando a mãe a trouxe à janela. À tarde, o povo pedia mais. Os ânimos exaltaram-se quando a família disse que não e os pais acabaram por ceder e trouxeram de novo a menina à janela. Mas ainda não chegava. Houve quem se pendurasse na janela, quem discutisse com a família.
Queriam que a estrela da aldeia estivesse presente na festa. Os pais diziam que a menina não tinha vacinas, que podia ficar doente, mas de nada adiantou. Acabaram por ceder e, depois de se terem certificado que ninguém tocaria na bebé, trouxeram Andreia à festa. Ao colo da mãe, a menina mergulhou na pequena multidão que queria vê-la. Seriam talvez uma centena de pessoas. Cantaram os parabéns e até bolo houve.... boçal ... como sempre ...

Ora faz favor de dizer ...
Shit Fountain, East Ukrainian Village, Chicago

Ora faz favor de dizer ...
sábado, 17 de março de 2007
Hoje, o
Benfica sente-se completamente
verde ...!!!

Ora faz favor de dizer ...
sexta-feira, 16 de março de 2007

Ora faz favor de dizer ...
É proibido publicar notícias sobre a vida privada, «sem interesse público», segundo uma ordem emitida quinta-feira pela Autoridade para a Protecção de Dados Pessoais, organismo que garante a privacidade das pessoas na Itália.
Isto nunca poderá acontecer em Portugal, sob pena do país "morrer de tédio". É que não há nada mais estimulante e revitalizador (para além do Red Bull, naturalmente) que um bom "mexerico".
Senão veja-se só a quantidade de notícias, directos, entrevistas e perguntas completamente cretinas, no caso da "libertação" da criança raptada no hospital de Penafiel e do seu regreso a casa dos pais.
Porém, como tudo isto não passa de "conversa de alcoviteiras", sem nenhum interesse jornalístico ou noticioso, um novo "mexerico" substitui integralmente o "mexerico" anterior.
Por isso, com a "entrada em cena" do mexerico do "regresso da criança raptada" os noticiários deixaram de nos aborrecer com o "mexerico" da criança de Torres Vedras que anda escondida pela mãe "adoptiva" e que tem o pai militar preso ...
Ao menos, só temos que gramar um "mexerico" da cada vez ... mas cada mexerico serve para nos distrair dos reis problemas do país e da governação...
Tal como nos "idos de Março", o que o "pessoal" continua a querer é "
panem et circenses" ...

Ora faz favor de dizer ...
Sendo certo que
este entendimento é um entendimento "limite" e pode, futuramente, se não for devidamente acautelado, prestar-se a abusos, certo é que muitas vezes é a própria polícia que coloca os seus veículos atrás de quem circula nas auto-estradas, "pressionando-os" a andar cada vez mais depressa - na medida em que não "despegam" da traseira do veículo "observado" - levando-os a, quase instintivamente, procurarem afastar-se, aumentando a velocidade. E então está consumada a infracção, cada vez mais grave até que o condutor "desista".
Ora isto é, claramente, induzir a infracção.

Ora faz favor de dizer ...
quinta-feira, 15 de março de 2007

Ora faz favor de dizer ...
Camões ganhou o Prémio Lobo Antunes ...!!

Ora faz favor de dizer ...
quarta-feira, 14 de março de 2007
O ministro das Relações Exteriores de Angola, João Miranda, que visita Portugal na próxima semana, recusou hoje que haja qualquer diferendo entre os dois países sobre a utilização de cartas de condução portuguesas em território angolano, referindo que Angola apenas está a aplicar a lei."Não estou a par desse diferendo. A nossa lei que regula as cartas de condução diz que em Angola os estrangeiros podem conduzir se no país de origem os angolanos puderem também conduzir sob certas condições, até que troquem as cartas", disse o chefe da diplomacia angolana.
"Em Portugal, ao que parece, não é permitido que os angolanos conduzam. Se não é permitido, vamos ver o que a nossa lei diz relativamente aos estrangeiros ou ao país onde os angolanos não podem conduzir. É só isso. Não há diferendo algum", reforçou.

Ora faz favor de dizer ...
Pinto da Costa arguido nas agressões a Bexiga ...!!!

Ora faz favor de dizer ...
Como é diferente
a cultura em Portugal!
Nem a frase subtil, nem o duelo sangrento...
é
a cultura coração, é
a cultura sentimento.

Ora faz favor de dizer ...
terça-feira, 13 de março de 2007
O Parlamento açoriano fez aprovar uma lei que contraria o Protocolo de Estado em vigor em Portugal, ao colocar o presidente do Governo Regional, Carlos César, à frente do primeiro-ministro, José Sócrates, nas cerimónias organizadas pelo Executivo Regional. Na prática, o que este decreto diz é que, em cerimónias nos Açores a que assistam César e Sócrates, o líder regional tem precedência sobre o líder nacional.Também o representante da República para os Açores, José António Mesquita, e o presidente da Assembleia Legislativa Regional (ALR), Fernando Meneses, ao abrigo daquele diploma, caem na posição protocolar em favor de César. Este último, nas cerimónias oficiais nos Açores, só não passará à frente do Presidente da República, Cavaco Silva, e do presidente da Assembleia da República, Jaime Gama. Carlos César, servindo-se das alterações propostas e viabilizadas pela maioria PS que suporta o Governo no Parlamento Regional, conquista, assim, o lugar protocolar de Sócrates como a terceira figura da hierarquia (pelo menos no que aos Açores diz respeito). Depois ainda falam do Jardim ...!!!

Ora faz favor de dizer ...
segunda-feira, 12 de março de 2007
Deixem guiar o Mantorras ...!!!

Ora faz favor de dizer ...
O Governo liderado por José Sócrates já nomeou, pelo menos, 2373 pessoas em dois anos de mandato. Contas feitas, pode concluir-se que este Governo efectuou 22,8 nomeações por semana ou 4,5 por cada dia útil, sem descontar os feriados.
Já que mais ninguém os cria, o governo encarrega-se, ele mesmo, de criar "postos de trabalho" ...
(E se lhe derem tempo, seguramente que chega aos 150.000 novos empregos ...!!!)

Ora faz favor de dizer ...
Ao fim de dois anos de governo PS desaparecerem as "trapalhadas".
Agora só há "broncas", mas apenas para consumo interno do governo ... É que na comunicação social não há notícia delas ...

Ora faz favor de dizer ...
O Governo pretende alterar a forma como estão definidas as obrigações de zelo e lealdade dos funcionários públicos.
As novas obrigações de zelo e lealdade revelar-se-ão pelo cumprimento imediato das seguintes ordens legítimas do governo:
Deitaaaaaa.....!!!!
Sentaaaaa.......!!!!
Rebolaaaaa.....!!!!!
Dá a patinha ....!!!!!
... Lindo funcionário ....!!!!

Ora faz favor de dizer ...
domingo, 11 de março de 2007
Em 2007, o culto descarado e militante da personalidade de Sócrates não deixa de ser inquietante. Tanto mais que, “nascido para o poder”, ele de facto concentrou poderes como nenhum outro predecessor. Acumula o cargo de primeiro-ministro com o de secretário-geral do PS e, dentro do PS, eliminou a comissão política permanente, dispersou a esquerda “sampaísta” e anulou a influência de Soares, com a candidatura à Presidência. No Estado, manda no Governo como quem manda num pelotão de infantaria, e, tirando António Costa, não pôs lá ninguém com a mais vaga influência no partido. Só faltava a mitificação do chefe. Cá a temos.
Vasco Pulido Valente,
hoje, no Público (edição papel)

Ora faz favor de dizer ...
sexta-feira, 9 de março de 2007

Ora faz favor de dizer ...

... e não se notou nada ...!!!
Ou antes ... notou-se muito ...!!!

Ora faz favor de dizer ...
quinta-feira, 8 de março de 2007

A actual concentração de poder nas mãos do primeiro-ministro, sem paralelo na nossa História recente, não só não é boa para o Estado de direito como é política e democraticamente inaceitável.
Tudo começou com o anúncio de uma cruzada sem tréguas contra as "corporações", receita mágica dos populismos de diversas matizes. Tivemos a guerra contra as farmácias, os juízes, os professores, os funcionários, os militares, os polícias, numa lógica implacável de combate aos "interesses instalados". O povo gostou, como gosta sempre quando os apanhados são "os outros". De permeio, uma gestão férrea da informação, doses maciças de propaganda e um cuidadoso desvelo com o manuseamento da agenda política que vai tentando fazer esquecer a realidade do desemprego que sobe, dos impostos que aumentam, do investimento a cair e da saúde aos trambolhões.
Chegámos entretanto a 2007. Temos um primeiro-ministro que já controla, tutela e orienta a acção do Serviço de Informações (SIRP), cujo secretário-geral está na sua directa dependência. Um primeiro- -ministro que vai passar a controlar, tutelar e orientar o Sistema Integrado de Segurança Interna (SISI), cujo secretário-geral dele igualmente dependerá. Faltava ape- nas a "cereja em cima do bolo", aliás cuidadosamente omitida na apresentação à Assembleia da República das opções fundamentais do SISI: a criação de um Conselho Superior de Investigação Criminal, também ele presidido pelo primeiro-ministro e, pasme-se, com a participação do responsável máximo da Procuradoria-Geral da República que eu iria jurar ser, nos termos da Constituição, dotado de autonomia!
Dito de outro modo, o chefe do Governo, para além de dirigir o Executivo, passará a controlar pessoalmente o sistema de informações, as polícias e a investigação criminal! Amanhã, quem sabe, porque não as tropas e os tribunais? Dirão alguns que tal é feito "apenas" em nome de uma maior eficácia e coordenação. Pois, o problema é esse mesmo. A História está cheia de exemplos de barbaridades que começaram por "pequenas" medidas de concentração de poder em prol da "eficácia" e da necessidade de "coordenação".
[...] Em matéria de direitos, liberdades e garantias não há "eficácia" nem "coordenação" que me levem a aceitar super-homens disfarçados de justiceiros.
Luís Pais Antunes, Deputado e Advogado

Ora faz favor de dizer ...
Depois de se fecharem consulados, depois de se extinguirem serviços públicos, depois de se abandonarem embaixadas, porque é que não se toma uma decisão definitiva e se encerra, de vez, o país?
Era muito mais prático ...

Ora faz favor de dizer ...
Depois da despenalização do aborto, ou melhor da sua libralização, a próxima inicitiva governamental em matéria de liberalização é a do "furto formigueiro" .
Neste caso, sem referendo...
Simplesmente o governo prepara-se
alterar o Código Penal no sentido de que o julgamento de crimes de furto, danos ou burlas simples, se o montante envolvido for inferior ao valor de uma unidade de conta, ou seja de 96 Euros, em moeda antiga cerca de 19.200$00, passe a depender de acusação particular.
Quer isto dizer que ou o particular deduz queixa num tribunal e para o efeito paga cerca de 200 Euros ou o Estado - seja o o Ministério Público - "não mexe uma palha" ...
Ora, isto vai permitir que muito boa gente possa passar a ter jornal à borla, beber uma cerveja à borla, tomar umas bicas à borla, calçar um par de sapatos à borla, comer uns chocolates à borla, enfim, abastecer-se à borla ....
Um sem número de possibilidades que se abrem na vida dos "gatunitos" e "larápios" ... tudo no sentido da simplificação da sua meritória actividade "profissional" destas ilustres personagens ...
O Estado, esse, apenas passa a garantir a segurança dos nossos bens acima de determinado valor - 96 Euros.
Abaixo desse valor, e perante a demissão por parte do Estado, do cumprimento das mais elementares funções e obrigações de sugurança publica e punição de infracções, que lhe cabem por natureza, espera-se que este, ao menos, autorize a auto-defesa ...
Nada melhor na vida que um visão "simplex" das coisas ...

Ora faz favor de dizer ...
Lentamente, o país e o estado vão ficando "em pantanas" ...

Ora faz favor de dizer ...
Visto que Portugal não tem tropas no Iraque, a única coisa que lhe restava para poder dizer que ia "
retirar do Iraque" era
retirar a embaixada em Bagdad ...

Ora faz favor de dizer ...
quarta-feira, 7 de março de 2007
MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR
Gabinete do Ministro
1—Nos termos do disposto nos nºs 3 e 4 do artigo 2º do Decreto-Lei nº 262/88, de 23 de Julho, nomeio a licenciada em Direito Joana Seabra dos Santos Cymbron para, no âmbito da sua especialidade, assegurar a elaboração de pareceres técnico-jurídicos.2—A nomeada auferirá a remuneração mensal equivalente à dos adjuntos de gabinete ministerial, acrescida das despesas de representação e, ainda, dos subsídios de refeição, de férias e de Natal.3—Nos meses de Junho e Novembro, para além da mensalidade referida no número anterior, será paga outra mensalidade no valor de € 2843,35, a título de abono suplementar.4—O presente despacho produz efeitos a partir da data da sua assinatura e é válido pelo prazo de um ano, renovável, até à sua caducidade, conforme o previsto na parte final do artigo 11º do Decreto-Lei n.o 262/88, de 23 de Julho.1 de Fevereiro de 2007.—O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Rebelo Pires Gago.Temos assim que no gabinte de Sua Excelência o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior há uma assessora que ganha:
1 - remuneração igual à de adjunto de gabinete
2 - despesas de representação iguais às de adjunto de gabinete
3 - subsídio de refeição igual ao de adjunto de gabinete
4 - subsídio de férias igual ao de adjunto de gabinete
5 - subsídio de Natal igual ao de adjunto de gabinete
6 - um
abono suplementar pago anualmente em Junho, no montante de de € 2843,35, "abono" esse que um adjunto de gabinete "
vê por um canudo" ...
7 - um
abono suplementar pago anualmente em Novembro, no montante de de € 2843,35, "abono" esse que um adjunto de gabinete "
vê por outro canudo" ...
E pronto ...! Acabaram de ver mais um episódio da novela
A reforma da administração publica em Portugal ...(Nota: sabe-se prefeitamente que cabe livremente aos Ministros fixar, no despacho de nomeação, a retribuição destes "especialistas".
Mas sabe-se também que a "vergonha" e o "decôro" são "coisas" que deviam existir num governo que passa a vida a execrar os funcionários públicos, entendendo que eles são uns privilegiados e que são remunerados "bem demais".
Ora naquele ministério também deve haver juristas que são funcionários públicos, que também fazem pareceres e que ganham infinitamente menos do que a "especialista" em questão ...
Até o chefe de gabinete deve ter inveja deste "estatuto remuneratório"...)

Ora faz favor de dizer ...
Depois de muitos PSDs (e alguns CDSs, diga-se em abono da verdade...) terem andado a fazer campanha pelo "sim", depois do PSD não ter tomado posição sobre o referendo do aborto, agora
queixa-se de que a lei que o PS vai aprovar de mão dada com todo a esquerda "cavernícola" representa a completa liberalização do aborto ...
É caso para dizer:
tarde piaste, óh mocho...!!!

Ora faz favor de dizer ...
...verificando-se que o desemprego afinal subiu, no último trimestre de 2006, para valores que já não atingia há vinte anos, o Governo, depois do quadro idílico, entrou no sofisma aritmético: vem anunciar ufanamente que foram criados 37 mil empregos, mas acrescenta logo, no tom funéreo das más notícias, que o desemprego não parou de subir.
Vasco Graça Moura, Escritor

Ora faz favor de dizer ...
Para o PS/Madeira inaugurar um fontanário não é um acto de gestão corrente ...

Ora faz favor de dizer ...
Valentim Loureiro, ex-presidente da Liga,
foi despronunciado de um crime de prevaricação ...
Por outro lado
foi pronunciado em 27 crimes, dos quais 26 de corrupção activa e um de prevaricação ...

Ora faz favor de dizer ...
terça-feira, 6 de março de 2007

Manuela Ferreira Leite prediz hoje no Público (versão papel) que Paulo Portas "não tem credibilidade" mas que o seu regresso pode "causar mossa" ao PSD.
Então "não tem credibilidade" mas "causa mossa" no PSD?
Ora se "causa mossa" quer dizer que no PSD ainda há "crédulos" em Paulo Portas...
Ou será que ninguém acredita nele, mas mesmo assim ele "causa mossa". Mas então que "mossa"?
O "oráculo do costume", como qualquer oráculo, diz uma coisa e o seu contrário, para assim afirmar sempre a "verdade" ...

Ora faz favor de dizer ...
A proposta deste indulto é de uma gravidade extrema. Revela, desde logo, que a máquina da justiça e de aplicação de penas não funciona, ou funcionando produz resultados absolutamente anómalos, o que será, porventura, pior ...
Mas revela também a forma completamente "básica" como o ministro da justiça quis ultrapassar a asneira e "enganar papalvos" através de um imediato inquérito "ultrasónico" do qual resultou uma "mal-amanhada" explicação "estapafúrdia" de uma proposta de indulto a um foragido sobre o qual pendiam vários mandatos de captura, segundo a qual documentos oficiais que estavam no proceso de indulto
não eram de leitura evidente ...Pelos vistos, os ditos documentos, de repente, passaram a ter uma leitura mais evidente - o que já não é mau de todo...
Porém ainda está por explicar pelo senhor ministro da justiça:
1. Como é que o dito processo foi iniciado por um requerimento assinado por um familiar do foragido ...
2. Como é que no decurso do dito processo não foi feita uma entrevista ao foragido para avliação do pedido ...
3. Como é que o processo passou pelo seu gabinete sem ninguém ter dado conta de nada ...
4. Porque diabo é que dois dias antes de ir prestar explicações ao parlamento vá de propor a revogação do indulto ...
Mas, depois de amanhã, no parlamento, decerto que o senhor ministro da justiça vai explicar tudo muito clarinho, tin-tin por tin-tin ... e não com "duas tretas" (como é hábito do "patrão"), sendo que a terceira "treta" costuma ser destinada a culpar a oposição por estar a "fazer barulho por uma coisinha de nada" ...
E a respeito de relevo ou de qualquer reacção da (sempre tão ciosa, atenta e, agora, veneranda) comunicação social por mais esta "borrada" governamental ... nada: sobre o assunto, "toalhetes Ausónia e fraldas Dodot" ...
Que saudades do velho Independente ...

Ora faz favor de dizer ...
segunda-feira, 5 de março de 2007
Nada melhor do que ir
consumando factos meramente circunstanciais para tornar definitivas opções mais que duvidosas ...

Ora faz favor de dizer ...
Depois do governo ter repetida e demagogicamente posto em cheque os professores e, com isso, a sua autoridade, a ministra da educação pretende agora
reforçar a autoridade dos professores através da revisão do "estatuto do aluno" ...
Certamente vai limitar o direito dos alunos baterem, de forma reiterada, nos professores ...

Ora faz favor de dizer ...
O governo quis manter-se "neutral"(1) na AG da PT da passada sexta-feira, para "deixar funcionar o marcado"(!?) mas, "a partir de agora nada será como dantes"(2) e vai "obrigar" a PT à separaração das redes ...
(1) Não considerando, para este efeito, o voto "pró PT" da CGD que, como se sabe, é uma sociedade bancária cujos gestores são todos nomeados pelo detentor de 100% do seu capital - o Estado.
(2) Segundo o ministro das obras públicas, transportes e comunicações ...

Ora faz favor de dizer ...
O Sporting (à falta de resultados ...) "rendeu-se" à "
secretaria" ...

Ora faz favor de dizer ...
sexta-feira, 2 de março de 2007

Ora faz favor de dizer ...
Não se têm "visto" mais notícias das "
contas paralelas"...

Ora faz favor de dizer ...
O fumo do tabaco fumado numa área superior a 100 m2 deixa de fazer mal ...

Ora faz favor de dizer ...
... é que Paulo Macedo só aceite continuar como Director Geral dos Impostos se lhe duplicarem o salário ...

Ora faz favor de dizer ...
Será que depois de
proibir o fumo em todo o lado, o Estado irá criar "salas de fumo" onde "dispensem" uns cigarritos?

Ora faz favor de dizer ...
Se Paulo Portas é assim tão mau, tão irrelevante, tão dispiciendo, porque razão já está todo o mundo "em pulgas" só por causa do seu anunciado regresso?
Ou, afinal, ninguém está "em pulgas" e tudo não passa de uma imensa "vontade de falar", à falta de mais assunto?

Ora faz favor de dizer ...


Pelos vistos, quando há "bronca" numa universidade privada, o caso mete sempre o filho do reitor ...

Ora faz favor de dizer ...
quinta-feira, 1 de março de 2007

Ora faz favor de dizer ...
Pareque que o historiador Rosas - aquele que nunca se dispensa de disferir ataques a Salazar a propósito ou a despropósito - anda incomodadado com o programa "Grandes Portugueses" que considera um exercício de "
desinformação e de manipulação" da história.
Pelos vistos o dito historiador sabe bem o que é desinformação e manipulação da história ... mas parece desconhecer que "todo o mundo" sabe que a história não é feita no ou pelo dito programa; parece desconhecer que o dito programa não passa de um programa de televisão e toda a gente sabe disso; parece desconhecer que o dito programa não é nem pretende ser um compêndio de história ... ainda que seja Salazar que venha a ganhar a votação ...
(Uma pergunta: se Salazar não fosse uma das dez personalidades finalistas, o dito historiador estaria assim tão preocupado com o rigor do programa...???)

Ora faz favor de dizer ...