<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d12023629\x26blogName\x3dPharm%C3%A1cia+de+Servi%C3%A7o\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://pharmaciadeservico.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttps://pharmaciadeservico.blogspot.com/\x26vt\x3d5339164314434841800', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Pharmácia de Serviço

Há remédio para tudo ... pharmaciadeservico_at_gmail.com

Uma vitória pírrica ...

A Assembleia da República aprovou pela maioria qualificada exigivel os Estatutos dos Açores, forçando assim à sua promulgação. O PS pensou assim transferir para a Assembleia da República os ónus - todos os ónus - desta imposição irracional ao Presidente da República de soluções legislativas obnóxias e absolutamente inscontsitucionais, desconsiderando assim os reparos que ele, no compo político, havia feito.

O que o PS pretendeu dizer e mostar ao país - através da maioria absoluta de "obedientes" de que dispõe na Assembleia da República, contando ainda com a cumplicidade dos demais partidos da oposição, excepção feita ao PSD que, à ultima da hora, "arrepiou caminho" - foi que não acolhe e muito menos aceita ou teme conselhos, leituras e posições políticas do Presidente da República.
E que se o Presidente da República tem objecções de carácter constitucional a fazer a normas aprovadas pela Assembleia (ou pelo Governo, ler-se-á nas entrelinhas ...) que solicite o veridicto ao Tribunal Constitucional. Esse, o PS acata.
Agora o "bom senso" constitucional de quem quer que seja, designadamente do de seus militantes, de juristas de renome ou mesmo do Presdiente da República, isso nunca...!!!
Acima de tudo, o PS pretendeu-se afirmar como seguidor de uma pretensa "coerência" de posições que mais não é do que irracional "teimosia" ...!!!

O que terá ganho com isso?
Possivelmente nada. Absolutamente nada. Ou seja, tudo!
Quando o Presidente da República fala, na sua mensagem, em falta de lealdade institucional está a referir-se à Assembleia da República. Mas como a maioria que lá está pertence ao PS, quando o Presidente se refere a "interesses partidários de ocasião" está, naturalmente, a referir-se a ele.

O governo é do PS. E o Presidente da República sabe-o. E sabe que o PS, sob o comando do mesmo homem que é primeiro ministro, foi "desleal" e "interesseiro" na Assembleia da República.
Se o foi aí, porque não voltará a sê-lo enquanto governo?

De tão obtusas são as soluções legislativas que agora foram impostas para promulgação que é por demais evidente que o Tribunal Constitucional se encarregará, mais tarde ou mais cedo, de "dar cabo" delas.
Então, perguntar-se-á: o que é que o PS ganhou com esta imposição?
Nada - a não ser o ápodo de institucionalmente "desleal" (o que também não é, verdadeiramente, nenhuma novidade).

Há vitórias completamente "pírricas": à beira do início de um ano eleitoral, com o orçamento (que é mais que "coxo" ..) ainda por promulgar, com alterações legislativas às leis eleitorais (que objectivamente pretendem beneficiar o partido no poder) começar com uma "guerra" - comummente aceite com "sem fundamento" - com o Presidente da República não parece ser muito inteligente.
Pode ser, imediatemente, uma vitória da "força" do PS; mas, mediatamente, parecer ser antes uma vitória "irracional".
Porque nada terá sido ganho pelo PS, mas muito perdido. Ainda bem ...
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

» Enviar um comentário