Estimadas estimativas dos estimáveis estimadores do costume ...
Diz o sempre prestimoso DN que a organização (da manif da cgtp) estima que estejam a participar nesta ação cerca de 20 mil pessoas vindas de todo o país, em mais de 50 autocarros e em dois comboios, provenientes do Porto, a par dos que se deslocaram a Lisboa de transportes públicos ou em transporte próprio.
Como isto parece muita fruta, ou seja muito comuna junto, vamos lá fazer uma contas:
1. Estimemos que um autocarro de turismo transporta normalmente 85 pessoas...
2. Como os proletas falam na vinda de mais de 50 autocarros e não se sabe ao certo se foram 50 ou 59 (porque se fossem 60 diriam que eram mais de 60 autocarros...) vamos considerar, por excesso, que vieram 59 autocarros carregadinhos de manifestantes...
Sendo assim, temos 59 autocarros x 85 manifestantes por autocarro (presume-se que viagem sem exceder a lotação máxima autorizada-) = 5.100 manifestantes.
Temos assim que nos autocarros todos (estimaram-se 59) terão vindo 5.100 manifestantes (na pressuposição de que os autocarros viajaram com a sua lotação máxima esgotada).
3. Sendo dito que terão estado 20.000 manifestantes no dito desfile, temos agora que calcular quantos viajaram de comboio
Assim 20.000 manifestantes (que estavam na manif) - 5100 manifestantes (que viajaram de autocarro) = 14.900 manifestantes que viajaram de comboio.
Como se sabe que os manifestantes da cgtp são proletas e não viajam em comboios burgueses como os alfa-pendular (que têm uma lotação total de 301 lugares...) nem em lugares capitalistas de 1.ª classe, vamos utilizar então a lotação da carruagens do intercidades.
Na melhor das hipóteses, uma carruagem de 2.ª classe do intercidades tem 88 lugares (as carruagens de 1.º classe têm 58 lugares e há algumas de 2.ª classe que têm 82 lugares, sem falar na carruagem-bar que tem um muito menor número de lugares...)
Ora dividindo os apeados 14.900 manifestantes por 88 lugares, temos necessidade de 169,31 carruagens para os poder transportar; ou seja, precisamos, na verdade, de um comboio de 170 carruagens mais 1 máquina (se, sozinha, o conseguisse rebocar...)...!!!
Mas como dizem que os manifestantes vieram em dois comboios, temos então que viajaram em 2 comboios com 85 carruagens de 2.º classe mais 1 máquina, cada um deles.
Ora um comboio de 85 carruagens mais 1 máquina teria cerca de 2.270 metros de comprimento (à razão de 26,4m por carruagem mais a máquina), ou seja mais de 2 km ... (o que seria despropositado em comboios de passageiros por não caberem nas plataformas dos cais)...
Considerando que, em geral, o intercidades viaja com 11 carruagens (entre carruagens de 1.ª classe, 2.ª classe e carruagem-bar...) 170 carruagens dariam para compor 16 comboios... O que são (só...) mais 14 comboios do que os anunciados 2 ...
4. Mas como há a hipótese de os manifestantes terem vindo em automóvel próprio (o que, convenhamos, se afigura demasiado patronal ...) temos então que 14.900 manifestantes - 2 comboios de manifestantes (11 carruagens x 88 manifestantes por carruagem x 2 comboios) = 12.964 manifestantes auto-transportados, o que daria 2.593 carros (alguém os viu...???) se viessem todos com os 5 lugares ocupados...
Ora tudo isto dá o ar de um exagero um bocado demasiado...
Portanto, está visto: estes números da cgtp são sempre muito bem estimados e melhor publicitados pela comunicação social, escrita e falada......!!!
Nada como ter sempre camaradas nas redacções para se ter sempre boa imprensa...