Isso é que não ...!!!! O resto ....
Nela, coisas interessantes.
Em primeiro lugar o dito despacho de acusação foi redigido em Bragança ...
Então no Porto não havia ninguém habilitado para desempenhar as funções de instrutor do processo disciplinar ...!!!???
Depois, fica-se a saber, o que, afinal, alegadamente se terá passado. Reza a acusação:
5 - De seguida, o arguido dirigiu-se para a saída do gabinete de assessoria da Direcção e, ao sair, com a porta aberta, e na presença do Dr. António Basílio que permanecia no exterior do gabinete, local de passagem de funcionários da DREN e de acesso, condicionado, a utentes externos, proferiu, de forma perfeitamente audível a frase "somos governados por uma cambada de vigarista e o chefe deles todos é um filho da puta".
6 - Todos os que se encontravam presentes no local. o Dr. Rolando Silva e o Eng. Rogério Correia no interior do gabinete de assessoria da Direcção e o Dr. António Basílio, no exterior, perceberam, em face do contexto em que a conversa se vinha desenrolando, que o arguido apelidou, com um sentido depreciativo e injurioso, o Primeiro Ministro, Eng. José Sócrates, de "filho da puta".
Então o "nosso" Charrua (num contexto destes, o nome Charrua também não é lá grande coisa ...) em amena conversa, mas já com a barriga "a dar horas" (eram 13h e 30m) resolveu dizer que "somos governados por uma cambada de vigarista e o chefe deles todos é um filho da puta"!!! Então isto diz-se ...???
Claro que não ...!!! Pode pensar-se, mas não se diz, designadamente quando se pode estar rodeado de "delatores", que ele os há em toda a parte ...como se viu ...!!!
Visto isto, a acusação considera que aquilo que o "nosso" Charrua terá dito em face do contexto em que a conversa se vinha desenrolando, foi que o arguido apelidou, com um sentido depreciativo e injurioso, o Primeiro Ministro, Eng. José Sócrates, de "filho da puta". E a acusação tem toda a razão ...!!!
Então estavam a falar de diplomas de licenciatura em engenharia da Universidade Independente (passados a um sábado ou a um domingo, e com uma prova de exame final de "inglês técnico" enviada por fax com um cartãozinho pessoal) e o "nosso" Charrua vá logo de passar a apelidar o Primeiro Ministro, Eng. José Sócrates, de "filho da puta"...???!!!
Então isto é assim ...???
Não pode ser ...!!!
Para a acusação, se fosse só chamá-lo de "vigarista" a coisa até que podia passar ... Mesmo apelidando-o de "chefe de ums cambada de vigaristas", ainda vá ... E ainda que tivesse dito que essa "cambada de vigaristas" dirigida pelo respectivo "chefe" é quem nos governa, mesmo assim isso não teria assim tanta importância ...
Para a acusação, importante, importante, foi que, em face do contexto em que a conversa se vinha desenrolando, os senhores Dr. Rolando Silva, Eng. Rogério Correia e Dr. António Basílio perceberam e entenderam a frase "somos governados por uma cambada de vigarista e o chefe deles todos é um filho da puta" como se o arguido estivesse a apelidar, com um sentido depreciativo e injurioso, o Primeiro Ministro, Eng. José Sócrates, de "filho da puta" ...
Pelos vistos, para aqueles "ilustres" confrades, como para a própria acusação, os epítetos de "vigarista" e de "chefe de uma cambada de vigaristas" assacados, no mesmo contexto da conversa, ao primeiro ministro (como ao governo e seus membros ...), não têm que ser entendidos como depreciativos e injuriosos, nem sofrer qualquer reparo ...
Aceitam-se perfeitamente ... Talvez até como elogio ...
"Filho da puta" é que não ...