Cada vez mais claro ...
A cada dia que passa, a cada declaração que é proferida, a cada notícia que surge, torna-se cada vez mais claro que, para o governo qualquer localização para o novo aeroporto é boa, desde que implique a completa desactivação da Portela.
O que não é de todo suportável para os planos do governo é que a Portela prossiga em operação. Por isso a solução Portela+1 nunca é referida, apesar de ser a mais adequada de todos os pontos de vista, designadamente do ponto de vista dos custos de uma novop aeroporto.
Porém aquilo que é bom do ponto de vista dos custos é pessimo do ponto de vista das receitas (extraordinárias) do governo. É que aqueles terrenos das Portela devem valer muitos milhões na mão da especulação imobiliária. De mais a mais quando, ao fim de décadas de expansão da rede de metro, o Metropolitano de Lisboa resolveu finalmente levar a sua rede até ao aeroporto - exactamente no momento em que se equaciona a sua desactivação.
Ora não se expande uma rede de metro para zonas "desérticas", sem pessoas e muito menos para "pulmões verdes" (será que está pensada a expansão do Metro para Monsanto?). Se não houver aeroporto na Portela então é porque para essa zona se prevê urbanização. Só assim ganha lógica essa decisão de expansão.
O que não é de todo suportável para os planos do governo é que a Portela prossiga em operação. Por isso a solução Portela+1 nunca é referida, apesar de ser a mais adequada de todos os pontos de vista, designadamente do ponto de vista dos custos de uma novop aeroporto.
Porém aquilo que é bom do ponto de vista dos custos é pessimo do ponto de vista das receitas (extraordinárias) do governo. É que aqueles terrenos das Portela devem valer muitos milhões na mão da especulação imobiliária. De mais a mais quando, ao fim de décadas de expansão da rede de metro, o Metropolitano de Lisboa resolveu finalmente levar a sua rede até ao aeroporto - exactamente no momento em que se equaciona a sua desactivação.
Ora não se expande uma rede de metro para zonas "desérticas", sem pessoas e muito menos para "pulmões verdes" (será que está pensada a expansão do Metro para Monsanto?). Se não houver aeroporto na Portela então é porque para essa zona se prevê urbanização. Só assim ganha lógica essa decisão de expansão.