"Banda larga"
Da confrontação dos dados do relatório da Comisssão Europeia com as plúrimas declaraçãos dos responsáveis portugueses pela "banda larga" nas escolas - que o "maioral" do governo anunciou há ja algum tempo com a maior "prosápia e circunstância" - fica-se com a nítida sensação de que as escolas portuguesa têm todas computadores e acesso à net em "banda larga".
Porém a realidade da "banda larga" nas escolas pode ser analizada de diversos pontos de vista:
1. Há escolas que têm computadores que funcionam minimamente mas não têm acesso em "banda larga";
2. Há escolas que têm operacional o acesso à net em"banda larga" mas que dispõem de computadores do tempo dos ábacos chineses;
3. Há escolas em que nada funciona, nem computadores nem net;
4. Há escolas que nem computadores têm ...
5. Há umas tantas escolas que têm "banda larga" e computadores, (mas que, eventualmente, não são acessíveis ou utilizaveis pelos alunos) ...
6. Por fim, a posição oficial: todas as escolas sem qualquer excepção, têm "banda larga" e os mais modernos computadores, a que todos os alunos sem excepção acedem regular e quotidianamente (sem necesidade de esperar que antes vinte colegas se sirvam do computador...)
Agora cada um escolhe ....
É evidente que para os responsáveis portugueses é indubitável que todas as escolas têm acesso à net em "banda larga" e que quem errou foi a comissão europeia por ter obtido esses dados junto de professores dessas mesmas escolas, os quias, naturalmente, são uns completos deconhecedores, ou mesmo absolutos ignorantes, na matéria (aliás a posição oficial do ministério da educação a respeito dos profesores em geral, ou seja, daqueles que não vão receber o "prémio de excelência" instituído pelo governo ...)
Porém a realidade da "banda larga" nas escolas pode ser analizada de diversos pontos de vista:
1. Há escolas que têm computadores que funcionam minimamente mas não têm acesso em "banda larga";
2. Há escolas que têm operacional o acesso à net em"banda larga" mas que dispõem de computadores do tempo dos ábacos chineses;
3. Há escolas em que nada funciona, nem computadores nem net;
4. Há escolas que nem computadores têm ...
5. Há umas tantas escolas que têm "banda larga" e computadores, (mas que, eventualmente, não são acessíveis ou utilizaveis pelos alunos) ...
6. Por fim, a posição oficial: todas as escolas sem qualquer excepção, têm "banda larga" e os mais modernos computadores, a que todos os alunos sem excepção acedem regular e quotidianamente (sem necesidade de esperar que antes vinte colegas se sirvam do computador...)
Agora cada um escolhe ....
É evidente que para os responsáveis portugueses é indubitável que todas as escolas têm acesso à net em "banda larga" e que quem errou foi a comissão europeia por ter obtido esses dados junto de professores dessas mesmas escolas, os quias, naturalmente, são uns completos deconhecedores, ou mesmo absolutos ignorantes, na matéria (aliás a posição oficial do ministério da educação a respeito dos profesores em geral, ou seja, daqueles que não vão receber o "prémio de excelência" instituído pelo governo ...)