Propaganda e justiça
Para assinalar um ano, o primeiro ano, de actuação da equipe ministerial, o ministério da justiça editou uma publicação intitulada Justiça de A a Z - Um ano de Governo.
A propaganda em questão encontra-se acessível na net, aqui; não obstante isso, e decerto que para memória futura e ad maiorem gloriam, o ministério fez uma tiragem de 1.500 exemplares impressos ...
Na Nota de Abertura da autoria da equipe ministerial, assim se reza:
Um ano de governo é uma oportunidade de balanço e um momento de preparação do futuro.
Ao entrar em funções, em Março de 2005, o XVII Governo Constitucional elegeu a Justiça como uma área-chave a reformar e modernizar. Está expresso no Programa de Governo que o objectivo para a legislatura é garantir a efectividade dos direitos e deveres e tornar o sistema de justiça um factor de desenvolvimento económico e social.
Agora veja-se como, na seguinte transcrição, a dita equipe ministerial se apaga perante a grandeza da imagem e o vigor da acção do "muito querido e amado líder", a quem dá provas de um transbordante carinho e dedicação:
Em Março de 2006, um ano de governação passado, apresentamos, num glossário de A a Z, o testemunho das políticas e das reformas que o Governo do Primeiro-Ministro José Sócrates desenvolveu e desenvolve na área da Justiça.
Se não se tratasse da mais descarada propaganda oficial sobre um mais que pífio ano de exercício governamental em matéria de justiça, poder-se-ia dizer que se está perante uma publicação absolutamente vácua ... mas comovente.