Há quem chame a isto...
... "dor de corno"...
Mas porque será que o homenzinho está cheio de tantas dores...???
Depois de aventados diversos diagnósticos (do género: o homenzinho é mesmo assim ... coitado; o tipo é arraçado de ... qualquer coisa...; isto são azedumes de avental ...), foi finalmente encontrada a causa para "dores" tão lancinantes:
Felizmente, no fim do processo, Carlos César, que tinha chantageado o Governo e os deputados da Assembleia da República e se tinha excedido nos ataques que me dirigiu, averbou uma pesada derrota que procurou esconder dos portugueses dos Açores. Vinte e cinco normas do Estatuto acabaram por ser declaradas inconstitucionais, um número que penso nunca se verificou em qualquer diploma submetido à apreciação do Tribunal Constitucional.
E nem sequer a sua convicção de que os eleitores açorianos me penalizariam quando, em 2011, me recandidatasse a Presidente da República, se concretizou. Pelo contrario, Carlos César, tendo feito uma campanha agressiva e plena de inverdades contra a minha candidatura, sofreu uma segunda pesada derrota. Venci em todas as ilhas, em todos os concelhos e em todas as freguesias do arquipélago dos Açores.
in Aníbal Cavaco Silva, Quinta-feira e outros dias, vol I, 2017, pág. 325.
Para maiores detalhes de diagnóstico é só mesmo ir ao vade mecum e ler o que lá é dito (preferencialmente começando pelas páginas anteriores...). Está lá tudo explicadinho, tintim por tintim...!!!