Socorro...!!! Acudam....!!! Estamos num país de completos chanfrados...!!!
O PAN - Pessoas-Animais-Natureza apresentou um projeto de lei na Assembleia da República para proibir a circulação de veículos de tração animal na via pública. O projeto de lei identifica como alvos da proposta as “carroças”, “charretes” e “carruagens”.
Um dos problemas que o PAN levanta é “o bem-estar dos animais em causa”. ... “para além dos acidentes, que frequentemente resultam na morte de pessoas e animais, também se verifica muitas vezes que estes são sujeitos a excesso de carga, alimentação deficitária, ausência de abeberamento ou falta de proteção contra as intempéries”. O projeto de lei dá o exemplo das charretes turísticas em que “os cavalos ficam cerca de oito horas seguidas a fazer circuitos e esperas ao sol. O que leva à rápida desidratação dos animais”. (curiosamente não fala das carroças dos ciganos... não convém, não é...?!?!?!)
Por outro lado, ... os animais que puxam as carroças e as charretes “são muitas vezes abandonados na via pública” por já não terem “força” para desempenharem aquela função. (...???...!!!)
.. o PAN garante que os turistas ficam em choque “quando se deparam com cavalos a puxar carroças em pleno século xxi. O uso deste tipo de tração não é compatível com uma sociedade evoluída”. (é evidente que no século XXI as carroças devem ser puxadas por ...
Os portugueses que não tenham acesso a mais nenhum meio de transporte terão dois anos para arranjar uma alternativa. Para estes casos, o diploma prevê que “o Estado deverá criar um programa de incentivos que vise apoiar estes cidadãos na escolha de um veículo alternativo” ou seja, uma alternativa “mais segura e mais veloz”.