Hummm... cheira a "esperteza"...
Os Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo foram multados pela GNR por estacionamento irregular de uma viatura durante um incêndio florestal.
Tratar-se-ia de uma viatura de transporte de pessoal daquela corporação que estcionou num local "onde o trânsito se faz nos dois sentidos, obrigando à utilização de parte da faixa de rodagem destinada ao trânsito em sentido contrário".
A notícia dá ideia de um exceso de zêlo da GNR, um verdadeiro abuso de poder... Mas pensando bem, isso não é assim tão lógico: então a GNR que, num incêncio, também está presente no teatro das operações, agora punha a multar "sem tom nem som" os carros dos bombeiros...???!!! Náááá...!!! Isso cheira a esturro....!!!
O que deve ter acontecido foi mais uma daquelas "avarias" ou "espertezas" "bombeirais"... Porque é típico o "bombeiral" achar que havendo um incêndio e sendo eles bombeiros, devem ter as sirenes continuamente ligadas, devem correr muito de um lado para o outro e devem gritar ainda mais. E que apenas eles passam a mandar no mundo...
Completando mais tarde: Ora parece que o que terá acontecido é que a viatura foi mobilizada para fazer a rendição de três bombeiros, que estavam no teatro de operações há várias horas, tendo saído pelas 23:26. Chegou ao local de recolha pelas 23:53 e o regresso ao quartel deu-se pelas 00:23, segundo o mesmo registo.
Contudo, explicou a direção da corporação, logo após a recolha, os bombeiros optaram por parar junto a um café em Nogueira, próximo do incêndio.
"Foi uma paragem para descanso, para tomar um café, mal saíram do incêndio. Dois destes elementos voltavam ao combate logo de manhã e outro poucas horas depois", explicou Luciano Moure, presidente daquela associação humanitária.
Garantiu também, após contactar os bombeiros em causa, que a paragem da viatura "permitia o cruzamento de viaturas" naquela via.
A direção afirma que os bombeiros precisaram apenas de "fazer uma pausa para descanso" no local, "não sem antes garantirem todas as condições de segurança e circulação"
Portanto não foi mesmo nada de especial: o carro ficou estacionado no meio da estrada porque ao "bombeiral" apeteceu ir tomar um cafezinho...!!!