A perspectiva "a-traumática" do "eduquês"
"Exames da 4ª classe só podem ser bons para os psiquiatras". "Para os miúdos nem sempre são experiências positivas. Faz lembrar o Estado Novo"
Pois... Lá tinha que vir a ladainha do "Estado Novo"...
E com esse argumento absolutamente decisivo do "Estado Novo" fica a questão arrumada: quem defendo os exames na 4ª classe "é do "antigamente" (o que é mau em si mesmo... Senão veja-se: até disse 4ª classe...), é um "retrógrado" (epíteto que vem logo a seguir) ou, pior que tudo, é um "reaccionário" (o que, como se sabe, toda a gente tem medo de ser, ainda que ninguém saiba exactamente porquê...!!!).
Portanto, para se ser moderno ou mais up-to-date, pós-moderno, há que defender que as crianças não devem ser traumatizadas. Devem, isso sim, ser ignorantes (ainda que ninguém deva saber isso...) mas academicamente habilitadas...
Deve ser isso o que se costuma designar como conhecimento e cultura...