A culpa é sempre dos outros ...
A média do exame nacional de Matemática A, 12.º ano, desceu de 12,5 para 10 valores, tendo mais do que duplicado a taxa de reprovação à disciplina, segundo dados do Ministério da Educação hoje divulgados.
Para a tutela, este resultado traduz “menos investimento, menos trabalho e menos estudo” do lado dos alunos, na sequência da “difusão da ideia que os exames eram fáceis” por parte da comunicação social.
O pior cego é aquele que não quer ver.
O ministério da edicação parece pretender que pelo facto da comunicação social dizer que há facilitismo na escola, é que esse facilitismo passou a existir. Ora isto é mais um dos logros em que foi fértil e com os quais quis sempre enganar o país.
A verdade é que, sem que seja necessário alguém dizê-lo, o sistema de ensino promovido pelo ministério é "facilitista" e fomenta a "balda". Negá-lo é negar uma evidência. Os alunos sabem-no, como o sabem também os professores. Os pais, esses, sentem-no na pele: têm em casa uns ignorantes diplomados.
O problema dos "chumbos" é o problema da desresponsabilização e da falta de exigência no ensino. Responsabilidade dos professores por uma qualiade de ensino e uma dedicação aos alunos a toda a prova; responsabilidade dos estudantes pela qualidade e intensidade do seu estudo e pela demosntração do seu saber; exigência do sistema, de forma a que não se ignore que os "chumbos" existem e existem para ser aplicados a quem não reúne o saber mínimo para passar de ano.
Se existir responsabilidade e exigência, aí sim: nenhum exame será difícil.
Para a tutela, este resultado traduz “menos investimento, menos trabalho e menos estudo” do lado dos alunos, na sequência da “difusão da ideia que os exames eram fáceis” por parte da comunicação social.
O pior cego é aquele que não quer ver.
O ministério da edicação parece pretender que pelo facto da comunicação social dizer que há facilitismo na escola, é que esse facilitismo passou a existir. Ora isto é mais um dos logros em que foi fértil e com os quais quis sempre enganar o país.
A verdade é que, sem que seja necessário alguém dizê-lo, o sistema de ensino promovido pelo ministério é "facilitista" e fomenta a "balda". Negá-lo é negar uma evidência. Os alunos sabem-no, como o sabem também os professores. Os pais, esses, sentem-no na pele: têm em casa uns ignorantes diplomados.
O problema dos "chumbos" é o problema da desresponsabilização e da falta de exigência no ensino. Responsabilidade dos professores por uma qualiade de ensino e uma dedicação aos alunos a toda a prova; responsabilidade dos estudantes pela qualidade e intensidade do seu estudo e pela demosntração do seu saber; exigência do sistema, de forma a que não se ignore que os "chumbos" existem e existem para ser aplicados a quem não reúne o saber mínimo para passar de ano.
Se existir responsabilidade e exigência, aí sim: nenhum exame será difícil.