<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d12023629\x26blogName\x3dPharm%C3%A1cia+de+Servi%C3%A7o\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://pharmaciadeservico.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttps://pharmaciadeservico.blogspot.com/\x26vt\x3d5339164314434841800', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Pharmácia de Serviço

Há remédio para tudo ... pharmaciadeservico_at_gmail.com

A inciativa do espírito ...

Nos últimos trinta anos passámos o tempo a elogiar e incentivar o "espírito de iniciativa".

É evidente que, desde então, o que se foi fazendo foi pôr em causa a ética, a moral e os princípios, precisamente aquelas regras que diziam que nem tudo é possível ou permitido.

Ora num povo com baixo índice cultural, com valores trocados ou inexistentes e ansiando por aquilo que entendia ser como "ascensão social", o que importava era "subir", fosse lá como fosse desse lá por onde desse.

Dizia-se que isso era "espírito de iniciativa" quando afinal era tão somente"chico-espertismo".
Exemplos disto podem ver-se espalhado por todo o território, de norte a sul, consagrados, designadmente, por aquilo que se entendeu chamar de "poder local".

É evidente que essas prácticas disseminaram-se por toda a vida social, política, económica do país. E, ao disseminarem-se, o país ia ficando cada vez mais anómico - ou disseminavam-se exactamente por isso.

Contudo, lá no fundo, há uma consciência social que de algum modo reprova esse "chico espertismo".
Ora, a melhor forma de ultrapassar esse rebate de consciência é tentar transmitir publicamente que o "chico espertismo" é a atitude correcta, e que aqueles que o não são ou pertencem à classe dos "atrasados mentais" ou então são uns "burgueses meio fascistas" que nunca tiveram que "lutar pela vida".
Melhor ainda é quando se consegue trazer para o lado do "chico espertismo" aqueles que lhe possam dar legitimidade: é "um dos nossos", dizem, com orgulho, os que já são "chicos espertos" ...

Assim é cada vez mais provável que o "chico espertismo" não seja reprovado pela maioria dos portugueses. O que eles queriam todos, afinal, era ser "chicos espertos" ...

Daí que, quando alguém compra um andar por metade do preço que outros tiverem que pagar por andar igual, a ninguém lhe salte a "pulga atrás da orelha" com tal tipo de negócio.
Aliás, o que pode acontecer é lamentarem-se por nunca terem conseguido um negócio igual, porque isso é que é "espirito de iniciativa" ...

E é também por isso que, nas eleições, vence quem vence ...
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

» Enviar um comentário