<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d12023629\x26blogName\x3dPharm%C3%A1cia+de+Servi%C3%A7o\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://pharmaciadeservico.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttps://pharmaciadeservico.blogspot.com/\x26vt\x3d5339164314434841800', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Pharmácia de Serviço

Há remédio para tudo ... pharmaciadeservico_at_gmail.com

O empréstimo

Os deputados da Assembleia Municipal de Lisboa aprovaram ao início da noite, por maioria, a contratação de um empréstimo de 400 milhões de euros para o pagamento das dívidas da autarquia, dando aval a um acordo conseguido pouco antes entre PS e PSD

Há qualquer coisa de sórdido neste empréstimo; ou antes, no processo que levou à sua aprovação.

Em primeiro lugar a política em Portugal é feita como se estivessemos no mais sujo "mercado franco" da época medieval. Nada é certo, nada é rigoroso, nada é recto. Procuram-se vantagens, persegue-se o benefício, negoceia-se a decisão.

O presidente da câmara, destacada figura do PS afirmou sempre que precisava de 500 milhões de euros para pagar as dívidas. Porém nunca disse a quanto ascendiam as dividas. Como única identificação do seu montante referiu apenas que provinham dos mandatos em que o PSD esteve à frente da Câmara. Mas números, nada.
Em suma: eram precisos 500 milhões de euros para pagar todas as dívidas. E era isto ou a sua demissão.

O PSD resolveu esticar a corda. O seu presidente disse que o empréstimo não era para aprovar. Que grande parte dele era para o actual presidente fazer campanha. Porém outros laranjas diziam que devia ser aprovado. Apresentaram ontem uma solução alternativa para o problema financeiro da câmara. E nisto se passaram os dias.

Hoje, a assembleia municipal aprovou um empréstimo de 400 milhões de euros. Menos 100 milhões de euros do que o inicialmente pretendido pelo presidente da câmara. Mas mais do que o PSD dizia ser necessário ou financeiramente suportável para a câmara.

Este montante foi "obtido" por acordo entre o PS e o PSD.
Em primeiro lugar, isto significa que afinal não eram mesmo precisos 500 milhões de euros para saldar as dívidas - o que deixa transparecer que o presidente da câmara apenas pretendia arranjar "umas massas" suplementares para "fazer umas flores". O que nada abona em seu favor.
Mas significa também que o PSD tem a posição que, em cada minuto, seja a mais conveniente. Ontem não havia empréstimo, hoje já há. Mas apesar do montante ter sido "negociado" consigo, absteve-se na votação. Há posições que não se percebem.

No fim de tudo isto os "alfacinhas" bem podem ficar com a certeza de que não têm certeza nenhuma de quanto, afinal, a sua câmara deve - tanto podem ser 500 milhões de euros, como 400 milhões, como qualquer outra quantia que o PS e o PSD decidam acordar entre si.

É assim que se vai fazendo o governo da "coisa pública" em Portugal.
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

» Enviar um comentário