<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://www.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d12023629\x26blogName\x3dPharm%C3%A1cia+de+Servi%C3%A7o\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://pharmaciadeservico.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttps://pharmaciadeservico.blogspot.com/\x26vt\x3d5339164314434841800', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Pharmácia de Serviço

Há remédio para tudo ... pharmaciadeservico_at_gmail.com

A cigarra e a formiga

Depois de termos "esturraçado" os "milhões" que nos foram dados ao longo de três - "quadros comunitários de apoio" - três, em obras mais ou menos malucas, em desvarios totalamente loucos ou simplesmente a "engordar" os bolsos de "chicos espertos" (sendo que daqui resultou o aumento de vendas de Mercedes e BMW, da construção de "bibendas" e de férias no estrangeiro) sem que o país tenha beneficiado, um pequena parte que fosse, do que deveria ter beneficiado com esses milhões, designadamente no que toca à sua economia e capacidade de desenvolvimento, vamos agora avançar para o último quadro comunitário de apoio (depois dele, em 2013, acaba-se de vez a "mama" dos fundos comunitários), o QREN - uma desgnação perfeitamente "estapafúrdia" - no qual será dada a máxima prioridade ao ensino e formação, tendo em vista a qualificação.

Ou seja: durante os últimos vinte anos começámos por "estoirar" os fundos - em obras, faraónicas, despropositadas ou apenas destinadas a satifazer "egos" ou a encher "bolsos"; a fazer "formação" que enriqueceu muita gente mas não formou ninguém; a atribuir subsídios para plantar e cultivar e depois a atribuir novos subsídios para arrancar e deixar de pousio; a pagar a pescadores para deixarem de pescar, a seareiros para não semear searas, a olivicultores para arrancar olival. Enfim os fundos comunitários - FEDER, FEOGA, FSE - serviram para tudo menos para o que deviam ter servido: formar mentalidades, dar instrução e formação, modernizar os diversos sectores produtivos, dotar o país dos meios necessários ao um desenvolvimento consequente e sustentado da sua economia, no sentido de fazer face aos desafios e problemas de uma globalização que cada vez mais se iam tornando nítidos.

Mas não. Gastou-se "à tripa fôrra" mas tudo ficou na mesma. Ou antes: mais ou menos na mesma - pois que a granda alterção foi a criação de duas novas espécies de "especialistas" portugueses: os "subsídio-dependentes" e os "caçadores de subsídios". Uns viviam à espera do subsídio "para mexerem uma palha"; ou outros inventavam mil artimanhas para conseguir "esportular" mais umas massas a Bruxelas. Para além disso, nada se alterou.

Vivemos os últimos vinte anos como ricos (e "pavões"), "à grande e à francesa", enquanto as coisas assim o permitiram. Agora "tenimos" e "não temos onde cair mortos".
Qualquer "paízeco" saído da ex-URSS ou da Cortina de Ferro e recém-ingressado nas Comunidades Europeias tem uma economia tanto ou mais próspera que a nossa.

Pois é neste ponto, quando não temos uma economia capaz de produzir "albardas para burros", que nos dá o "ataque" de dedicar especial atenção fundos ao "ensino e formação".
Agora, para quê? Para engrossar o desemprego de ilustres "formados" cheios de "qualificações" e "saberes" mas sem esperança no futuro?
Ou para passarmos a exportar "massa cinzenta"?

Aqui chegados, uma notita breve: na Iralanda, um dos paises mais atrasados no momento da sua adesão à CEE e agora um dos paises da frente, não há auto-estradas, e muito menos SCUT's, não há TGV's nem foram ou vão ser construídos novos aeroportos. Houve sim a transformação de uma país eminentemente rural (e pobre) num dos paises com uma economia próspera assente numa avaçada capacidade industrial e tecnológica.

Dedicaram-se a trabalhar como a formiga e não a cantar como a cigarra ...

A história da cigarra e da formiga termina assim: "ai cantaste ...!!! agora dança ...!!!".
« Home | Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »
| Next »

» Enviar um comentário