Isto é mais uma alarvidade (deliberada e com segundas intenções...) do "eduquês" dos "pedagogos" da esquerda...
Os alunos do 12.º ano poderão ter uma nova disciplina no próximo ano letivo que aborda a história contemporânea e pretende que os estudantes consigam interpretar o presente e agir de forma critica e reflexiva.
Chama-se "História, Culturas e Democracia" e destina-se aos alunos de todos os cursos do ensino secundário...
A nova disciplina quer que o aluno compreenda o mundo atual e problematize temas da História recente...
A disciplina pretende dar ferramentas aos alunos que lhes permita compreender o mundo em que vivem e ter uma consciência histórica para poderem assumir "uma posição informada, crítica e participativa na construção da sua identidade individual e coletiva, num quadro de referência humanista e democrática"...
As aprendizagens essenciais estruturam-se em torno de quatro grandes temas: "A História faz-se com critério"; "Global e Local ("Glocal") e Consciência Patrimonial"; "Passados Dolorosos na História" e, finalmente, "História e tempo Presente".
O tema "Passados Dolorosos na História", por exemplo, assenta no pressuposto de que o desconhecimento da realidade histórica pode conduzir à instrumentalização do passado.
A importância da "História e do Tempo Presente" vem reforçar a ideia de que os conteúdos da História estão associados a situações e problemas presentes no quotidiano da vida do aluno ou presentes no meio sociocultural e geográfico em que se insere, criando-se na escola espaços e tempos onde possa intervir livre e responsavelmente.