Mortais...!!! Só tendes duas alternativas...!!!
Mariana Mortágua esclarece em entrevista à TVI que só há 43 mil contribuintes com património acima dos 500 mil euros. Se nova taxa for aplicada a património acima de 1 milhão de euros, fasquia baixa para 8 mil cidadãos. Deputada do BE critica "aproveitamento" da direita sobre "o que não foi dito" para "criar um ambiente de medo"
A senhora que agora comanda
Ora isto, na verdade, é mesmo muito tranquilizador. Por duas singelas razões.
A primeira é que ao dizer-se o que foi dito tal significa que nunca mais vai haver avaliação do património imobiliário, vulgo avaliação dos prédios para o IMI.
Face ao que diz a dita "senhora" só pode ser assim. É que se for de outro modo, continuando a realizar-se a avaliação/actualização do valor matricial dos imóveis, a tendência natural (pela pressão do fisco e a necessidade de mais receitas...) é sempre no sentido do aumento deste a cada avaliação/actualização. Pelo que quem hoje ainda se pode rir porque está aquém dos limiares do "assalto", daqui a uns tempos pode ser que chore porque passou a ser considerado milionário sem nunca se ter podido aperceber que o era...
A segunda razão, é a de que a ser verdade que o número de pessoas com determinado património é apenas o referido e apenas e só esse - portanto fixo - tal significa que bem se podem desenganar todos os outros que andam a labutar como uns galegos na esperança de um dia poderem amealhar um pecúlio. Isso agora acabou.
Com o bloco, os que são ricos vão ser taxados até deixarem de o ser.
E os que o não são, passarão a ouvir constantemente a frase do portal dos infernos da Divina Comédia: Abandonai toda a esperança, vós que aqui entrais. Jamais sereis ricos. Ser pobres e proletas é a vossa vocação. Quem vos diz isto é a mortágua dos assaltos do bloco e ela é que sabe...!!!