A ler...
...a entrevista do antigo DRE de Coimbra, José Afonso Batista, de onde se retira a seguinte passagem:
[O estudo de reorganização da rede do ensino particular e cooperativo com contrato de associação] foi claramente um estudo encomendado com determinado objectivo, para justificar medidas que já tinham sido decididas. É um estudo que não honra nem a Universidade de Coimbra nem o Ministério da Educação. Neste estudo, por exemplo, a palavra qualidade é desconhecida, os compromissos do ministério e do Estado são desconhecidos ou, até mesmo, ignorados. Há toda uma série de questões que não são abordadas.
… … …
As decisões do ministério surgem em Dezembro de 2010, primeiro através de decreto-lei e depois por portaria. Aparece aí a justificação desse estudo. Mas não se diz que o estudo tem de analisar a qualidade das escolas e as condições concretas para que haja uma melhoria da educação. Isso não interessa. O que interessa é deslocar turmas do privado para o público. É uma decisão que não só agrava a crise económica que seria suposto atenuar como compromete a qualidade da educação.
[O estudo de reorganização da rede do ensino particular e cooperativo com contrato de associação] foi claramente um estudo encomendado com determinado objectivo, para justificar medidas que já tinham sido decididas. É um estudo que não honra nem a Universidade de Coimbra nem o Ministério da Educação. Neste estudo, por exemplo, a palavra qualidade é desconhecida, os compromissos do ministério e do Estado são desconhecidos ou, até mesmo, ignorados. Há toda uma série de questões que não são abordadas.
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As decisões do ministério surgem em Dezembro de 2010, primeiro através de decreto-lei e depois por portaria. Aparece aí a justificação desse estudo. Mas não se diz que o estudo tem de analisar a qualidade das escolas e as condições concretas para que haja uma melhoria da educação. Isso não interessa. O que interessa é deslocar turmas do privado para o público. É uma decisão que não só agrava a crise económica que seria suposto atenuar como compromete a qualidade da educação.