<body><script type="text/javascript"> function setAttributeOnload(object, attribute, val) { if(window.addEventListener) { window.addEventListener('load', function(){ object[attribute] = val; }, false); } else { window.attachEvent('onload', function(){ object[attribute] = val; }); } } </script> <div id="navbar-iframe-container"></div> <script type="text/javascript" src="https://apis.google.com/js/platform.js"></script> <script type="text/javascript"> gapi.load("gapi.iframes:gapi.iframes.style.bubble", function() { if (gapi.iframes && gapi.iframes.getContext) { gapi.iframes.getContext().openChild({ url: 'https://draft.blogger.com/navbar.g?targetBlogID\x3d12023629\x26blogName\x3dPharm%C3%A1cia+de+Servi%C3%A7o\x26publishMode\x3dPUBLISH_MODE_BLOGSPOT\x26navbarType\x3dTAN\x26layoutType\x3dCLASSIC\x26searchRoot\x3dhttps://pharmaciadeservico.blogspot.com/search\x26blogLocale\x3dpt_PT\x26v\x3d2\x26homepageUrl\x3dhttps://pharmaciadeservico.blogspot.com/\x26vt\x3d5339164314434841800', where: document.getElementById("navbar-iframe-container"), id: "navbar-iframe" }); } }); </script>

Pharmácia de Serviço

Há remédio para tudo ... pharmaciadeservico_at_gmail.com

A banhos ...

sexta-feira, 24 de agosto de 2007
A banhos, nas salsas águas do Atlântico, o Pharmaceutico retempera-se para novas postas ...
Até lá ...

Faz anos que "o Rei" desapareceu ...

quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Ora pronto ...!!! Não tarda estão aí as tão ansiadas licenças da câmara ...

terça-feira, 14 de agosto de 2007
A Sonae Sierra e a ING Real Estate venderam 50% das Torres do Colombo à parceria Iberdrola Inmobiliaria/Caixa Geral de Depósitos (CGD)

O que é preciso é saber viver ...!!!

É desta ...

Agora é que o Zé vai "virar ao contrário" a câmara de Lisboa e "pôr tudo nos eixos" ...

É que já se está mesmo a ver ...!!!

Lá teve que ser ...

O Tribunal Constitucional chumbou a possibilidade de a Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) poder aceder às contas bancárias dos contribuintes sempre que estes reclamassem ou impugnassem judicialmente uma decisão do fisco.

Mas não havia necesidade disto. Bastava, para tal, que o governo deixasse de quere comportar-se como a "ASAE fiscal" ...

Já lá vão 622 anos ... e é como se fosse hoje ...

Aljubarrota

Inexplicável ausência

segunda-feira, 13 de agosto de 2007
O secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho, garante que o Governo já participou e vai continuar a participar nas celebrações do centenário de Miguel Torga que estão a decorrer ao longo de todo o ano: «Não há ausência nenhuma do Governo. Isto é uma especulação inacreditável que eu considero injustificada, porque o sr. primeiro-ministro e a sra. ministra da Cultura participaram, ainda recentemente, no lançamento da primeira pedra do espaço Miguel Torga em São Martinho de Anta, a ministra participou em Vila Real numa homenagem, eu próprio me desloquei a Sabrosa para me associar a homenagens a Miguel Torga».

Só em Coimbra, cidade onde Miguel Torga frequentou a Universidade, se formou em medicina, publicou os seus livros, onde toda a vida viveu exerceu as suas actividades de médico, escritor e poeta, onde frequntou tertúlias e discutiu ideias é que não apreceu ninguém do governo ...

Que coincidência, no mínimo curiosa, quando o que estava em causa, em Coimbra, era a inauguração de um museu na casa que foi de Miguel Torga, onde viveu grande parte dos seus dias, que foi adquirida e recuperada a expensas da câmara municipal - que por mera acaso da vida, não é do PS - e que contém o espólio do escritor doado pela própria família.

Pelos vistos, para o governo nada disto é relevante para obrigar à presença nas cerimónias realizadas de um seu membro porque o que para ele está em causa é uma inicitiva e obra de uma câmara municipal que não tem estado propriamente disposta a aturar as sobrancerias governamentais ...

Está mais que visto: em Coimbra, cerimónia de homenagem a Miguel Torga da iniciativa da câmara, nunca vai meter gente do governo.
Nesse dia, vai sempre haver um qualquer "motivo pessoal" ou "ausência no estrangeiro" para justificar a falta ...

Mais uma injecção ...

A Reserva Federal (Fed) norte-americana injectou esta segunda-feira mais dois mil milhões de dólares no sistema bancário dos Estados Unidos.
A Fed segue os passos do Banco Central Europeu e outros bancos centrais com vista a travar a contracção dos mercados devido à crise no sector de empréstimos imobiliários de alto risco (subprime) nos EUA.

Vamos lá ver se o "doente" aguenta tanta injecção ...

Que todos os males sejam esses ...


Trabalhadores dos casinos do Algarve iniciam greve na 2ª feira por tempo indeterminado

Comparações

Custo de vida em Portugal é 20% inferior ao da UE15

Porém, o salário mínimo português corresponde a apenas 68,2% da média dos países da UE25 que têm um salário mínimo nacional.
Ou seja é 31,8% mais baixo que o da média dos paises da UE25.

Daí que o poder de compra dos portugueses seja bem inferior ao da média comunitária: os últimos dados da OCDE mostram que os portugueses ganham menos 40% do que a média comunitária e são mesmo os mais mal pagos da UE15.

Conclusão: vai-te "custo de vida mais barato", que mes dás perda ...

Visitas de cortesia

O líder do PS Madeira queria visitar um "terrorista", para apresentar cumprimentos ...!!!

Ao que obriga a boa educação ...!!!

Ora, mais uns "pózinhos" ...!

O Banco do Japão injectou hoje 600 mil milhões de ienes (3,6 mil milhões de euros) depois de ter vertido mil milhões de ienes na sexta-feira, num quadro de incerteza global causada pelo mercado imobiliário de risco dos EUA

Finalmente uma explicação para muita coisa que acontece hoje ...

Uma equipa de antropólogos da Universidade de Granada diz que o canibalismo era habitual em praticamente toda a Europa durante o Neolítico

Pilriteiro

O nome de Adolfo Rocha não será um nome muito conhecido. Para além de um círculo de pessoas ligadas à profissão - por a praticarem ou a ela recorrerem - não será conhecido por aí além, fora desse círculo mais ou menos local ...
É pois natural que se fosse levada cabo uma homenagem a Adolfo Rocha, no centenário do seu nascimento, o governo não se sentisse protocolarmente obrigado a estar presente.

Porém quando esse Adolfo Rocha escreveu páginas admiráveis, de uma enorme força telúrica, retratando o Portugal mais agreste e mais verdadeiro, quando pintou a vida dura das serranias, a luta pela vida, a trilhar por destino ou por vontade, quando nos permitiu sentir, em palavras, o "cheiro da terra", quando esse Adolfo Rocha mais não é do que Miguel Torga - um escritor nacional, cuja memória o tempo não apagará - não não se compreende que na homenagem pela passagem do centésimo aniversário do seu nascimento o governo e o ministério da cultura não se tivesse "feito representar" senão pelo delegado regional da Cultura de Coimbra ...

Então o governo, que há dias acorreu em peso à posse do presidente da câmara de Lisboa, não tinha mais ninguém para estar presente na cerimónia do que o delegado regional ?
Para o governo Miguel Torga representa tão pouco nas letras portuguesas que nem sequer merece a presença de um secretário de estado, para não se falar num ministro?
Não podiam, ao menos, ter mandado lá aquele senhor que mandaram à posse do Alberto João?

Será que o governo sabe quem foi - quem é, porque os escritores nunca morrem - Miguel Torga?
Nem se pergunta se alguma vez o leu - porque não vale a pena ter uma resposta correspondente à "representação" ...!!!
A ministra da cultura acha que homenagear Torga não é um acto de cultura, ou que não tem suficiente relevo cultural?
Porquê esta representação "básica", como se uma homenagam a Torga fosse o mesmo que uma qualquer louvaminha a um ignaro "correspondente" de um qualquer obscuro periódico local?

E, note-se, Torga foi sempre um compagnon de route dos socialistas ...

Ainda que a cerimónia decorresse em Coimbra - cidade que tem sido reiteradamente desconsiderada pelo governo - patrocinada por uma camara municipal que não é socialista e que tem combatido opções do governo como Souselas - motivo mais que suficiente para integrar o index - e com a presença da Universidade de Coimbra - entidade pela qual o governo parece não nutrir uma especial simpatia - Torga é Torga.
Torga é um escritor e poeta de dimensão nacional ... Poderá também ter sido Torga por "ser" de Coimbra. Mas decerto que foi Torga por ser português.

Nessas terras serranas que Torga evocou, ouve-se, às vezes, um velho adágio rimado:

Pilriteiro, que dá pilritos
porque não dás coisa boa?
Cada um dá o que tem,
conforme à sua pessoa.

A segunda medida da gestão camarária do presidente Costa

domingo, 12 de agosto de 2007

A primeira medida da gestão camarária do presidente Costa


Fui eu ...!!! Não ...!!! Eu é que fui ...!!!

sábado, 11 de agosto de 2007
As candidaturas de Marques Mendes e Luís Filipe Menezes envolveram-se hoje numa "guerra" de SMS, com ambas a reclamarem a responsabilidade pela introdução das eleições directas na escolha para a liderança do PSD.

É este o nível dos potenciais líders do PSD: comportam-se como "putos" da escola ...
É evidente que em 2009 o PSD, com qualquer deles, não ganha as eleições.
Mas se as ganhasse ... estávamos desgraçados ...!!!

A cada dia que passa dá a impressão que o Castanheira Barros ou o Barroca de Taveiro, ainda assim, são melhores opções ... (estão lembrados quem são, não estão...???)

Os primeiros efeitos (ou consequências ...)

sexta-feira, 10 de agosto de 2007
As bolsas norte-americanas mantinham-se hoje com quedas acentuadas, afectadas pela crise do mercado de crédito hipotecário nos Estados Unidos, que já se estendeu aos mercados accionistas.

Às 14h41, o índice tecnológico Nasdaq Composite descia 1,12 por cento para 2.527,95 pontos, depois de ter encerrado na sessão de ontem a desvalorizar 2,16 por cento para os 2.556,49 pontos.

O índice industrial Dow Jones recuava 1,10 por cento para 13.125,01 pontos, depois de uma queda de 2,83 por cento para os 13.270,68 pontos na sessão anterior.

Por cá ...

A Euronext Lisboa fechou hoje em forte baixa, em sintonia com as suas congéneres europeias. O PSI20 caiu 2,55 por cento para 12.908,30 pontos, com todos os títulos negativos

Não tarda, está aí mais um "crash" da(s) bolsa(s) ...

O Banco Central Europeu (BCE) voltou hoje a intervir no mercado, pelo segundo dia consecutivo, injectando mais dinheiro do que o habitual no sistema financeiro, para acalmar os investidores e responder à instabilidade causada pela crise no mercado hipotecário nos Estados Unidos.

Durante a noite e seguindo o BCE, o Banco do Japão injectou também dinheiro no mercado, assim como o Banco da Austrália.

A Reserva Federal norte-americana afirmou estar a controlar o mercado atentamente e já colocou 24 mil milhões de dólares no mercado em reservas temporárias, enquanto os bancos centrais das Filipinas, Indonésia e Coreia do Sul já disseram estar preparados para colocar mais dinheiro no mercado se for necessário.

As notícias da silly season

Este ano, à míngua de bombásticas notícias sobre incêndios - porque os não há, não tanto por acção da estratégia do governo (que daria exactamente os mesmos resultados que deu noutros anos - ainda se lembram do incêndio à volta de Coimbra?), mas por obra e graça de S. Pedro e das alterações climáticas - vamos ter que aguentar com as notícias das notícias da Praia da Luz ...

Não há sossego estival que aguente ....

É exactamente para isso que servem os apitos ...

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, afirmou ontem, em entrevista à SIC Notícias, que o processo Apito Dourado serve para o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, desviar as atenções dos "insucessos" dos encarnados

Um mês negro para o cinema

(cenário de Gangs of New York, Martin Scorsese)

Um incêndio está a consumir uma parte dos míticos estudos de cinema da Cinecittà, em Roma, tendo já destruído vários cenários

Já cheira mal ...

A saga da Praia da Luz, mais os reporters ingleses, mais os reporters portugueses, mais os fotógrafos, mais as televisões, mais as perguntas idiotas, mais a imprensa britânica (que continua a demonstar aquilo que ela é ...), mais as investigações, mais as notícias, mais os detectives ingleses e a sua arrogante "esperteza sherlochiana", mais os assessores de imprensa, mais os cockers farejadores, mais as entrevistas exclusivas a canais de TV ingleses e a insistência dos portugueses em também querer estar ...
Já chega de circo à volta do desaparecimento de uma criança. Tudo isto já é excesso.
Aliás, nem se percebe que a comunicação social portuguesa, que desde início tem estado a dar uma enorme cobertura ao facto, seja tratada pelo casal com enfado tipicamente britânico ...
Se o casal, afinal, não quer a presença da comunicação social portuguesa nas suas entrevistas, faz-se-lhe a vontade e vamos é tratar das nossas vidas e dos filhos dos nossos, que também desapareceram e de quem ninguém fala.
Porquê termos que continuar a aturar as impertinências dos britânicos e da comunicação social britânica?

Nem era preciso explicar, de evidente que é ...!!!

O Governo garante que não há encerramento de consulados, mas apenas fusões para melhorar o serviço

Vamos lá ver se os senhores emigrantes percebem: pega-se em dois consulados, um situado a norte e outro situado a sul de um qualquer país onde haja emigrantes portugueses, restruturam-se os respectivos serviços muito bem restruturados até se fundirem, e obtêm-se assim um restruturado (e económico) consulado no centro. Fácil, não é?

Mas atenção: não se podem encerrar os consulados que estraga a receita. Basta restruturá-os e fundi-los para obter os melhores resultados.

Por falar em fundir: quem vai ficar mesmo muito bem "fundido" com as fusões são os senhores emigrantes ...!!! Ai isso é que vão ...!!!

Ohhhhhh...!!!

quinta-feira, 9 de agosto de 2007
O ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, disse hoje que o Orçamento do Estado para 2008 não obrigará o Governo a "pedir esforços adicionais" aos portugueses

Que pena ...!!! Logo agora que os portugueses já se andavam a habituar à ideia de entregar todo o seu rendimento ao Estado ...!!!

Mais uma vez, lá vai o jardineiro ser o responsável pelos actos do dono da casa ...

O ministro das Finanças disse hoje que as situações de professores doentes que se viram obrigados a trabalhar por lhes terem sido negados os seus pedidos de aposentação "são chocantes" e disse esperar que a auditoria a todas as juntas da Caixa Geral de Aposentações esteja concluída "o mais brevemente possível".

Está bom de ver que o governo e o ministro das finanças andam à procura de um "bode expiatório" a quem assacar as culpas das inenarráveis decisões das juntas médicas nos casos de aposentação por doença, "sacudindo a água do próprio capote", como se nada fosse com eles ...

Aliás, esta começa a ser uma práctica usual no governo - que parece resultar.
Mais do que isso. Já há que se ofereça para ser, voluntariamente, "bode expiatório", sem que depois venha a expiar o que quer que seja ...
No caso dos evidentes e repetidos erros nas provas de exame do 12º ano foi o director do GAVE que veio dizer que a responsabilidade das "asneiradas" era exclusivamente sua.
Mas, "milagre" ... !!! Não lhe aconteceu rigorosamente nada ...!!! Ficou "na mesma como a lesma" ...!!!

Aqui, no caso das juntas médicas, ainda ninguém se ofereceu, o que não quer dizer que não esteja ainda a tempo.
Entretanto o ministro das finanças - que tem a tutela da CGA e por isso das suas juntas médicas - esteve caladinho até agora vir dizer que a "auditoria" às juntas há-de revelar "o responsável" pelos dislates acontecidos.
O ministo, esse, coitado, não tem mesmo nada a ver com o assunto, até porque não é doente nem médico ...

A este propósito, ninguém fala da politica de ataque aos funcionários públicos desencadeada pelo governo, a propósito da necessidade de operar a reforma da administração pública, objectivamente evidente, sem necessidade de ser justificada com agrestes acusações (para não dizer contínuos insultos) aos seus funcionários, nem do corte da despesa pública a começar pela despesa com os funcionários, designadmente com os aposentados - o que sempre haveria de ter algum efeito.

A partir daqui, é evidente que há sempre uns "indefectíveis" que levem (ainda mais) "à letra" a política do governo. Ora como os funcionários doentes não se apresentavam na junta médica "absoluta e permanentemente incapazes", porque "ainda mexiam", eram logo dados como "aptos para todo o serviço". Ou então, estavem mesmo doentes mas ultrapassavam as "quotas" admissíveis para a aposentação por doença ...
Em qualquer dos casos, sem que o poder ou quem quer que fosse se incomodasse minimamente com o assunto

Não fora dar-se o caso de várias situações em que, de recusa em recusa, a aposentação era concedida quando o funcionário já estava completamente com os "pés para a cova" ou já mesmo "na cova" e de tal facto ter saído para o conhecimento geral, e ainda hoje o governo haveria de louvar a atitude da CGA e das suas juntas médicas que mandavam trabalhar quem ainda tinha "um sopro de vida", assim "poupando" uns cobres ao erário público ...

As contas do ministério

Dos mais de 17 mil docentes que se candidataram e não acederam a professor titular, a categoria mais elevada da nova carreira, 2371 apresentaram recurso, o que equivale a 14 por cento dos excluídos, segundo dados do Ministério da Educação divulgados hoje.

O ministério esquece-se daquelas outras situações de professores que nem sequer puderam concorrer por o sistema informático não aceitar a sua candidatura, mas que em abstracto teriam condições de concorrer e, concorrendo, serem providos, e que não deixarão de recorrer aos tribunais para tutelar a sua situação, por se verem ultrapassados por colegas mais novos e com menos tempo de serviço, que ficarão a auferir um vencimento superior, em flagrante violação do princípio da igualdade.

Muita declaração de inconstitucionalidade, em sede de recurso, está para vir aí ...

Temos novos vizinhos ...

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

O TrES-4, o mais recente planeta descoberto no universo...

Muito prazer ...!!!

Ao balcão da Pharmácia

O aparelho do Ministério da Cultura, incluindo o dos institutos que dele dependem, tem vindo a cometer uma série de picardias que depois são endossadas à ministra.

Obstina-se em pôr de lado algumas das figuras mais válidas que têm passado por estruturas fundamentais da nossa vida cultural. Aconteceu com Rui Pereira, no Instituto do Livro. Aconteceu com António Lagarto, no D. Maria II. Aconteceu com Paolo Pinamonti, no S. Carlos. Agora, chegou a vez de Dalila Rodrigues, no MNAA. Todos eles estavam a transfigurar a apagada e vil tristeza das instituições que dirigiam...
...
Bairrão Oleiro assume em declarações ao Expresso ter sido ele quem tomou a decisão de afastar Dalila. Mantém-se em funções, não obstante ter invadido competência própria da ministra. Esta é relegada para segundo lugar no processo, a formalizar o que foi decidido por um seu subordinado...

Vasco Graça Moura, escritor

Prestação de contas

Será que os partidos também vão ter que montar uma "contabilidade organizada" só para prestar contas das receitas necessárias para pagamento das multas com que regularmente o Tribunal Constitucional os vai brindando por não terem a contabilidade devidamente organizada ...???

Chiiiiiii...!!!!

BCP: Berardo diz que existe "fraude de colarinho branco" no banco

Ena ...!!! O homem até já sabe o que é white-collar crime ...!!!
Felizmente que é coisa de que ele nunca há-de ser acusado - ele só usa t-shirts pretas ...

À volta de um cento e meio ...

Pelos vistos aquelas alcatruzadas de funcionários dispensáveis e por isso "excedentes" que o governo dizia existirem "às toneladas" em todos os ministérios (pricipais, se não únicos, causadores do desequilibrio das contas do Estado e de um défice "maior do que o esperado..."), afinal não passam de "um cento e meio", "bem contado" por ministério ...

Ministério da Cultura vai dispensar 153 funcionários
MAI coloca 142 funcionários na lista de excedentários

A nossa companhia de bandeira melhorou consideravelmente a sua qualidade...

O FC Porto vai deixar de voar com a TAP ...!!!

Falta de nível ...

Revela alguma falta de nível (soi disant) a atitude da ministra da educação de afirmar que soube pela comunicação social do parecer do provedor de justiça sobre os concursos de acesso para professor titular.

Dispensava-se de saber, agora decerto que veridicamente pela comunicação social, o que a Provedoria de Justiça afirma sobre o caso: deve haver algum lapso do Ministério da Educação. Não íamos enviar um parecer para os reclamantes, neste caso os sindicatos, antes de o enviar para a entidade visada. O parecer foi, antes de tudo, enviado para o Ministério da Educação, na sexta-feira. Desconhecemos o motivo pelo qual o ministério afirma que tomou conhecimento do parecer pela comunicação social.

A senhora ministra continua persistentemente a querer descortinar nas atitudes dos outros aquilo que lhe perpassa pela sua própria ideia ...

Se, ao longo dos tempos, há entidade que venha pautando a sua actuação, em matéria de relacionamento, pela parcimónia e discrição, e no campo estritamente jurídico, pela legalidade, é o provedor de justiça ... Ou não fosse ele isso mesmo - provedor de justiça.
Possivelmente é isso que incomoda a senhora ministra - a provisão da justiça!

Em todo o caso, um pouco mais de atenção da senhora ministra à inelutabilidade dos factos e um pouco menos de obstinação e desconfiança talvez fossem "boas conselheiras" ...

A ler, sem falta ...

terça-feira, 7 de agosto de 2007
O editorial do Público de hoje - O nosso admirável Portugal novo - de José Manuel Fernandes.

Depois da ida à Madeira ...


Marques Mendes está “preparado para ser primeiro-ministro”

Dispensas ...

Ministério da Cultura dispensa 153 funcionários

Será que a ministra está aqui incluída?

Afinal já não é ...

O Governo Regional da Madeira desmentiu hoje a notícia de que não vai aplicar a lei da reforma das carreiras da administração pública, afirmando que essa informação, avançada pelo "Diário de Notícias da Madeira" e pelo "Jornal de Notícias", é "mais uma mentira" da "imprensa situacionista".

Ora bolas ...!!!

O apelo do poder ...

O acordo agora estabelecido entre PS e Bloco de Esquerda na câmara da capital pode servir de teste a um futuro entendimento entre os dois partidos. Se os socialistas não tiverem maioria absoluta nas legislativas de 2009, precisarão do apoio parlamentar do BE.

Qual o problema?
Se um Portas já esteve no governo, porque razão é que o outro não há-de também poder ir para lá ...???

Quase-independência ...

O presidente do Governo Regional da Madeira não quer aplicar o diploma que pretende reduzir de cerca de 1500 para apenas três as carreiras na Função Pública. Alberto João Jardim lembra que existem carreiras na Madeira que não existem noutras partes do país.

O derby de ontem ..

(Jogo) assembleia geral interrompida por sabotagem (da iluminação do estádio) do sistema informático ...

Diferentes modos de ver as (mesmas) coisas ...

segunda-feira, 6 de agosto de 2007
Nota de imprensa
2007-08-03

Ministério da Educação
Concursos de professores estão a decorrer com normalidade

A Direcção-Geral dos Recursos Humanos da Educação (DGRHE) salienta a normalidade com que estão a decorrer os concursos de docentes, tanto para colocação nas escolas como o relativo ao acesso à categoria de professor titular.

***

Nascimento Rodrigues entregou na sexta-feira à ministra da educação um parecer que afirma situações de «flagrante injustiça» no concurso de acesso a professor titular

A coisa estava difícil ....

Xanana Gusmão foi nomeado esta segunda-feira para Primeiro-Ministro de Timor-Leste

Então?

A Assembleia ...???

Sabe-se lá ...

Segundo Vilaverde Cabral, "O Governo Sócrates não gosta nada que lhe façam sugestões. O Presidente da República é praticamente a única pessoa que pode fazê-las sem arriscar ser despedido".

Pode não ser despedido. Mas o apoio do PS com que contaria na sua próxima (re)eleição, pode muito bem transformar-se num aceso antagonismo ...
E como a sua vitória nas eleições foi por uma "unha negra", ainda nos podemos arriscar a ter "uma maioria, um governo e um presidente" .... do PS.

Pr'ó ano ...

Para o (final) do próximo ano (que é exactamente o ano "antes" do das eleições...) vamos estar todos muito mais seguros: O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, anunciou hoje no Porto a admissão durante o próximo ano de mil agentes para a Polícia de Segurança Pública (PSP) e de 1200 militares pela Guarda Nacional Republicana (GNR).

Até lá, valham-nos as eleições e esperar a sorte de não sermos assaltados ...

O grande jogo

Qual Sporting, qual Benfica ... O que importa é a Assembleia Geral do BCP ...!!!
(Porque é que a televisão não a transmite em directo?)

Aniversários

A Ponte Salazar faz hoje 41 anos.

A ponte 25 de Abril é mais nova: só tem 33 anos ...

Conservadorismo ...

domingo, 5 de agosto de 2007
A Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP/PSP) a propósito das comemorações dos 140 anos do Comando Metropolitano da PSP-Porto, que se celebra amanhã, lamenta o "conservadorismo" da opção de incluir no programa "a tradicional formatura típica das estruturas militares,.
.
E têm toda a razão !!!
Era muito mais gira uma coisa assim ...

Que saudades de antigamente ...

Perante as acusaçõs de espionagam imputada à MacLaren e às cenas nas boxes entre Alonso e Hamilton, não se consegue evitar que nos venham à ideia os tempos da Fórmula 1 de Pedro Rodriguez, Jackie Ickx, Jackie Stuart, Emerson Fittipaldi.

Que saudades de um tempo em que as máquinas não tinham, durante a corrida, qualquer ligação electrónica com as boxes e os pilotos se limitavam a ver as indicações na placa de informação quando passavam na linha da meta ...

Nunca ninguém disse uma verdade tão grande ...

sábado, 4 de agosto de 2007
O erro está no salário do Primeiro-Ministro

Director-geral dos Impostos ao terminar o seu mandato

De Vossa Excelência dedicado servidor ...

Agora os senhores jornalista que tornem a dizer mal do professor Cavaco ...

O que é preciso é compreender...


Dalila Rodrigues, que foi afastada da direcção do Museu Nacional de Arte Antiga, afirmou hoje compreender a demarcação de 16 dos seus colegas em relação às suas posições, afirmando que "terão os seus lugares em concurso muito brevemente".

Mas quem é que se terá lembrado de "sugerir" a estes "artistas" para manifestarem "a sua opinião" sobre a matéria?
O que têm eles a ver com as decisões do director do IMC? Ou o director do IMC precisa de claque?
Ou será que só não são toleradas posições discordantes (ainda que fundadas) mas são bem vindas posições de apoio, ainda que despropositadas e a revelar alguma falta de dignidade?
O que é que ganham, relativamente às suas próprias funções e aos seus museus, os directores que decidiram sujeitar-se a manifestar a sua demarcação da directora demitida?

Nada como nada saber ...

José Sócrates não sabia do afastamento de Dalila Rodrigues da direcção do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA).

É precisamente para os trabalhos mais "chatos" (digamos assim) é que existem ministros e os demais servidores (do Estado) ...

Ao balcão da Pharmácia


Antigamente existiam à direita instituições, como a Igreja (e, de certa maneira, a Universidade) e forças sociais como o alto funcionalismo e as "notabilidades" da província e das profissões liberais, que nunca permitiriam a ascenção de Meneses. Mas na tábua rasa em que a sociedade portuguesa se tornou é bom não contar excessivamente com elas.

Vasco Pulido Valente
hoje, no Público.

Tout court !

Absurdo? Pior: sinal da fúria regualdora de um ministro que tomou o freio nos dentes.

José Manuel Fernandes,
editorial do Público de hoje

Uma verdadeira mina ...!!!

A Polícia Municipal (PM) de Lisboa apanha diariamente em excesso de velocidade dez vezes mais condutores que o Comando Metropolitano de Lisboa, com uma área de jurisdição muito maior.

As infracções registadas pelos radares da PM representam para os cofres do Estado - leia-se câmara municipal - a entrada de 4 milhões de euros.

Se o novo presidente da edilidade tiver a ideia brilhante de baixar (ainda) mais os limites de velocidade, conseguirá decerto ainda maior receita. No limite, se baixar o limite de velocidade para 0 km/h, então é que vão ser receitas a sério. As dívidas da câmara acabam-se logo num instantinho ..

O silêncio de ouro

sexta-feira, 3 de agosto de 2007
Segundo Bairrão Oleiros, director do IMC, afirmou que “ninguém impôs silêncio”à dra. Dalila Rodrigues: “A dra. Dalila Rodrigues não esteve exactamente calada ao longo dos últimos meses, nunca foi proibida de falar”.

Ah, pois não! Ela até que falou ...!!! Falou ... "quilhou-se" ...!!!

E só se quilhou porque não esteve calada.
Se tivesse estado caladinha (mesmo que não a tivessem mandado calar) e pensasse (muito) baixinho e (muito) pouco, talvez (de certeza) que ainda hoje estivesse directora do MNAA ...!!!

E pur si muove!

Cavaco Silva remete o decreto nº 130/X para uma nova apreciação dos deputados da Assembleia da República e propõe que sejam revistas as matérias relacionadas com as condições da quebra do sigilo profissional dos jornalistas, os pressupostos da revelação das suas fontes e o regime sancionatório aplicado aos profissionais do sector.

Eh raio ...!!! O homem ainda mexe ...!!!

Acabou-se

O Governo enviou esta sexta-feira para a SIDES e para a Independente o despacho final que determina o encerramento compulsivo desta universidade até 31 de Outubro de 2007, para garantir «a qualidade e credibilidade do ensino superior português».

Na verdade, aqueles diplomas ao domingo eram pouco credíveis e de duvidosa qualidade ...

Possível contratação

É do interesse da Fórmula 1 que a denúncia seja incentivada, e não desencorajada, sustenta Ron Dennis, patrão da MacLaren.

O nosso governo estuda agora a possibilidade de vir a contratar Dennis como consultor ... para a área do desporto automóvel ... (hummm, o que é que estavam a pensar ...???)

Até dói ...!!!

A PT Comunicações foi multada em 38 milhões de euros pela Autoridade da Concorrência, a maior coima alguma vez aplicada e a primeira condenação por abuso de posição dominante em Portugal. Este valor representa pouco menos de 2% do volume de negócios da empresa, mas, de acordo com a lei, poderia ter ido até aos 10%.

Mais uma contribuição para atenuar o défice orçamental ...

Vira d'eira

Paulatina mas obstinadamente o governo/PS vai-se apoderando de todos os lugares de relevo ou poder no Estado, ou dele dependentes, tirando quem lá está, se não é dócil e obediente e lhe faz frente, colocando lá os seus próceres e servidores.

Quando o PS "cair do cavalo do poder" - que há-de cair, mais tarde ou mais cedo - a máquina do Estado vai estar exameada destes especimens, que logo vão começar a "morder" ou a "lamber as botas" - qualquer das opções coisas nada recomendáveis ...

Mas quem vier vai ter uma trabalheira do diabos a "varrer" esta gente toda...
Vão ser "choros e ranger de dentes", vão ser acusações de "perseguição" de "oportunismo", de "saneamento" de "atentado à competência" de "colocação de amigos", vá-se lá saber que mais - e, então, tudo coisas novas e nunca antes vistas ...

Não obstante todos estes escolhos, que a limpeza vai ser absolutamente indispensável, lá isso vai ... Por uma mera razão: higiene e salubridade públicas ...

Sair de um buraco para cair noutro ...


O ex-benfiquista Simão realizou hoje uma estreia em bom plano ao serviço dos espanhóis do Atlético de Madrid, mas foi incapaz de evitar o desaire face ao Ajax (0-2)

Quer queiras quer não hás-de ser bombeiro voluntário ...

Comunicado do Conselho de Ministros de 2 de Agosto de 2007

O Conselho de Ministros, reunido hoje na Presidência do Conselho de Ministros, aprovou os seguintes diplomas

...

3. Decreto-Lei que estabelece os princípios do sistema de regulação de acesso ao exercício de profissões e regula as estruturas responsáveis pela sua preparação, acompanhamento e avaliação

Este Decreto-Lei, aprovado na generalidade para consultas, visa estabelecer os princípios do Sistema de Regulação de Acesso a Profissões que, por razões de interesse colectivo ou por motivos inerentes à capacidade do trabalhador, obrigam a restringir o princípio constitucional da liberdade de escolha de profissão, regulando as estruturas responsáveis pela sua preparação, acompanhamento e avaliação.

Este Sistema de Regulação de Acesso a Profissões parte, assim, do princípio constitucional da liberdade de escolha de profissão, que apenas pode ser restringido, mediante legislação, na medida do necessário para salvaguardar o interesse colectivo ou por razões inerentes à própria capacidade das pessoas.
Para o desenvolvimento deste novo sistema, é criada a Comissão de Regulação do Acesso a Profissões que intervém na fase de preparação da legislação e cuja composição acolhe a participação técnica das áreas governamentais responsáveis pelos sectores de actividade mais relevantes para as profissões a regulamentar, bem como a ponderação de interesses representados pelos parceiros sociais.


O diploma vem determinar, ainda, que nas leis reguladoras do acesso e do exercício das profissões devem ser tidos e conta aspectos essenciais, partindo da identificação do interesse colectivo ou das razões inerentes à própria capacidade que fundamentam a restrição à liberdade de escolha da profissão, indicando os requisitos específicos necessários, regulando o modo de verificação dos mesmos, bem como a entidade pública competente para emitir o título profissional e a validade do mesmo, a fiscalização do cumprimento do regime e, no caso de profissão já anteriormente regulamentada, o correspondente regime transitório.

***

Num estado dirigista e controlador, vão facilmente aparecer uma obscura razão de interesse colectivo ou impensáveis motivos inerentes à capacidade do trabalhador para justificar que o Estado vede o acesso à profissão escolhida por cada um, restingindo o princípio constitucional de liberdade de escolha ...

Será que isto é admissível?
Será isto constitucional?
Será isto prenúncio de outros prenúncios?
Ninguém diz nada?

Passamento

Ao que parece, morreu o homem responsável pela violência indescritível e impiedosos massacres de portugueses, inocentes e desprevenidos, no norte de Angola, em 1961.

Representação e representações

quinta-feira, 2 de agosto de 2007
Estiveram presentes na cerimónia de tomada de posse do executivo municipal, saído das eleições intercalares de 15 de Julho, o ministro que sucedeu a António Costa na Administração Interna, Rui Pereira, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, o ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, o ministro do Ambiente, Nunes correia, o ministro da Economia, Manuel Pinho, o ministro do Trabalho, Vieira da Silva, e o ministro da Saúde, Correia de Campos.
O Governo de José Sócrates esteve igualmente representado por mais de uma dezena de secretários de Estado.


Por falar nisso: quem foi o gajo que o governo mandou à posse do presidente do governo regional da Madeira ...???

Em vigília


Um grupo de pessoas de vários sectores agendou para as 19h00 de hoje uma vigília de apoio à directora do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), Dalila Rodrigues
.
A Pharmacia de serviço associa-se também a esta manifestação cívica.

Who next?

1. Paolo Pinamonti

2. Dalila Rodrigues

3. ... ???

O acordo é bom, é bom, é bom é - diz o avô e diz o BE ...

Segundo o vereador do bloco Sá Fernandes o acordo [com o PS na câmara de Lisboa] é bom

A dignidade fica sempre bem ...

A vereadora eleita pelo movimento Cidadãos por Lisboa Helena Roseta revelou hoje que recusou juntar-se à aliança pós-eleitoral firmada entre o PS e o Bloco de Esquerda na Câmara Municipal de Lisboa

A Senhora Directora não serve mesmo para Directora: é muito distraída ...

"Estou surpreendida porque nunca me foi feito nenhum reparo por parte da tutela sobre a forma como dirigi o museu. Recebi sempre elogios", disse Dalila Rodrigues, poucas depois de lhe ter sido comunicada a não renovação da comissão de serviço pelo director do Instituto dos Museus e Conservação (IMC), Manuel Bairrão Oleiro.

A directora do Museu Nacional de Arte Antiga considerou "inacreditável" ter sido "penalizada por discordar publicamente do modelo de gestão" dos museus nacionais.

Curioso ... Devem ter-se esquecido ...

Segundo a Procuradoria, no decurso do inquérito — dirigido pela procuradora-geral adjunta Maria Cândida Almeida — "foram determinadas e realizadas 29 diligências, das quais 27 inquirições, duas buscas e recolha de variada documentação proveniente da Câmara Municipal da Covilhã, Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Direcção-Geral do Ensino Superior, Inspecção-Geral do Ensino Superior e Ordem dos Engenheiros".

Então foram a tanto lado e não foram à Universidade Independente? É que, ao que consta nos jornais, o homem ter-se-á licenciado lá ...

Uma grande descoberta científica ...

quarta-feira, 1 de agosto de 2007
A Procuradoria-Geral da República arquivou o inquérito sobre a licenciatura em Engenharia do primeiro-ministro, José Sócrates, na Universidade Independente, considerando que da análise aos elementos de prova recolhidos não se verificou a prática de crime de falsificação de documento.

Da análise conjugada de todos os elementos de prova carreados para os autos, resultou não se ter verificado a prática do crime de falsificação de documento autêntico (...), na modalidade de falsidade de documento, ou de crime de uso de documento autêntico falso, envolvendo a licenciatura em Engenharia Civil de José Sócrates

Fica assim demonstrada a "geração expontânea" de documentos "autênticos" ...

Pois é ... como pensava pela própria cabeça ...


A directora do Museu Nacional de Arte Antiga, Dalila Rodrigues, foi hoje afastada do cargo e será substituída pelo actual director do Museu Nacional do Azulejo, Paulo Henriques

Está feito ... Este já cá canta ...!!!

José Sá Fernandes, eleito para a câmara de Lisboa pela candidatura "Lisboa é Gente", apoiada pelo Bloco de Esquerda, vai ficar responsável pelo pelouro do Ambiente, que gere espaços verdes, jardins e cemitérios

Por um de dois motivos: estar "chocha" ou ter-se "passado" ...

A jornalista Márcia Rodrigues, para entrevistar Mohammad Taheri, embaixador do Irão, "vestiu-se a rigor", com um véu.

A jornalista da RTP não foi obrigada a usar tal indumentária para poder realizar a entrevista. Segundo fonte da embaixada do Irão em Lisboa, não foram dadas quaisquer indicações à jornalista sobre a forma como ela deveria vestir-se.

Fica então por perceber o motivo que levou Márcia Rodrigues a optar por vestir um véu, roupa escura e luvas pretas para realizar esta entrevista

Depois da libertação das enfermeiras húngaras, mais um sucesso da presidência portuguesa da UE ...

A taxa de desemprego na região da zona euro manteve-se estabilizada em Junho com Portugal a posicionar-se com o sexto valor mais elevado no conjunto da União Europeia, onde a estatística mostra decréscimo de uma décima, para os 6,9%

Comunicado


O Homem Invisível toma posse do cargo de Director Geral dos Impostos no dia 27 de Setembro.

Revisão do Código Penal ...

Ficou a saber-se que chamar "filho da puta" a alguém não se trata de um insulto soez e de uma difamação mas de algo que pode enquadrar-se no âmbito da crítica política, como uma forma de liberdade de expressão.

Ao que alguém é capaz de chegar quando lhe desmascaram os métodos ...

Inadmissibilidades ...

1. O primeiro-ministro considerou, na quarta-feira, «inadmissível» a resistência demonstrada pelo Governo Regional da Madeira à aplicação da Lei do Aborto, legislação que José Sócrates entende dever aplicar-se a todo o país


2. É inadmissível que o primeiro-ministro ainda não tenha reunido com o presidente do Governo Regional [da Madeira, entenda-se ...]


3. O Governo Regional dos Açores "recusa-se a pagar para arrancar vinhas e não vai seguir a política da União Europeia (UE) nesse domínio Perdão. Aqui já se trata de uma situação perfeitamente admissível ...

Já que estamos nesse pé ...


A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, defendeu hoje no Parlamento a actuação da directora regional do Norte Margarida Moreira e do director de serviço que denunciou o professor Fernando Charrua, alegando que ambos "cumpriram o seu dever".